A relevância da pesquisa para o servic¸o social: conquistas e desafios permanentes das Diretrizes Curriculares

AutorRayane Noronha Oliveira, Tássia Monte Santos
Páginas63-71
63DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p63
R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 63-71, jan./abr. 2020 ISSN 1982-0259
A relevância da pesquisa para o Serviço Social:
conquistas e desafios permanentes das Diretrizes
Curriculares
Rayane Noronha Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-1987-7959
Recebido em 30.06.2019. Aprovado em 17.09.2019. Revisado em 12.11.2019.
DOI:"http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p263
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO POFISSIONAL E
TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS
A relevância da pesquisa para o Serviço Social: conquistas e desafios permanentes das Diretrizes
Curriculares
Resumo: Este artigo objetiva elencar alguns subsídios para o diálogo da pesquisa na formação do/a assistente social, no âmbito
acadêmico, a partir do que preconizam as Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (1996). Para tanto, realizamos uma pesquisa
bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, analisando as legislações que regulam a profissão em relação à pesquisa e demais
produções científicas pertinentes, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. Concluímos que, diante dos atuais desafios
relacionados à expansão das correntes contra-hegemônicas no serviço social e da expansão do Ensino a Distância, a profissão precisa
voltar a colocar-se na agenda das suas próprias pesquisas, isto é, ser objeto das investigações realizadas pela comunidade de pesquisadores
da área. Uma nova pesquisa sobre a implementação das Diretrizes Curriculares, por exemplo, poderia abrir possibilidades de um novo
debate nacional.
Palavras-chave: Pesquisa. Diretrizes Curriculares. Serviço Social.
The relevance of research for Social Work: Permanent achievements and challenges of Curriculum
Guidelines
Abstract: This article offers subsidies to support the dialogue regarding research about the social workers academic education, based
on the document Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (1996) (General Guidelines for Social Work Programs). A qualitative
bibliographic and documentary research was conducted to analyze the laws that regulate the profession regarding research and other
relevant scientific productions, from the perspective of historical-dialectical materialism. The results show that, given the current
challenges related to the expansion of counter-hegemonic currents in social work and the expansion of Distance Education, the
profession needs to resume the agenda of researching the profession of social work itself. Thus, the analysis encourages the community
of researchers in the field to consider social work as an object of study. Finally, the article suggests the development of new research on
the implementation of the curriculum guidelines, for example, as a way to instigate a national debate on the subject.
Keywords: Research. Curriculum Guidelines. Social Work.
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1
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Natal,
RN, Brasil
2
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Natal, RN, Brasil
Tássia Monte Santos
https://orcid.org/0000-0003-2096-7975

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