O Serviço Social nas empresas frente às tecnologias da informação e comunicação

AutorMonica de Jesus Cesar
CargoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Serviço Social, Departamento de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Páginas104-113
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82307
104
R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 104-113, jan./abr. 2022 ISSN 1982-0259
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMA ÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONDIÇÕES DE VIDA
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E
CONDIÇÕES DE VIDA
O Serviço Social nas empresas frente às tecnologias da
informação e comunicação
Monica de Jesus Cesar1
https://orcid.org/0000-0002-3395-5087
1Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Serviço Social, Departamento de Fundamentos Teórico-Práticos
do Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
O Serviço Social nas empresas frente às tecnologias da informação e comunicação
Resumo: Este artigo tem como objeto o trabalho do assistente social nas empresas, tendo em vista as transformações operadas
pela reestruturação da produção e dos processos de trabalho com a adoção de inovações organizacionais e tecnológicas. Com
base na revisão da literatura e no conhecimento obtido através de experiências profissionais, sistematizações e investigações,
as inferências assinalam que as mudanças nas empresas, em particular, com a expansão das tecnologias da informação e
comunicação, conferem outra feição ao trabalho do assistente social, bem como modificam os requisitos do perfil profissional
e as condições de trabalho.
Palavras-chave: Serviço Social; Empresas; Tecnologias da Informação e Comunicação.
Social Work in companies facing information and communication technologies
Abstract: This article has as its object the work of the social worker in companies, in view of the transformations brought about
by the restructuring of production and work processes with the adoption of organizational and technological innovations. Based
on the literature review and on the knowledge obtained through professional experiences, systematizations and investigations,
the inferences indicate that changes in companies, in particular, with the expansion of information and communication
technologies, give another aspect to the work of social workers, as well as modify the requirements of the professional profile
and the working conditions.
Keywords: Social Work; Companies; Information and Communication Technologies.
Recebido em: 18.06.2021. Aprovado em: 31.08.2021. Revisado em: 16.09.2021.
Introdução
Este texto aborda o trabalho do assistente social nas empresas, considerando as transformações
operadas pela reestruturação da produção e dos processos de trabalho, com a adoção das tecnologias da
informação e comunicação (TIC) associadas a uma série de inovações organizacionais, verificadas no
Brasil, principalmente, a partir dos anos 1990 e 2000. Estas transformações se referem às estratégias usadas
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
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comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.

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