Segurança do trabalho

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro mecânico
Páginas47-177

Page 47

Como abordado no capítulo I, a segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de risco operacionais. Nos ambientes de trabalho existem inúmeras situações de risco que variam conforme a natureza da atividade, o processo produtivo, as medidas de controle existentes entre outros. Assim, os profissionais da área juntamente com os trabalhadores devem realizar a análise dos fatores de risco existentes nos locais de trabalho da empresa. Neste capítulo, os fatores de risco mais frequentes serão examinados de forma objetiva e à luz das normas de proteção existentes sobre a matéria. Nesse ínterim serão analisados os seguintes temas: segurança em eletricidade, proteção contra incêndio, segurança em vasos sob pressão, segurança em máquinas e equipamentos, transporte, armazenamento de materiais, segurança na construção civil, segurança em mineração, cor e sinalização. Contudo, vale ressaltar que, em razão da complexidade dos fatores de risco e das novas tecnologias que surgem a cada dia, outras situações poderão surgir além daquelas abordadas neste capítulo.

I - Segurança em eletricidade

Os serviços que envolvem eletricidade podem provocar acidentes que, na maioria das vezes, são de natureza grave. Essas atividades são responsáveis por um número elevado de mortes por acidentes de trabalho. Neste tópico abordaremos os principais riscos decorrentes da eletricidade e as medidas preventivas que poderão ser aplicadas com a finalidade de conter esses riscos e, consequentemente, evitar acidentes.

1.1. Riscos em eletricidade

O principal risco que envolve eletricidade é o choque elétrico. Assim, ele será detalhado a seguir.

  1. Conceito de choque elétrico

O choque elétrico ocorre quando uma corrente elétrica (I) passa pelo corpo humano e a diferença de potencial - tensão (V) - é capaz de vencer a resistência elétrica desse corpo.

Page 48

b) Efeitos no organismo - intensidade da corrente elétrica

A gravidade dos efeitos (danos) causados pela passagem de corrente elétrica no corpo humano dependerá da intensidade dessa corrente (I) e do seu percurso. O quadro abaixo mostra os danos provocados pela passagem da corrente no corpo.

Fator importante que influencia na gravidade do choque é o tipo de corrente. Se for uma corrente contínua, por exemplo, sua intensidade deverá ser mais elevada para ser capaz de causar os efeitos citados no quadro acima. Além disso, outro fator que deve ser considerado é o tempo de duração da circulação da corrente pelo corpo, pois a gravidade do choque poderá ser menor se a passagem da corrente elétrica pelo corpo for interrompida.

c) Percurso da corrente elétrica no corpo

O percurso da corrente elétrica pelo corpo também constitui importante fator para determinar a gravidade do choque. Assim, uma corrente de intensidade elevada que circule apenas de uma perna a outra pode causar queimaduras, mas não acarreta lesões mais sérias. No entanto, se a mesma intensidade circular de um braço a outro da vítima, poderá ocorrer parada cardíaca ou paralisação dos músculos do coração.1 As figuras a seguir ilustram diversos percursos da corrente elétrica no corpo.

Page 49

Percurso I

Neste percurso, a corrente elétrica circula pelo coração e pelos órgãos responsáveis pela respiração, podendo ser fatal ou provocar lesão grave.

Percurso II

Neste percurso, a corrente circula de uma perna à outra, podendo provocar apenas queimaduras locais, sem outras lesões mais sérias. No entanto, pode provocar perturbações dos órgãos abdominais e dos músculos.

Page 50

Percurso III

Neste percurso, a corrente entra por uma das mãos e sai pela outra, percorrendo o tórax. É um dos percursos mais perigosos, podendo ser fatal ou causar lesão grave, dependendo da intensidade da corrente elétrica.

Percurso IV

Neste tipo de percurso, o risco de vida é ínfimo, no entanto, o trabalhador poderá sofrer queimaduras e a perda dos dedos.

d) Resistência do corpo humano (R)

A intensidade de corrente que circulará pelo corpo depende muito da resistência deste. O corpo humano possui duas resistências à passagem da

Page 51

corrente elétrica, sendo que a principal delas é a pele ou de contato. A pele apresenta uma resistência que varia de 100.000 a 600.000 ohms quando está seca e não apresenta cortes, sendo que essa variação de valor é em função da sua espessura. Entretanto, se a pele estiver úmida (molhada), a resistência pode reduzir drasticamente a 500 ohms.2 Além da umidade, a espessura da pele, a presença de cortes, o contato com partes mais sensíveis da pele, entre outros fatores, podem contribuir para o valor da resistência de contato.

A segunda resistência oferecida pelo corpo humano é a sua parte interna, constituída de sangue, músculos e demais tecidos. Essa resistência é muito baixa em relação àquela oferecida pela pele ou de contato, medindo normalmente 300 ohms e apresentando um valor máximo de 500 ohms, dependendo do seu percurso pelo corpo.

A passagem de corrente elétrica pelo corpo pode ser expressa pela Lei de Ohm, conforme equação que se segue:

I = V / R

onde:

I = intensidade da corrente em ampère (A)

V = tensão em volts (V)

R = resistência em ohms

Assim, o contato acidental de um trabalhador em um círculo energizado por uma tensão de 110 volts resultará em:

1) Pele seca - R = 100.000 ohms

I = 110 v / 100.000 ohms = 0,0011 A ou 1,1 mA

A circulação dessa intensidade de corrente pelo corpo é imperceptível, conforme pode ser visto no quadro do subitem 1.1, letra b.

2) Pele molhada - R = 1.000 ohms

I = 110 v / 1.000 ohms = 0,11 A ou 110 mA

Conforme pode ser visto no quadro do subitem 1.1, letra b, essa corrente provoca perturbações no ritmo cardíaco com possibilidade de parada respiratória, podendo, portanto, ser fatal.

e) Tempo de duração da passagem da corrente

Quanto maior for o tempo de exposição à corrente, maior será seu efeito no organismo e maiores serão as consequências do choque. Assim, o acidente de maior gravidade normalmente ocorre quando o trabalhador fica preso ao circuito elétrico.

Page 52

1.2. Principais definições da NR-10

Alta Tensão (AT): tensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

Área Classificada: local com potencialidade de ocorrência de atmosfera explosiva.

Aterramento Elétrico Temporário: ligação elétrica efetiva confiável e adequada intencional à terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT