Serviço Social e TICs: a prática profissional no contexto da Covid-19

AutorErika Cordeiro do Rêgo Barros Valentim - Fernanda Alves Ribeiro Paz Paz
CargoUniversidade Federal de Pernambuco, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Recife, PE, Brasil - Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Recife, PE, Brasil
Páginas114-124
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82538
114
R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 114-124, jan./abr. 2022 ISSN 1982-0259
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMA ÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONDIÇÕES DE VIDA
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E
CONDIÇÕES DE VIDA
Serviço Social e TICs: a prática profissional no
contexto da Covid-19
Erika Cordeiro do Rêgo Barros Valentim1
https://orcid.org/0000-0002-5603-1493
Fernanda Alves Ribeiro Paz2
https://orcid.org/0000-0001-6219-2675
1Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social,
Recife, PE, Brasil
2 Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social,
Recife, PE, Brasil
Serviço Social e TICs: a prática profissional no contexto da Covid-19
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as contradições presentes no processo de incorporação das Tecnologias
da Informação e Comunicação (TICs) ao trabalho dos assistentes sociais que atuam nas políticas de Saúde, Assistência e
Previdência Social no contexto da Covid-19. A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliográficas, documentais (com
enfoque nas publicações do CFESS) e observações decorrentes da experiência prática enquanto assistente social do Sistema
Único de Saúde e do Sistema Único de Assistência Social1. Foi possível identificar que o uso das TICs acontece de forma
heterogênea e desigual nas políticas sociais, como estratégia para a continuidade dos atendimentos nos serviços públicos, ao
mesmo tempo que apresenta aspectos comuns, entre os quais se destaca a recorrência a meios digitais não institucionalizados.
Tal incorporação esbarra em questões éticas, na falta de acesso das populações mais vulneráveis aos meios digitais e na lógica
produtivista que tende a intensificar a precarização do trabalho.
Palavras-chave: Serviço Social; Tecnologias; Políticas; Covid-19.
Social Work and ICTs: the professional practice into Covid-19’s context
Abstract: This article aims to discuss the contradictions present in the process of incorporating Information and Communication
Technologies (ICTs) into the work of social workers who work in Health, Assistance and Social Security policies into Covid-
19’s context. The methodology used consists in bibliographic and documentary research (focusing on publications from the
CFESS) and observations due to a practical experience as a social worker in the Unified Health System and the Unified Social
Assistance System. It was possible to identify that the use of ICTs happens in a heterogeneous and unequal way in social
policies, as a strategy for the continuity of public services, but it comes up against ethical issues, in the lack of access of the
most vulnerable populations to digital media and in the productivist logic that tends to intensify the precariousness of work.
Keywords: Social Work; Technologies; Policies; Covid-19.
Recebido em: 30.06.2021. Aprovado em: 31.08.2021. Revisado em: 14.09.2021.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT