Serviços técnicos judiciários

AutorHélio Ferraz de Oliveira
Páginas79-80

Page 79

Denomina-se Serviços Técnicos Judiciários àqueles serviços que embasam tecnicamente as decisões judiciais acerca do processo adotivo, sendo em geral compostas por equipe de Psicólogos e equipe de Assistentes Sociais.

São profissionais que avaliam as condições psicológicas e sociais tanto dos pretendentes à adoção quanto das famílias em risco social que se encontram com filhos acolhidos institucionalmente ou mesmo em procedimento verificatório.

Essa equipe, no processo adotivo, é responsável pela análise dos critérios objetivos e subjetivos para a habilitação de pretendentes, elaborando um relatório técnico sobre os quais se embasam as manifestações do Promotor e do Juiz da Infância.

As entrevistas com referidos técnicos buscam a melhor percepção de questões existentes entre os pretendentes verificando inclusive o interesse por trás do processo adotivo, podendo inclusive a equipe técnica, quando julgar conveniente encaminhar pretendentes que possuam eventual necessidade

Page 80

de maior discussão sobre o tema, serem encaminhados aos Grupos de Apoio, para melhor elaboração do sentimento adotivo.

São estes mesmos profissionais que acompanharão a família durante o estágio de convivência, bem como auxiliarão na aproximação e condução do processo adotivo, sendo desta forma personagens fundamentais para o sucesso do processo adotivo.

Infelizmente são profissionais que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT