A sustentabilidade na perspectiva de discentes de graduação em Ciências Contábeis: prevalece a lógica oportunista e utilitarista

AutorAnnor da Silva Junior, Katia Cyrlene de Araújo Vasconcelos, Vitor Correa da Silva, Gabriel Moreira Campos
CargoDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/Doutora em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/Mestre...
Páginas93-116
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n41p93
93 ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 41, p. 93-116 ,
out./dez. 2019
A sustentabilidade na perspectiva de discentes de graduação em Ciências
Contábeis: prevalece a lógica oportunista e utilitarista
Sustainability in the opinion of undergraduate students in accountancy programs: the
opportunist and utilitarian logic prevails
Sostenibilidad en la perspectiva de los estudiantes de grado en contabilidad: prevalece la
lógica oportunista y utilitaria
Annor da Silva Junior
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo
(UFES)
Endereço: Av. Fernando Ferrari, nº 514 – CCJE - Edifício ED6 - Sala 636, Bairro: Goiabeiras
CEP: 29.075-910 – Vitória/ES - Brasil
E-mail: annor.silva@ufes.br
Telefone: (27) 99981-3451
Katia Cyrlene de Araújo Vasconcelos
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Endereço: Av. Fernando Ferrari, nº 514 – CCJE - Edifício ED6 - Sala 636, Bairro: Goiabeiras
CEP: 29.075-910 – Vitória/ES - Brasil
E-mail: katia.vasconcelos@ufes.br
Telefone: (27) 99608-6703
Vitor Correa da Silva
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Endereço: Av. Fernando Ferrari, nº 514 - CCJE - Edifício ED6 - Sala 636, Bairro: Goiabeiras
CEP: 29.075-910 – Vitória/ES - Brasil
E-mail: vitor_correa@msn.com
Telefone: (27) 99916-8024
Gabriel Moreira Campos
Doutor em Ciências Contábeis na Universidade de São Paulo (USP)
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo
(UFES)
Endereço: Av. Fernando Ferrari, nº 514 - CCJE - Edifício ED6 - Sala 636, Bairro: Goiabeiras
CEP: 29.075-910 – Vitória/ES - Brasil
E-mail: gabriel.campos@ufes.br
Telefone: (27) 99224-0753
Artigo recebido em 01/04/2018. Revisado por pares em 07/09/2018. Reformulado em 30/03/2020.
Recomendado para publicação em 15/04/2020 por Carlos Eduardo Facin Lavarda (Editor-Chefe).
Publicado em 24/04/2020.
Annor da Silva Junior, Katia Cyrlene de Araújo Vasconcelos, Vitor Correa da Silva, Gabriel Moreira Campos
94 ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 16, n. 41, p. 93-116, out./dez. 2019
Resumo
Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em ciências contábeis acerca da noção
de sustentabilidade. Teoricamente, articulou-se os conceitos de sustentabilidade, de moral e de
ética e de formação educacional e profissional do contador. Realizou-se uma pesquisa survey, cuja
coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa
documental. A amostra contou com 285 discentes (36,12% do tamanho da população) de todos os
períodos e turnos do curso. Os resultados revelam que a noção de sustentabilidade predominante
na literatura, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, social e ambiental,
não é compartilhada pelos respondentes. Pelo contrário, observou-se a prevalência da dimensão
econômica frente as demais. Em parte, esta prevalência está ancorada na lógica oportunista e
utilitarista que permeia a formação do contador. Os resultados remetem para a necessidade de se
repensar no modelo de educação vigente, rumo a uma lógica sustentável.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Moral e Ética; Formação do Contador; Comportamento
Esperado; Comportamento Efetivo
Abstract
It was investigated the opinion of students in the Accountancy undergraduate program regarding
the notion of sustainability. Theoretically, the concepts of sustainability, morals and ethics and
the accountant educational and professional training were articulated. A survey was carried out
and data collection involved the triangulation by combining the application of a questionnaire and
documentary research. The sample consisted of 285 students (36.12% of the population size) of
all periods and shifts of the course. The results reveal that the notion of sustainability predominant
in the literature, which presupposes the equitable treatment of the economic, social and
environmental dimensions, is not shared by the respondents. Contrariwise, it was observed the
prevalence of the economic dimension in relation to the other dimensions. In part, this prevalence
is anchored in the opportunist and utilitarian logic that permeates the accountant education. The
results point to the need of rethinking the current education model towards a sustainable logic.
Keywords: Sustainability; Morals and Ethics; Accountant Education; Expected Behavior; Actual
Behavior
Resumen
Se investigó el punto de vista de los estudiantes universitarios de ciencias contables sobre la
noción de sostenibilidad. Teóricamente, se articuló los conceptos de sostenibilidad, moral y ética
y formación educativa y profesional del contador. Se realizó una encuesta, cuya recopilación
involucró la triangulación de datos mediante la aplicación de cuestionarios y la investigación
documental. La muestra incluyó 285 estudiantes (36.12% del tamaño de la población) de todos
los períodos y turnos del curso. Los resultados revelan que los encuestados no comparten la
noción de sostenibilidad que prevalece en la literatura, que presupone un tratamiento equitativo
de las dimensiones económica, social y ambiental. Por el contrario, se observó la prevalencia de
la dimensión económica sobre las demás. En parte, esta prevalencia está anclada en la lógica
oportunista y utilitaria que impregna la formación del contador. Los resultados se refieren a la
necesidad de repensar el modelo actual de educación, hacia una lógica sostenible.
Palabras clave: Sostenibilidad; Moral y Ética; Formación Contable; Comportamiento Esperado;
Comportamiento Efectivo
1 Introdução
Pretendeu-se neste artigo investigar o ponto de vista de discentes de ciências contábeis de
uma universidade pública brasileira sobre a noção de sustentabilidade. Para isso, abordou-se três
temas centrais: moral e a duplicidade tipicamente brasileira; formação educacional e profissional

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