Rodrigo Garcia filia-se ao PSDB na sexta e isola Alckmin, que estuda deixar o partido

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, deixará o DEM para se filiar ao PSDB nesta sexta-feira e tentar concorrer ao cargo do governador João Doria em 2022. O movimento foi articulada pelo próprio Doria e isola ainda mais o ex-governador Geraldo Alckmin, que estuda deixar o PSDB para disputar a eleição.

Um dia antes da filiação, está previsto um encontro de Garcia com dirigentes e vereadores do PSDB para selar a entrada no partido, segundo o presidente do diretório municipal da legenda, Fernando Alfredo.

O PSDB espera que a migração de Garcia leve também prefeitos e lideranças do DEM para a sigla. Em 2018, o DEM foi o segundo partido que mais elegeu prefeituras no Estado de São Paulo, 68, só atrás do próprio PSDB, que elegeu 172.

Com a filiação de Garcia, Doria estuda deixar o governo paulista no início do próximo ano para o vice-governador. O tucano pretende concorrer à Presidência da República se tiver apoio do PSDB.

A articulação feita por Doria para levar Garcia ao PSDB tem gerado críticas tanto de tucanos como de lideranças nacionais do DEM.

No PSDB, lideranças do partido e prefeitos ligados a Alckmin pretendiam lançar o ex-governador para concorrer mais uma vez ao governo paulista em 2022. Tucanos próximos a Alckmin reclamam da entrada de um nome novo no partido para ser candidato, sem história dentro da legenda, e ressaltam a liderança do ex-governador nas pesquisas de intenção de voto, como a divulgada pela XP/Ipespe no início de abril.

Alckmin já comandou o Estado por quatro vezes e resiste à ideia de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, como Doria tem defendido. Para concorrer ao Senado, ele teria de negociar com o senador José Serra, que poderá tentar um novo mandato em 2022. Procurado pelo Valor, Alckmin não quis se...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT