Símbolos e abreviaturas

AutorCarlos Augusto Arantes/Marcelo Suarez Saldanha
Páginas31-33

Page 31

4.1 Para os efeitos desta Norma, recomendam-se as notações, os símbolos gráficos e as convenções literais já normalizadas no Manual Brasileiro para Levantamento da Capacidade de Uso da Terra - III aproximação (Ministério da Agricultura/Sociedade Brasileira para Ciência do Solo. ETA – Escritório Técnico de Agricultura Brasil/Estados Unidos).

4.2. As notações adotadas devem ser devidamente explicitadas, com indicação de suas respectivas unidades de medida.

Atentar ao fato que a medida padrão de terras é o hectare14 (10.000,00 metros quadrados), justamente para evitar interpretação equivocada de metragens, visto que existem no Brasil uma quantidade grande de medidas de área usadas em cada região, como observamos na tabela à seguir:

Page 32

A título de informação: Um (01) alqueire geométrico de terras (48.400 m2, ou 4,84 hectares) corresponde a 80 litros, que seria a quantidade de sementes necessárias para o plantio desta área. En-

Page 33

tão, quando se fala de “uma quarta de terras”, há que se entender como sendo um quarto de litro, ou um quarto de alqueire geométrico, ou seja, 12.100,00 m2.

Outras medidas no Brasil rural:

4.3 As unidades de medida devem obedecer ao Decreto Federal 81.621 de 3 de maio de 1978.

--------------------------

[14] Esta unidade e seus símbolos foi...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT