Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões

AutorIlson Lisboa
Ocupação do AutorBacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG) - UNIMONTES
Páginas165-184
as 5 tÉCniCas eMpíRiCas De estuDaR paRa pRoVas e ConCuRsos 165
Capítulo 5
Técnica Empírica de Estudar por
Resolução de Questões5
Estudar resolvendo questões é uma prática recomendada,
producente e que traz resultados já comprovados através dos
testemunhos do público de concurso em geral. É certo que
a bagagem de conhecimento de cada indivíduo é que ditará a
aprendizagem e a evolução de sua performance ao estudar
empregando esta técnica.
É preciso registrar que estudar por resolução de questões
subentende-se que o conhecimento teórico já é de domínio
do(a) candidato(a), portanto, o objetivo daquele(a) que emprega
essa “TÉCNICA EMPÍRICA DE ESTUDAR POR RESOLUÇÃO
DE QUESTÕES” é o aprimoramento das questões que possi-
velmente espera-se na prova.
Mas nem sempre todos aqueles que estudam através de
resolução de questões é porque já possuem plenos domínios da
parte teórica de especí co assunto ou do abrangente conteúdo.
No máximo, já estudou a matéria contextualmente e sem se
aprofundar nela. É fato que se absorve o assunto e se aprende
facilmente com essa técnica.
E um dado que deve ser xado quando da aplicação prática de
indicada técnica é a estipulação, para todos os casos, de um dos Qua-
tro Ciclos Graduais de Estudo, ou seja, sempre que o(a) candidato(a)
5 Assista ao vídeo do YouTube sobre Técnica Empírica de Estudar por Resolução
de Questões, endereço http://associadospreconcursos.com.br/artigo/5_
tecnica_empirica_de_estudar_por_resolucao_de_questoes
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Ilson Lisboa
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for resolver questões usando este método de estudo, recomenda-se
utilizar os Ciclos da Técnica do Ciclo Gradual de Estudo.
São duas as maneiras de se empregar essa “TÉCNICA
EMPÍRICA DE ESTUDAR POR RESOLUÇÃO DE QUESTÕES”,
sendo, ambas, bem recomendadas e utilizadas na prática.
Porém, constata-se que os candidatos optam pela segunda
maneira apresentada abaixo, por julgarem-na mais completa,
mas há também aqueles que estudam utilizando ambas.
Na primeira técnica é puramente resolver as questões
sem recorrer aos seus respectivos conteúdos teóricos, para se
certicar de seu acerto e consolidar o conhecimento que está
sendo apresentado na questão trabalhada. É simplesmente centrar
na informação da questão e aprender através do que está sendo
apresentado em sua integralidade.
Segunda técnica, resolve-se a questão apresentada e,
posteriormente, recorre-se às fontes (livros, apostilas, constituição,
leis, compêndios, professores etc.) para raticar (conrmar) o
que foi apresentado na questão trabalhada. Nesta etapa fecha-se
um aprendizado completo, uma vez que a veracidade da questão
é conrmada através das fontes checadas.
Figura 5 – Representação da Técnica Empírica
de Estudar Por Resolução de Questões
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