Terceirização no Setor de Papel e Celulose

AutorJosé Pastore/José Eduardo G. Pastore
Páginas74-83

Page 74

O processo produtivo

O setor de papel e celulose terceiriza em larga escala. De modo geral, as empresas operam com um terço de pessoal próprio e dois terços terceirizados. Em certas empresas, a terceirização chega a 75%.

O processo de fabricação de papel e celulose é bastante verticalizado, tendo início com a plantação de florestas (eucaliptos) realizada em propriedades das próprias fábricas. As florestas são de diferentes portes, em geral de 500 a 2 mil hectares, estão espalhadas por vários municípios e até estados do país e convivem com áreas de floresta nativa preservada. As fábricas costumam utilizar florestas dentro de um raio médio de 200 km. Em geral, as florestas são plantadas em áreas de baixa produtividade para a produção de alimentos.

O processo produtivo abrange desde os trabalhos de laboratório para a se-leção das melhores mudas de eucalipto, o plantio delas em viveiro rigorosamente controlado, a preparação do terreno, o combate ao mato e às pragas, em geral, por meio de herbicidas, o manejo das florestas, o corte das árvores, a limpeza da madeira, o empilhamento, o transporte e o descarregamento.

Page 75

A madeira é picada em cavacos de tamanho padrão. Na fábrica, os cavacos são cozidos em digestores numa solução de soda cáustica na qual é separada a celulose da matéria orgânica (lignina). A pasta de celulose em estado bruto é levada para o processo de branqueamento até virar o produto padrão para as fábricas de papel. A lignina misturada à soda cáustica é queimada em grandes caldeiras de recuperação nas quais parte da soda é recuperada para retornar ao processo (parte é perdida) e o calor da queima é utilizado para mover turbinas térmicas para geração de energia.

As fábricas de papel terceirizam as atividades triviais (asseio, conservação e limpeza, segurança patrimonial, transporte de pessoal, alimentação etc), mas o grosso da terceirização é realizado com empreiteiras ou subempreiteiras que atuam nas atividades florestais, executando limpeza de terreno, preparo do solo, plantio, manejo, corte, descascamento, transporte de madeira e outras atividades.

As empreiteiras evoluíram bastante na realização dessas tarefas. Hoje em dia, elas são realizadas por pessoal especializado e adequadamente treinado e equipado. Na maioria das áreas plantadas, a preparação do terreno e as roçadas são realizadas com auxílio de tratores que só são substituídos pelo trabalho manual (enxadão) em locais muito íngremes. Cresce o número de empresas que utilizam um plantador mecânico (Rotree), o que reduz sobremaneira o esforço dos trabalhadores e poupa mão de obra.

A mecanização do plantio avançou bastante, mas ainda nao está generali-zada. Muitas contratadas ainda usam mais mão de obra do que máquinas, sob o argumento de que numa turma de 10 trabalhadores, quando um falta, a perda de produção é de 10%, mas quando uma máquina quebra a perda é de 100%.

Para minorar esse problema que assusta as contratadas mais atrasadas, muitas contratantes vêem assumindo a mecanização, implantando grandes esquemas de manutenção e reposição de peças para evitar a paralisação do maquinário. Nem toda contratada consegue prover trabalhadores para operar as máquinas das contratantes, o que as leva a contratar seus próprios operadores.

Os serviços terceirizados acima indicados são realizados de forma contínua pelas empreiteiras. É contínua também a contratação de serviços de manutenção de equipamentos industriais e florestais. De forma periódica, são contratados serviços para construção civil, montagem de equipamentos, pesquisa e desenvolvimento e consultorias técnicas.

Regras de terceirização

As atividades destas empresas junto às florestas revelaram uma obediência rigorosa às normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho, assim

Page 76

como a observância das exigências das leis trabalhista e previdenciária. A alimentação dos trabalhadores do campo (café da manhã, almoço e lanche da tarde) é fornecida pelas contratantes (em marmitas aquecidas) e tomada em áreas de vivência protegida contra o sol e os animais. A água é fornecida em recipientes lacrados e gelados que são colocados à disposição dos trabalhadores o tempo todo. Atendendo às exigências das normas regulamentadoras (NR-31), as contratadas fornecem protetores solares e suplementos alimentares para reposição de calorias aos empregados que realizam trabalhos manuais.

Quando o trabalho é realizado perto dos restaurantes das contratantes, estes são abertos aos trabalhadores do campo.

A jornada de trabalho praticada é das sete horas da manhã às quatro da tarde, com uma hora para almoço e intervalos regulamentares para lanche e descanso.

Escolarização e rotatividade

As atividades ligadas ao viveiro são realizadas em grande parte por mulheres com curso básico (quatro anos de escola), muitas das quais trabalham durante o dia e avançam na sua educação estudando à noite.

As demais atividades de silvicultura são realizadas por homens jovens, com o mesmo nível de escolarização; como as mulheres, muitos estudam à noite.

As mulheres apresentam menos rotatividade do que os homens. Os tratoristas (homens), mais escolarizados, têm menor rotatividade. As empreiteiras informaram haver carência desse tipo de mão de obra.

Para os trabalhos manuais, de modo geral, as empreiteiras pagam o piso estadual, que é mais alto do que o salário mínimo. O piso salarial de São Paulo em 2014 foi fixado em R$ 810 por mês. Além disso, as empreiteiras concedem todos os benefícios incluídos nas convenções coletivas - cesta básica, transporte, alimentação, ambulatório, equipamentos de proteção individual e outros. Em muitos casos, são oferecidos prémios de assiduidade e de produtividade - tanto na base individual como coletiva. Os tratoristas ganham bem acima do piso e as empreiteiras se esforçam para retê-los. Todos são cobertos pelas proteçoes das leis trabalhista e previdenciária.

Saúde e segurança

As grandes empresas dão enorme atenção à saúde e segurança do trabalho a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT