Rompimento de barragem lança resíduos de extração de areia no rio paraíba do sul

Jacareí, sp O rompimento de uma barragem em um lago de mineração em Jacareí, São Paulo, afetou o abastecimento de água de 75% da população de São José dos Campos, o equivalente a 500 mil moradores do município do interior paulista. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), um talude da Rolando Comércio de Areia se rompeu na manhã de sexta-feira, lançando resíduos de extração de areia no Rio Paraíba do Sul.

A Sabesp informou que o tratamento da água foi retomado ontem, às 11h, enquanto a distribuição voltou a acontecer às 15h. A previsão é que o fornecimento, interrompido desde o momento do acidente, esteja normalizado até o fim da manhã de hoje.

O acidente aconteceu durante uma operação da mineradora Rolando Comércio de Areia. A empresa, que faz extração e beneficiamento de areia, estava lançando os resíduos em uma lagoa de mineração pertencente à empresa Meia Lua 1. Este lançamento, no entanto, era irregular, segundo a Cetesb, pois a mineradora Meia Lua 1 está com as atividades paralisadas, já que está em processo de renovação de licença. Com o lançamento não autorizado, o nível da lagoa subiu e provocou o rompimento da barragem, que fica entre a lagoa e o rio.

empresa multada

De acordo com a Cetesb, as empresas poderão ser multadas por causa da operação irregular. A companhia afirma que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT