Sp estuda ampliar uso de represa poluída

Alckmin diz que sistema billings deverá ajudar no fornecimento de água em meio à crise hídrica

Tiago Dantas

tiago.dantas@sp.oglobo.com.br

Emergência. Autoridades dizem que água poluída da represa Billings passará por tratamento que garanta a qualidade

Divulgação/Sabesp/2-8-2013

São paulo

Poluída devido a lançamento de esgoto, ocupação irregular e assoreamento, a Represa Billings deve aumentar sua participação no abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo nos próximos meses, segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Com tamanho semelhante ao sistema Cantareira, a Billings poderá ser usada para socorrer consumidores hoje abastecidos pelos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê, que registram quedas consecutivas nos níveis de armazenamento.

A hipótese de aproveitar a água da Billings para o abastecimento humano já havia sido levantada semana passada pelo novo presidente da Companhias de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Jerson Kelman. O executivo disse na ocasião que os técnicos precisariam resolver o que definiu como um "problema de engenharia complexo": "tratar (a água) e levar até onde é necessário". Ontem, Alckmin lembrou que a represa tem capacidade de armazenar 1,2 bilhão de metros cúbicos de água:

- O que vamos é aumentar (a vazão). Acho que podemos colocar mais um metro cúbico por segundo da Billings para a Guarapiranga e aumentar quatro metros cúbicos por segundo para o Alto Tietê - disse Alckmin.

billings ajuda a conter cheia

Antes de chegar às torneiras, a água da Billings passaria por tratamento para garantir padrões de qualidade, segundo o governo paulista. Questionada sobre detalhes de como funcionaria o projeto anunciado pelo governador, a Sabesp não respondeu. Além de estar poluída, a Billings passou a exercer duas funções nas últimas décadas: controle de cheias, recebendo água do Rio Pinheiros, e geração de energia, ao...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT