Resposta aos quesitos

AutorJosé Fiker
Ocupação do AutorDoutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas67-68

Page 67

O perito, ao responder os quesitos, deve procurar esclarecer de maneira objetiva, isto é, não fundado em simples suposições ou probabilidades, mas com base nos atos e fatos examinados e estudados. Deve evitar expressões do tipo: “A opinião do perito é ...”, “Eu acho que...”, ou expressões vagas do tipo “é muito...”, “é pouco...”.

As respostas devem ser exaustivas, isto é, devem abranger a totalidade de que se perguntou, conforme mostrado ao longo deste trabalho. Devem ser concisas, ou seja, dizer com poucas palavras tudo quanto se sabe a respeito do assunto, o que significa ter poder de síntese. A concisão é uma virtude, pois economiza o tempo do juiz, tornando as respostas mais claras e mais objetivas. Por outro lado, o laconismo é um defeito que consiste em não expor tudo quanto se sabe e que poderia contribuir para uma visão mais abrangente por parte do juiz, aumentando-lhe a certeza no momento do julgamento. Respostas monossilábicas como “sim” ou “não” devem ser evitadas.

É melhor responder de pronto os quesitos que podem ser respondidos com poucas palavras:

Pergunta: “– Qual a indenização a ser paga?”

Page 68

Resposta: “– R$ 200.000,00, conforme item 2 do laudo.”

Ao contrário, respostas que exigem descrições, por exemplo, e que já constam no laudo, é melhor remeter ao item correspondente:

Quesito: “– Queiram os senhores peritos descrever o imóvel.”

Resposta: “– Vide item 2. Descrição do Imóvel no corpo deste laudo.”

É preciso também cuidado para manter a linguagem em nível adequado. Não empregar metáforas que conduzam ao nível coloquial...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT