Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino

AutorAntonio Sandro Schuartz - Helder Boska de Moraes Sarmento
CargoUniversidade Federal do Paraná, Curso de Serviço Social, Matinhos, PR, Brasil - Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós- Graduação em Serviço Social, Florianópolis, SC, Brasil
Páginas429-438
429
R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, set./dez. 2020 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p429
Tecnologias digitais de informação e comunicação
(TDIC) e processo de ensino
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem, hoje, um intenso e crítico diálogo entre educação e
tecnologias. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutorado com objetivo de identificar as TDIC utilizadas
pelos professores dos cursos de Serviço Social nos processos de ensino e aprendizagem. Da mesma forma, pretendeu-se descobrir os
objetivos com que tais recursos estão sendo utilizados na formação dos futuros assistentes sociais, posicionando-os em relação aos
níveis de certificação das competências pedagógicas em TDIC. A investigação teve por base um questionário on-line aplicado a um
conjunto de professores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas que oferecem graduação em Serviço Social no estado
do Paraná. Os resultados apontam para um uso instrumental das TDIC nos processos de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Docência. TDIC. Formação Profissional. Serviço Social.
Information and Communication Technology (ICT) and teaching process
Abstract: The Information and Communication Technology (ICT) allow, nowadays, an intense and critical dialogue between education
and technologies. Seen in these terms, this article presents the results of a doctoral research in order to identify the ICT used by teachers
of Social Work courses in the teaching and learning processes. In the same manner, it was intended to discover the objectives with which
these resources are being used in the training of future social workers, positioning them with regard to the certification levels of teaching
skills in ICT. The research was based on an online questionnaire applied to a group of teachers bounded to public Institutions of Higher
Education that offer degrees in Social Work in the state of Paraná. The results indicate to an instrumental use of ICT in the teaching and
learning processes.
Keywords: Teaching. ICT. Professional Training. Social Work
Recebido em 28.02.2020. Aprovado em 04.04.2020. Revisado em 12.06.2020.
ESPAÇO TEMÁTICO: POLÍTICA, CIÊNCIA E MUNDO DAS REDES
© O(s) Autor(es). 2020 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
¹ Universidade Federal do Paraná, Curso de Serviço Social, Matinhos, PR, Brasil
² Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós- Graduação em Serviço Social, Florianópolis,
SC, Brasil
Antonio Sandro Schuartz¹
https://orcid.org/0000-0002-2114-7509
Helder Boska de Moraes Sarmento²
https://orcid.org/0000-0003-3156-3626

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT