Satisfação do Servidor Público no Trabalho: um Estudo de Caso nos Centros de Referência de Assistência Social de Paranavaí

AutorDesiree Louise Hedler - André Luís de Castro
CargoUniversidade Estadual do Paraná, Curso de Administração, PR, Brasil - Fundação Getúlio Vargas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração Pública, PR, Brasil
Páginas192-198
192
UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.16, n.2, p.192-198, Set. 2015.
HEDLER, D.L.; CASTRO, A.L.
Desiree Louise Hedlera; André Luís de Castrob*
Resumo
A satisfação no trabalho é um tema de grande importância no contexto organizacional, uma vez que pode inuenciar no desempenho. A
compreensão da satisfação dos trabalhadores pode fornecer dados para subsidiar ações de gestores, seja de organizações privadas ou públicas,
em relação à política de recursos humanos. Atualmente, a sociedade tem exigido do servidor público resultados mais ecazes e atendimento de
melhor qualidade. Para que isso ocorra é importante que o servidor público tenha satisfação no trabalho, de modo a contribuir para o alcance
dos objetivos da organização e para poder atender melhor aos cidadãos. O presente trabalho teve como objetivo analisar o grau de satisfação
dos servidores públicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Paranavaí localizado no Estado do Paraná.
A pesquisa realizada foi do tipo descritiva e com natureza quantitativa. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário da Escala
de Satisfação no Trabalho – EST, composto por 25 itens divididos em cinco dimensões que levaram os servidores a indicar o grau de satisfação
com os colegas de trabalho, com o salário, chea, natureza do trabalho e promoções. Os resultados obtidos indicam que o maior grau de
satisfação no trabalho por parte dos servidores encontra-se com os colegas de trabalho e o menor grau com o salário.
Palavras-chave: Satisfação no trabalho. EST. CRAS.
Abstract
Job satisfaction is a major issue in the organizational context, as it may inuence job performance. Understanding the satisfaction of workers
will provide data to support programs to managers, whether in private or public organizations, in relation to human resources policy. The
society currently has required of public servants results more effective and better service for citizens. For this to happen it is important that the
public servant has get job satisfaction, in order to contribute to the achievement of organizational goals and to be able to better serving citizens.
This study aimed to analyze the degree of satisfaction of public servants of the Social Assistance Reference Centres (CRAS) of Paranavaí
municipality, in the State of Paraná. The research was descriptive and quantitative. The instrument used for data collection was a questionnaire
of Satisfaction Scale Work – EST, composed of 25 items divided into ve dimensions that led the servers to indicate the degree of satisfaction
with co-workers, with the salary, leadership, nature of work and promotions. The results indicate that the higher degree of job satisfaction by
servers is with co-workers and the lowest grade on the salary.
Keywords: Job satisfaction. EST. CRAS.
Satisfação do Servidor Público no Trabalho: um Estudo de Caso nos Centros de Referência de
Assistência Social de Paranavaí
Civil Servant Job Satisfaction: A Case Study in Social Assistance Reference Centers of
Paranavaí
aUniversidade Estadual do Paraná, Curso de Administração, PR, Brasil
bFundação Getúlio Vargas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração Pública, PR, Brasil
*E-mail: ancastro@gmail.com
1 Introdução
Cada vez mais as organizações valorizam o conhecimento,
por essa razão, os gestores precisam estar cientes de que as
pessoas são o elemento mais importante dos processos
organizacionais. Com o surgimento da abordagem humanística
da administração as organizações procuraram a integração de
suas necessidades com as de seus trabalhadores, interferindo
dessa forma no modo de administrar. De acordo com Robbins
(2002), o estudo do comportamento humano nas organizações
busca investigar o impacto que os indivíduos, os grupos e a
estrutura exercem sobre o comportamento organizacional,
com o objetivo de utilizar este conhecimento para melhorar a
ecácia organizacional.
Dessa maneira, as constantes mudanças organizacionais
exigem a capacidade dos gestores de lidar com os indivíduos
objetivando explorar e desenvolver suas potencialidades
para que resulte em uma maior eciência e produtividade
da organização (SANTOS, 2004). De acordo com Bion
(2004), a satisfação do trabalhador é um dos mais importantes
aspectos capazes de afetar a produtividade da empresa, a
comunicação, e outros fatores, como a saúde do trabalhador.
Portanto, é importante que os administradores conheçam o
nível da satisfação de seus trabalhadores para aumentar as
possibilidades de sucesso da organização.
Toda organização, seja ela pública ou privada, terá
diculdades caso não valorize e procure satisfazer as
necessidades das pessoas que nela trabalham. Dessa forma,
Martins (2010) arma que o serviço público brasileiro
apesar de suas peculiaridades, não cumpre um papel menos
estratégico do que as empresas privadas. Esse tem sido
comumente alvo de várias críticas da sociedade em geral,
sendo visto como oneroso, ineciente e de má qualidade,
sendo atribuída ao servidor público a imagem de estático e
incapaz. Todas essas críticas, juntamente com a estabilidade e
a falta de incentivo ao mérito contribuem para a insatisfação

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT