Substantivos referentes a pessoas e profissões

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC
Páginas82-82

Page 82

Qual o feminino de Gramático e Músico? Lúcia

Pela regra, o feminino de músico é música. Mas dada a estranheza e o risco de ambiguidade em certos contextos, costuma-se usar musicista para denominar a mulher que interpreta ou faz música. Além deste, existem substantivos femininos como carteira, torneira, gramática, física, semiótica que designam outras coisas além do gênero feminino das profissões de carteiro, torneiro, gramático, físico, semiótico. É por essa razão que em alguns casos lança-se mão do sufixo -ista para indicar que se trata de uma função feminina. Exemplos:

Aqueles que estavam habituados a identificála como semioticista, cientista da comunicação, certamente terão de rever suas categorizações.

Nossa musicista preferida vai se apresentar em Joinville no mês de agosto.

Em outros casos, vamo-nos acostumando com a designação das novas funções assumidas pelas mulheres:

A carteira deixou a correspondência na caixa e seguiu seu caminho apressadamente.

Gostaria de saber qual a classificação dos substantivos fiscal e paciente? É sobrecomum e comum de dois gêneros, respectivamente? Denise A. B.

Fiscal e paciente são substantivo de dois gêneros, ou comum de dois, nome dado ao substantivo que tem a mesma forma para o masculino e o feminino. Neste caso apenas a flexão de gênero do artigo, pronome ou adjetivo faz saber se a referência é ao sexo feminino ou masculino: o/a fiscal, o/a paciente, o/a jornalista, nosso atleta / nossa atleta, um jovem / uma jovem, dentista dedicado / dentista dedicada.

Já o substantivo sobrecomum é aquele que pode ser empregado tanto para o sexo masculino quanto para o sexo feminino, como a criança, a testemunha, a vítima, o cônjuge, a pessoa, a criatura. Note-se que os sobrecomuns continuam com a designação "substantivo feminino" e "substantivo masculino". Ou seja, nos dicionários você vai ver que vítima é substantivo feminino e cônjuge é substantivo masculino, embora possam designar um homem ou uma mulher: a vítima é ela / a vítima é ele.

Segundo alguns gramáticos consultados, o termo caixa - funcionário(a) que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT