Sales: Uma Marca, Um Sobrenome e Quatro Histórias Empresariais

AutorMaria Tereza Gomes de Almeida Lima - Raquel Teixeira Carvalho - Elisângela Aparecida Longatti Fonseca - Rafaela de Sousa Goddi
CargoInstituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, MG, Brasil - Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, MG, Brasil - Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, MG, Brasil - Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, MG, Brasil
Páginas80-85
80
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.16, n.2, p.80-85, Set. 2015.
LIMA, M.T.G.A. et al.
Maria Tereza Gomes de Almeida Limaa*; Raquel Teixeira Carvalhoa; Elisângela Aparecida Longatti Fonsecaa;
Rafaela de Sousa Goddia
Resumo
O artigo que aqui se congura é fruto do projeto de pesquisa “Dos arquivos orais aos pers de um administrador” desenvolvido por professoras
e alunas do Curso de Administração do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN). Através de entrevistas,
investigamos a trajetória de quatro empresários – os proprietários da rede de Supermercado Sales – e trouxemos ao presente histórias que
estavam esquecidas há mais de 50 anos. Mesmo sabendo que tivemos acesso a resquícios de um passado que foi atualizado no momento da
rememoração, rezemos parte do caminho que quatro irmãos percorreram para transformar uma única mercearia em uma rede de supermercados
com 13 lojas, espalhadas por oito cidades do estado de Minas Gerais. A partir das idas e vindas da memória dos entrevistados, trouxemos ao
presente considerações importantes sobre o papel do administrador contemporâneo, corroborando pesquisas de diversas áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Registro Oral. Memória. Administrador.
Abstract
The following article is the result of the research project “Dos arquivos orais aos pers de um administrador” which was carried out by both
teachers and students of the Management Course at Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN). Through
interviews, we have investigated the background history of four entrepreneurs, the owners of the Sales Supermarket Chain, which allowed us
to register 50 years of forgotten history. Despite the fact that we had access to remote past memories which were brought to life again through
the process, we were able to trace the footsteps the four brothers took and what turned one greengrocer’s into a chain of supermarket with 13
shops located in eight cities in the state of Minas Gerais. From the interviewees’ both vivid and distant memories we have drawn important
considerations for modern managers role play in the market nowadays, a fact which corroborates with other researches carried out in the
management area.
Keywords: Oral Archive. Memory. Administrator.
Sales: Uma Marca, Um Sobrenome e Quatro Histórias Empresariais
Sales: a Brand Name, a Surname and Four Business Histories
a Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, MG, Brasil
*E-mail: mariaterezalima@yahoo.com.br
1 Introdução
O presente artigo, resultado do projeto de pesquisa de
cunho interdisciplinar “Dos arquivos orais aos pers de um
administrador”, foi desenvolvido por duas professoras e duas
alunas do curso de Graduação em Administração do Instituto
de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves -
IPTAN.
Ao investigar a trajetória de sucesso de quatro empresários
do ramo supermercadista do interior de Minas Gerais através
de várias entrevistas, registramos histórias que estavam
esquecidas há mais de 50 anos e rezemos, assim, parte do
caminho que quatro irmãos percorreram para transformar uma
única mercearia, localizada na cidade de Bias Fortes (MG),
em uma rede de supermercados com 13 lojas, espalhadas por
oito cidades do estado de Minas Gerais. Com base na conduta
dos empreendedores, traçamos alguns pers do administrador
contemporâneo.
O exemplo de vida dos entrevistados – os caminhos
que trilharam, as diculdades por que passaram, o sucesso
de algumas decisões e o fracasso de outras –, auxiliou-nos
a reconstruir alguns fragmentos da trajetória prossional
dos empreendedores. Arquivos orais vivos de narrativas
cotidianas do mundo empresarial, a fala dos entrevistados
revelou condutas empresariais valiosas para pesquisas na área
administrativa. Além disso, o ir e vir de histórias esquecidas há
tanto tempo provocaram discussões teóricas sobre memória,
arquivo e autobiograa, desestabilizando e recongurando
conceitos cristalizados dessas áreas do saber.
2 Desenvolvimento
Um lugar, um espaço físico, uma superfície material, pode
funcionar como um importante mecanismo para armazenar
memórias e viabilizar seu retorno ao tempo presente. Pensar
na relação entre lugar e memória é voltar no tempo e dialogar
com procedimentos memorialísticos de uma época bem
distante dos tempos atuais – a Antiguidade.
Simônides de Ceos, poeta da Antiguidade, participou de
um banquete oferecido por um nobre da Tessália chamado
Scopas. Ao se retirar do evento para atender ao chamado de
dois jovens que o esperavam do lado de fora do banquete, o
teto do salão desabou e matou todas as pessoas que lá estavam.
Desgurados com o acidente, os mortos foram “reconhecidos”

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT