Reflexões sobre a pós-graduação em Serviço Social no Brasil através do perfil dos docentes

AutorMaria Lúcia Teixeira Garcia - Vera Maria Ribeiro Nogueira
CargoUniversidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Páginas145-154
145
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 145-154, maio/ago. 2017 ISSN 1982-0259
Reflexões sobre a pós-graduação em Serviço Social
no Brasil através do perfil dos docentes
Maria Lúcia Teixeira Garcia
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Reflexões sobre a pós-graduação em Serviço Social no Brasil através do perfil dos docentes
Resumo: Este artigo aborda questões relacionadas ao corpo docente dos programas de Pós-graduação em Serviço Social no Brasil.
Inicialmente traça uma retrospectiva da Pós-graduação no país e descreve a constituição da área do Serviço Social em três momentos: o
período inicial, entre as décadas de 1970 e1980; o período de expansão, entre 1990 e 2005; e o período atual, entre 2006 e 2016. Indica
os impasses vivenciados pelos primeiros programas em relação à insuficiência de doutores. A seguir, apresenta o perfil atual dos
professores que integram os programas da área do Serviço Social. Os dados foram obtidos junto a CAPES, Geocapes e relatórios de
programas, e analisados através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. Concluindo, evidencia a tendência crescente de
qualificação e expansão do número de docentes marcadamente após o ano 2000. Destaca-se o crescimento dos cursos de doutorado,
entretanto, a relação percentual entre docente e discente não sofreu alterações significativas.
Palavras-chave: Serviço Social. Ensino Superior. Programas de pós-graduação. Perfil docente.
Recebido em 13.11.2016. Aprovado em 23.02.2017.
ARTIGO TEMÁTICO: PÓS-GRADUAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL
Vera Maria Ribeiro Nogueira
Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p145

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT