O sistema para controlar e tranquilizar a clientela

para não se perder nas contas

O esquema de pagamento de propina relatado pela Odebrecht tem sistema informatizado, regras de segurança adotadas por políticos para não serem grampeados e acertos informais de contas. Protocolos revelados ao longo das delações de vários executivos que citaram os nomes registrados no programa de informática Drousys, com servidores no exterior, usado pela empresa para controlar os repasses de propina.

O ex-diretor da companhia Alexandrino Alencar, por exemplo, relatou que pagava mesada para Frei Chico, irmão do ex-presidente Lula, antes mesmo do sistema ser instituído, no que chama de pré-Drousys. Já o ex-executivo da Odebrecht Benedicto Junior detalhou que os pagamentos do Setor de Operações Estruturadas da empresa, conhecida como o setor de propinas, eram feitos de duas formas: ou em dinheiro vivo no Brasil ou por meio de contas no exterior.

Ex-presidente da empresa, Marcelo Odebrecht explicou também que nas reuniões em que se discutia repasse de dinheiro a quadros do partido, petistas no governo costumavam escrever o nome ou inicial do destinatário com o valor num papel em vez de pronunciá-los. A medida de segurança “antigrampo” foi relatada por Marcelo Odebrecht em depoimento à força-tarefa da Operação Lava-Jato.

Marcelo narrou a prática ao citar uma situação específica em que o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu dinheiro para João Vaccari, tesoureiro do PT à época. Para tanto, redigiu a letra V e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT