Técnica Empírica do Quadrante de Estudo

AutorIlson Lisboa
Ocupação do AutorBacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG) - UNIMONTES
Páginas55-127
as 5 tÉCniCas eMpíRiCas De estuDaR paRa pRoVas e ConCuRsos 55
Capítulo 2
Técnica Empírica do Quadrante de Estudo2
A maior parte das pessoas que estudam para provas e
concursos não tem orientação de como se preparar e, muito
menos, instrução sobre técnicas empíricas, procedimentos, dicas,
macetes e comportamentos que favorecem para uma correta e
e ciente preparação.
É comum ouvir dos candidatos que o edital do concurso foi
lançado e o tempo disponibilizado para estudar até o dia do exame é
pouco, levando-se em consideração o denso conteúdo programático
de matérias que precisam ser estudadas até a data da prova.
São conteúdos extensos e, principalmente, compostos
por leis que em particular requerem leitura atenciosa e um
minucioso entendimento dos assuntos para que se tenha uma
efetiva aplicação; de fato, muitas demandas para empreender
em tempo recorde.
Para facilitar a dinâmica de estudar com racionalidade e
e ciência, o autor desta obra, Professor Ilson Lisboa, ao longo
dos anos de experiência desenvolveu a “TÉCNCIA EMPÍRICA
DO QUADRANTE DE ESTUDO”, que durante anos ele utiliza
e ensina às pessoas que estudam para provas e se preparam
para concursos.
2 Assista ao vídeo do YouTube sobre a Técnica Empírica do Quadrante de Estudo,
no endereço: http://associadospreconcursos.com.br/artigo/2_tecnica_
empirica_do_quadrante_de_estudo
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Ilson Lisboa
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O público dos concursos arma que essa didática e e-
ciente técnica é a “TÉCNICA DO APROFUNDAMENTO DOS
CONTEÚDOS”, porque ensina a estudar os conteúdos que re-
querem leitura, entendimento e assimilação, sempre com muita
propriedade e facilidade de retenção e xação de todos os te-
mas e assuntos propostos.
Recomenda-se a aplicação desta “TÉCNICA EMPÍRICA
DO QUADRANTE DE ESTUDO”, em “textos”, “laudas”, “leis”,
“capítulos”, “artigos”, “incisos”, “alíneas”, “resenhas”, “memo-
riais”, “períodos”, “aulas tradicionais”, e em “aulas ministradas
através de tecnologias que utilizam vídeos, mídias, celulares e
demais recursos desta natureza”, especialmente, textos, leis e
videoaulas.
Figura 2 Representação da Técnica Empírica
do Quadrante de Estudo
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AS 5 TÉCNICAS EMPÍRICAS DE ESTUDAR PARA PROVAS E CONCURSOS
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2.1. Esquema Explicativo dos Quatro Quadrantes de Estudo
Na sequência, ilustra-se e explica-se detalhadamente cada
um dos quatro quadrantes, que perfaz a denominada “TÉCNICA
DO APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS”, ou a chamada
“TÉCNICA EMPÍRICA DO QUADRANTE DE ESTUDO”.
O esquema é bem didático, principalmente porque é descrito
em cada quadro, o que deverá ser feito pela pessoa para que
a apresentada Técnica Empírica do Quadrante de Estudo seja
efetivada e consagrada na prática.
1º QUADRANTE
Fazer a leitura seca do
tópico que você
selecionou (texto, lauda,
lei, capítulo, artigo, inciso,
alínea, resenha, período,
memorial, ou da aula,
videoaula assistida etc.
2º QUADRANTE
Fazer o chamento
concomitante dos
principais pontos que
você julgar importante à
medida que zer a leitura
do conteúdo ou assistir a
aula ou videoaula.
3º QUADRANTE
Reescrever, manualmente,
ou digitar toda a parte
do conteúdo que você
chou, isso, excluindo
ou até acrescentando
palavras, frases e novas
informações que julgar
instrutivas no contexto.
4º QUADRANTE
Elaborar e responder
de duas a dez possíveis
questões de cada tópico
trabalhado e que você
selecionou e reescreveu
de tudo aquilo que foi
chado durante o estudo
empreendido.
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