Relationship influences of macroeconomic indicators in the entrepreneurship risk propensity/ Relacoes de influencia de indicadores macroeconomicos na propensao ao risco de empreender.

AutorMota, Marcio de Oliveira
CargoEmpreendorismo

Introducao

A atividade empreendedora e atualmente reconhecida como um importante componente do desenvolvimento economico e social dos paises. Epor meio dela que novos produtos eprocessos sao desenvolvidos, o que promove o aumento da competitividade e o aumento da eficiencia economica (Barros & Pereira, 2008; Global Entrepreneurship Research Association, 2015; Hafer, 2013; Holcombe, 1998; Porter, 1992; Schumpeter, 1961).

Da mesma forma, pode-se afirmar que a relacao contraria tambem existe. Hindle (2010), por exemplo, expoe que o contexto em que o empreendedor esta inserido e capaz de influenciar a atividade empreendedora, pois o ambiente social e economico tambem influencia a capacidade e o processo de empreender.

Para entender o contexto macroeconomico no qual se insere a atividade empreendedora de um pais, mister se faz o conhecimento de indicadores amplamente usados para avaliar seu desenvolvimento, com destaque para: o PIB per capita, o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o nivel de desemprego (Barros & Pereira, 2008; Nassif, Ghobril & Amaral, 2009; PNUD, 2016; R0ed & Skogstrom, 2014).

O PIB per capita e um indicador comum para mensurar o desempenho de uma nacao sob o vies exclusivamente economico. De acordo com o PNUD (2016), o IDH mede o progresso do desenvolvimento humano sob a perspectiva de longo prazo por meio de tres dimensoes basicas: renda, educacao e saude, o que oferece um contraponto ao PIB per capita por dar uma perspectiva social.

No caso no nivel de desemprego, embora seja normalmente associado a tempos de crise, tambem pode ser uma consequencia do crescimento economico endogeno de um pais, um custo a ser pago por mudancas estruturais positivas, como a introducao de tecnologias e melhorias de processos (Aghion & Howitt, 1994; Mortensen, 2005; Zagler, 2009). Alem disso, ao mesmo tempo em que pode ser uma experiencia bastante destrutiva para uma pessoa, o desemprego pode tambem se tornar um gatilho para o empreendedorismo (Nassif et al., 2009; R0ed & Skogstrom, 2014), aspecto a ser explanado em detalhes mais adiante.

Ressalta-se que, alem dos aspectos macroeconomicos, atributos da figura do empreendedor sao tambem importantes para avaliar as relacoes existentes entre o contexto socioeconomico de um pais e o empreendedorismo e contribuem para a decisao do individuo de empreender. Dentre esses atributos, cita-se o medo de falhar, a percepcao de oportunidades e a taxa de empreendedorismo em estagio inicial (TEA), que se relacionam com a percepcao do risco de empreender (Bigones & Dubose, 1992; Global Entrepreneurship Research Association, 2014; Sarffati, 2013; Zhao, Seibert & Lumpkin, 2010) que e associado as intencoes empreendedoras (Das & Teng, 2001; Zhao et al., 2010). Com relacao aos tres atributos apresentados, os mesmos sao divulgados anualmente pelo relatorio Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que analisa, inclusive, suas correlacoes em varios paises. Esse relatorio e um trabalho internacional sobre empreendedorismo e dispoe de dados relevantes para o estudo do tema global e comparativamente entre os paises.

Assume-se, portanto, que os indicadores macroeconomicos de um pais e atributos do empreendedor podem relacionar-se de tal forma que influenciem a propensao ao risco de empreender de uma nacao, o que torna interessante um estudo que estabeleca as inter-relacoes entre essas variaveis, bem como suas influencias e direcoes. Principalmente quando se desconhece que ainda nao ha um trabalho que congregue todas as conexoes pressupostas entre as variaveis macroeconomicas e as variaveis relacionadas ao empreendedorismo apresentadas neste estudo.

Este ensaio tem como objetivo levantar pressupostos teoricos sobre o relacionamento entre variaveis socioeconomicas (PIB per capita, Indice de Desenvolvimento Humano [IDH] e taxa de desemprego); variaveis de capacidade empreendedora (Taxa de Empreendedorismo em Fase Inicial [TEA], capacidade de percepcao de oportunidades e medo de falhar ao empreender) e a propensao ao risco de empreender de uma nacao.

Este estudo e relevante porque, embora exista um grande numero de trabalhos sobre o empreendedorismo e o que o influencia, nao se encontram trabalhos que facam uma analise multifacetada sobre como diversos fatores relacionados ao ambiente socioeconomico, medo de falhar, a percepcao de oportunidades e ao nivel de empreendedorismo influenciam na propensao ao risco para empreender, especialmente em uma abordagem transnacional, o que contribuira para esse campo teorico na academia. Alem disso, tendo em vista a importancia da atividade empreendedora para o desenvolvimento de um pais, entender como se dao as relacoes de influencia na formacao da propensao ao risco de empreender pode contribuir positivamente para a construcao de politicas que visem ao fortalecimento do empreendedorismo.

As secoes seguintes apresentarao o referencial teorico necessario para o pleno entendimento do estudo, a metodologia usada no trabalho, bem como as discussoes e considerares que buscarao encontrar bases teoricas para confirmar os pressupostos levantados neste estudo.

Influencias de indicadores macroeconomicos no empreendedorismo

A partir do consenso existente sobre a relacao entre empreendedorismo e economia de um pais, estudos foram feitos com o objetivo de entender melhor tal relacao, bem como de identificar e analisar as nuances e outras relacoes entre indicadores macroeconomicos e o empreendedorismo em si (Barros & Pereira, 2008; Global Entrepreneurship Research Association, 2015; Hafer, 2013; Holcombe, 1998; Porter, 1992; Schumpeter, 1961).

Estudos como os de Tang e Koveos (2004) e de Barros e Pereira (2008) indicam que ha relacao entre o crescimento economico um pais e o elevado nivel de empreendedorismo. Para ilustrar essa situacao, Barros e Pereira (2008, p. 990) metaforizaram: "Numa versao brasileira, diriamos que o tratamento da teoria economica, que considera a firma sem o empreendedor, equivale a discutir dom Casmurro sem falar no Bentinho ou na Capitu", protagonistas da historia.

A falta de protagonismo do empreendedor nas teorias de crescimento economico, todavia, nao inibiu trabalhos como o de Van Stel, Carree e Thurik (2005), que relacionaram essas variaveis em um estudo multicultural. Os autores apontaram que o crescimento economico e direta e positivamente relacionado com o empreendedorismo somente nos paises desenvolvidos; enquanto que, nos paises mais pobres, a relacao e direta e inversa. Isso se deve ao fato de que nos paises desenvolvidos empreende-se mais por oportunidade, enquanto nos paises mais pobres empreende-se por necessidade, ou seja, a intencao empreendedora, nesse ultimo caso, provem das dificuldades economicas que os individuos passam e nao por uma identificacao de oportunidade (Van Stel et al., 2005; Barros & Pereira, 2008).

Por outro lado, Bratu, Cornesou e Druica (2009) sao mais generalistas e afirmam que o empreendedorismo por oportunidade e direta e positivamente relacionado com o desenvolvimento economico de um pais, mas o empreendedorismo por necessidade tem relacao nula, sem influencia alguma. Holtz-Eakin e Kao (2003) e Luetkenhorst (2004) apontam, por sua vez, uma correlacao positiva entre a incidencia da atividade empreendedora e o crescimento da economia, independentemente do tipo de empreendedorismo.

Em outra abordagem, Holcombe (1998) afirma que o empreendedorismo, uma vez incluido no modelo de crescimento neoclassico padrao, completa o processo pelo qual os fatores de producao interagem para o crescimento economico, o que fortalece a ideia do empreendedorismo com um fator de base.

De acordo com Barros e Pereira (2008), o PIB e o emprego sao variaveis importantes que sao afetadas diretamente pela quantidade de novos negocios. Alto nivel de desemprego ate contribui para o aumento do empreendedorismo por necessidade, o qual e corroborado nos trabalhos de Van Stel et al. (2005) e Bratu et al. (2009), embora essa relacao nao seja relevante e positiva no crescimento economico de um pais.

Por um longo tempo, o Produto Interno Bruto (PIB) foi o indicador mais amplamente usado para medir o crescimento economico de uma nacao e de desenvolvimento nacional (Jandhyala, 1992), tambem usado mais recentemente nos trabalhos de Fontenele (2010), Barros e Pereira (2008) e Van Stel et al. (2005). Porem, devido ao seu vies fortemente economico, Rocha (2014) preferiu usar o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) para avaliar o desenvolvimento de um pais, pois o ciclo economico ocasionado pelo empreendedorismo gera tanto o crescimento economico como social das nacoes.

O IDH e um indice que afere a media de metas alcancadas pelo pais nas dimensoes vida longa e saudavel, mensurada por meio da esperanca de vida a nascenca, acesso a educacao (medido por meio da alfabetizacao entre os adultos e a escolarizacao bruta, combinada nos niveis de ensino primario, secundario e superior) e as condicoes de vida digna, medidas pelo PIB per capita em poder de paridade de compra (PPC) em dolares americanos (PPC US$) (PNUD, 2016; Souza & Lopez Junior, 2011).

Com relacao ao emprego, que tambem e uma variavel afetada pela quantidade de novos negocios (Barros & Pereira, 2008), sabe-se que a evidencia empirica que liga o desemprego ao empreendedorismo e ambigua, pois enquanto estudos revelam que maior desemprego fomenta a atividade empresarial, outros evidenciam que o desemprego pode reduzir a taxa de atividade empreendedora (Baptista & Thurik, 2007).

Tanto uma economia forte quanto uma fragil proporcionam um cenario empreendedor, na medida em que a desaceleracao economica ocasiona altas taxas de desemprego, o que leva a demanda por opcoes de renda, e.g. empreender. Ressalta-se, ainda, que a solidez economica de um pais pode estimular os empreendimentos iniciados por oportunidade (Nogami & Machado, 2014; Nogami, Medeiros & Faia, 2014).

Entretanto, nao se pode isolar a baixa taxa de criacao de empresas dos baixos niveis de crescimento economico, pois o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT