A Terceirização e a Ideologia que a Inviabiliza

AutorJosé Pastore/José Eduardo G. Pastore
Páginas118-119

Page 118

A terceirizaçao é utilizada no mundo todo como uma ferramenta básica para o desenvolvimento e a competitividade. Com a evolução da tecnologia, o aprofundamento do conhecimento científico e a ampliação das especializações, não existe mais a empresa que trabalhe sozinha. As empresas trabalham em rede, somando expertises que levam à melhor qualidade do produto final, à competitividade na globalização e à excelência na comercialização. Todo esse conjunto de aprimora-mentos proporciona vantagens ao consumidor final e à balança comercial do país.

Apesar disso, no Brasil a terceirizaçao vem sendo combatida pelas centrais sindicais, que enxergam nela uma perda de direitos dos trabalhadores. O ex-Ministro do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, entretanto, tem visto nesse combate uma maneira de disfarçar os receios dos dirigentes sindicais de redução de receitas das entidades que dirigem. Um ranço da época getulista.

A terceirizaçao é um fato sem retrocesso, um caminho sem volta. Indústrias automobilísticas chegam a terceirizar 85% de sua produção, inclusive no próprio chão da fábrica, onde convivem bem os terceirizados com os funcionários efetivos da empresa. A indústria aeronáutica o faz também em porcentagem semelhante, utilizando a terceirizaçao em países diferentes. Na construção civil e na imobiliária,

Page 119

na incorporação, no loteamento e em suas comercializações, é tácita a indispensável terceirizaçao em expertises as mais diversas.

Em artigo recente, questionei: "O que dizer da própria Justiça do Trabalho, que mantém cerca de 16% de terceirizados nos seus quadros de pessoal?". Nele citei dados referentes a 2012 e 2013 quando a proporção de funcionários terceirizados no Tribunal da 4- Região (Rio Grande do Sul) aumentou quase 20%; na Paraíba, 24%; em Pernambuco, 28%; no Paraná, 34%; e no Distrito Federal e Tocantins, ultrapassou a casa dos 70%. O Ministério Público do Trabalho naqueles anos estava utilizando muitos funcionários terceirizados.

Há mais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT