Serviço social e formação permanente: possibilidades de superação de cotidianos de alienação

AutorPriscila Fernanda Gonçalves Cardoso, Terezinha de Fátima Rodrigues, Heloise Helena Pereira Nunes
Páginas72-80
72 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p72
R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 72-80, jan./abr. 2020 ISSN 1982-0259
Serviço social e formação permanente: possibilidades
de superação de cotidianos de alienação
Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso1
https://orcid.org/0000-0002-3524-7623
Terezinha de Fátima Rodrigues2
https://orcid.org/0000-0002-8639-7509
Recebido em 30.06.20019. Aprovado em 17.09.2019. Revisado em 13.11.2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p263
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO POFISSIONAL E
TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS
Serviço social e formação permanente: possibilidades de superação de cotidianos de alienação
Resumo: O presente artigo apresenta a importância da formação permanente para o serviço social como possibilidade de contribuição
para o trabalho profissional numa perspectiva crítica e de afirmação de nosso projeto ético-político. Para tanto, realiza uma discussão
acerca da educação na sociedade de classes e o sentido da formação permanente em uma direção contra-hegemônica aos interesses do
capital, apresentando uma reflexão sobre seu papel numa perspectiva emancipatória. Retoma os princípios da Política de Educação
Permanente do Conjunto Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) (2012),
apontando os desafios e possibilidades presentes na efetivação desta política e na construção de espaços democráticos de formação após
a graduação, ressaltando sua importância, aqui compreendida sob dois aspectos: a necessária suspensão da cotidianidade para o retorno
a esta, de maneira a contribuir criticamente com ações alinhadas ao projeto ético político profissional e, sua potência enquanto estratégia
na manutenção da hegemonia de nosso projeto profissional e de formação.
Palavras-chave: Educação. Formação Permanente. Serviço Social. Projeto Ético-político.
Social work and ongoing training: possibilities of overcoming alienating routines
Abstract: This article presents the importance of ongoing training for social workers as a possibility of contributing to professional
work from a critical perspective and affirmation of a specific ethical-political project. The study discusses education in class society and
the meaning of ongoing education in a counter-hegemonic direction to the interests of capital, presenting a reflection on the education’s
role in an emancipatory way. The article resumes the principles of the Ongoing Education Policy of the Federal Council of Social Work
(CFESS) of Regional Councils of Social Service (CRESS) (2012). Also, it points out the challenges and opportunities in the implementation
of this policy and construction of democratic spaces of graduate qualifications, emphasizing the importance of ongoing training
regarding two aspects. The first is the necessary suspension of the life routine, so one can contribute to the daily life, when returning,
through actions aligned with a professional political, ethical project. Second, the potential for ongoing training as a strategy to maintain
the hegemony of a professional and education project.
Keywords: Education. Ongoing Training. Social Service. Ethical-Political Project.
© O(s) Autor(es). 2020 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
1Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Programa de Pós Graduação em Serviço Social
e Políticas Sociais, Santos, SP, Brasil
2 Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Programa de Pós-graduação em Serviço Social
e Políticas Sociais, Santos, SP, Brasil
3Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, Santos, SP, Brasil
Heloise Helena Pereira Nunes3
https://orcid.org/0000-0002-7269-3892

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT