Tabulação dos Dados da Pesquisa Salarial

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas270-286

Page 271

Simulação de tabulação dos dados

Como dissemos, tabulação dos dados é o tratamento estatístico da amostra coletada em pesquisa salarial.

Para facilitar o entendimento da tabulação dos dados de uma pesquisa salarial, mostramos uma simulação comentada do processo. Os cálculos das medidas estatísticas podem ser efetuados por meio de aplicativos, conforme apresentamos no capítulo 6.

Suponha que os dados salariais do cargo Secretária foram coletados em cinco empresas: A, B, C, D e E, conforme mostrado no Quadro 13.1.

Obs.: Dados da remuneração em valores monetários.

Frequência = n. de ocupantes do cargo com a mesma remuneração. F = Frequência. R = Remuneração.

Iniciamos o processo de tabulação pelo tratamento dos dados.

Page 272

Tratamento dos dados

Posição salarial para o mesmo número de horas

Como a empresa B informou que o salário dos ocupantes do cargo pesquisado corresponde a 180 horas mensais, os dados devem ser transformados para 220 horas, que será o padrão estabelecido para a pesquisa, conforme fórmula abaixo:

REMUNERAÇÃO x 220 180

Dessa forma, o primeiro dado salarial da empresa B, 4.09, do Quadro 13.1, passará para 5,00, e será calculado conforme abaixo:

Todos os dados da empresa B transformados para 240 horas estão no Quadro 13.2.

Neste exercício foi estabelecido o padrão 220 horas para a jornada mensal. Algumas empresas têm como padrão uma jornada inferior a 220 horas. Se esse for o caso, deve-se utilizar esse padrão de horas para a jornada mensal.

O padrão estabelecido para salários anuais foi 13,3 (12 salários + décimo terceiro + 1/3 de férias). Como todas as empresas possuem esse mesmo padrão não haverá ajustes dos salários para nenhuma das empresas. Caso houvesse uma empresa com um número de salários anuais diferente do padrão, por exemplo 14,3, os salários informados dessa empresa deveriam ser transformados para o padrão 13,3, conforme fórmula abaixo:

Salário x número de salários anuais pagos pela empresa

13,3

Caso o padrão estabelecido para salários anuais for 13 (12 salários + décimo terceiro) o denominador da fórmula será 13.

O próximo passo consiste em corrigir monetariamente os dados para uma mesma base. Caso não tenha havido inflação, ou a mesma tenha ficado muito próxima a zero, não há necessidade de efetuar a correção monetária dos salários.

Page 273

Correção salarial para a mesma data-base do acordo coletivo de trabalho

Supondo-se que a data-base da empresa pesquisadora seja novembro, e que as empresas participantes estejam concedendo nas datas de acordo/dissídio o reajuste integral correspondente à inflação do período medida pelo I PC, os dados da "empresa A" estarão defasados dois meses da data-base da pesquisa e os dados da "empresa D" estarão defasados um mês, e, portanto, deverão ser corrigidos para novembro, conforme o IPC mensal. A hipótese de IPC do período está na tabela seguinte:

MESES IPC (%) IPC 100 + 1
Set. Out. 1,47 2,00 1,0147 1,0200

Os dados da remuneração paga pela "empresa D" serão multiplicados por 1,0200. Assim, o valor 2,80 do Quadro 13.1, referente a essa empresa, passará a ser 2,86 (2,80 x 1,0200). Os dados da remuneração da "empresa A" terão de ser multiplicados pelo índice 1,0350, resultante do cálculo do índice 1,0200 por 1,0147. Assim, o primeiro dado da remuneração da "empresa A", 3,80, passará para 3,93 (3,80 x 1,0350). Todos os valores corrigidos para novembro, referentes às empresas A e D podem ser vistos no Quadro 13.2.

Obs.: F = Frequência e R = Remuneração

Tratados os dados da amostra é necessário verificar a validade da amostra e, caso necessário cortar os dados extremados.

Page 274

Análise da amostra e corte de salários extremados

Para finalizar o tratamento dos dados é necessário verificar a dispersão da amostra. Retomando o conceito do coeficiente de variação (devio-padrão/média), visto no capítulo 6, quando esse índice for superior a 50%, indica alto grau de dispersão e em consequência a média é pouco representativa. Nesse caso, é necessário estudar a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT