A socioeducação na perspectiva da comunicação pública e comunitária aplicada ao instagram

AutorPriscilla Swaze Anchieta Silva - Melissa Silva Moreira Rabelo - Patrícia Rakel de Castro Sena
CargoJornalista e Assistente social Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Comunicação (PPGCOM/PRO) da UFMAMBA em Comunicação e Marketing, Universidade Cruzeiro do Sul - Mestre e doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade ...
Páginas83-97
A SOCIOEDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA E COMUNITÁRIA
APLICADA AO INSTAGRAM
Priscilla Swaze Anchieta Silva
1
Melissa Silva Moreira Rabelo
2
Patrícia Rakel de Castro Sena
3
Resumo
O artigo visa compreender o tratamento da temática da Socioeducação a partir das linhas de estudo da Comunicação
Pública e Comunitária, aplicadas à mídia social Instagram, pelo ponto de vista dos profissionais que atuam nas assessorias
de comunicação dos órgãos, fundações e secreta rias que executam o atendimento socioeducativo nos estados brasileiros e
Distrito Federal. A linha teórica deste artigo perpassa os conceitos de Comunicação Pública, com Jorge Duarte (2009), e
Comunitária, com Peruzzo (2002 e 2009), comunidades no ambiente digital, Instagram e Socioeducação, além de coleta de
dados junto às instituições executoras do Atendimento Socioeducativo, pelo viés quantitativo e qualit ativo.
Palavras-Chave: Comunicação Pública. Comunicação Comunitária. Socioeducação. Instagram.
SOCIOEDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF PUBLIC COMMUNICATION AND COMMUNI TY APPLIED TO
INSTAGRAM
Abstract
The article aims to understand the treatment of the theme of Socioeducation from the lines of study of Public and Community
Communication, applied to the so cial media Instagram, from the point of view of professionals working in the communication
offices of agencies, foundations and secretariats that run the socio-educational service in Brazilian states and the Federal
District. The theoretical line of this article goes through the concepts of Public Communication, with Jorge Duarte (2009), and
Communitarian, with Peruzzo (2002 and 2009), communities in the digital environment, Instagram and Socioeducation, in
addition to data collection with the institutions that execute the Socioeducational Servi ce, by quantitative and qualitative bias.
Keywords: Public Communication. Community Communication. Socioeducation. Instagram.
Artigo recebido em: 13/08/2021 Aprovado em: 20/05/2022
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p83-97
1
Jornalista e Assistente social Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Comunicação (PPGCOM/PRO) da
UFMAMBA em Comunicação e Marketing - Universidade Cruzeiro do Sul E-mail: priscilla.s waze@discente.ufma.br
2
Mestre e doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do M aranhão. Professora do Departamento do Curso de
Comunicação Social da UFMA. E-mail: melissa.rabelo@ufma.br
3
Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco,
em co-tutela com o curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior / Portugal. Professora adjunta e chef e
do Departamento de Comunicação Social da UFMA e do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado
Profissional (PPGCOM/PRO) da UFMA..E-mail: patricia.rakel@ufma.br

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