The Brazilian stock market in the pre-Ibovespa era/O mercado de acoes no Brasil antes do Indice Bovespa.

AutorSanvicente, Antonio Zoratto
CargoArticulo en portugues
  1. Introducao

    Este documento relata o processo de coleta de indices de mercado de acoes e titulos publicos no Brasil, no periodo de maio de 1950 a dezembro de 1967. Esse periodo se encerra com o inicio do calculo do Indice Bovespa na Bolsa de Valores de Sao Paulo. Para um relato do processo de criacao do Ibovespa, bem como informacoes sobre a primeira carteira teorica construida, ver Paula Leite & Sanvicente (1994). Tambem e descrito o calculo de variacoes mensais (retornos) dos indices em questao. Os dois indices sao comparados diretamente, como forma de estimar o premio por risco historico (historical equity risk premium) do periodo. O desempenho dos indices tambem e comparado a inflacao mensal medida pela variacao do Indice Geral de Precos--Disponibilidade Interna (IGP-DI). Inicialmente, porem, relata-se o procedimento de obtencao de dados que estavam perdidos a vista de todos nos.

  2. Indices Utilizados

    Em novembro de 1947, a Fundacao Getulio Vargas iniciou a publicacao da revista Conjuntura Economica. O primeiro numero do que era chamado de "boletim mensal", organizado pelo Centro de Analise da Conjuntura Economica do Nucleo de Economia da Fundacao Getulio Vargas, foi aberto com pagina assinada pelo Professor Eugenio Gudin, com o titulo "Os Indices da Conjuntura Economica": (1)

    * "As incertezas do mundo do apos-guerra tornam mais necessaria do que nunca a observacao continua e vigilante da conjuntura economica nacional e internacional ..."

    * "A finalidade deste Boletim e essencialmente pratica, porque ele pretende, apenas, oferecer aos interessados informacoes imediatas, gerais e sucintas sobre a conjuntura economica."

    Ja nessa primeira edicao, Conjuntura Economica apresenta, numa das tabelas de indices de precos, por sinal, no mesmo grupo em que figuravam precos por atacado, generos alimenticios no varejo, custo da vida, e salarios na industria, dois indices de precos de titulos: Publicos e Particulares. O seu valor base, igual a 100, era a media mensal do ano de 1946, e foram apresentados valores medios mensais para os anos de 1944, 1945, 1946 e 1947. A serie mensal era divulgada a partir de fevereiro de 1946. No entanto, como sera explicado mais adiante, e somente a partir dos valores de maio de 1950 que podem ser obtidos alguns resultados de certa confiabilidade.

    O autor do presente artigo, com o objetivo de anotar as series que pudessem estar disponiveis, folheou todas as edicoes da revista ate o final de 1967. (2) Isso lhe permitiu, finalmente, encontrar textos que explicassem como os indices eram construidos. (3)

    2.1 Indice de titulos particulares

    No caso do indice de titulos particulares, na edicao de junho de 1952, sob o titulo "Titulos Particulares - Novo Indice", a Conjuntura Economica fazia uma correcao fundamental, que era a de ajustar as cotacoes das acoes por desdobramentos de capital mediante bonificacoes de acoes aos acionistas. "E claro que, apos cada elevacao de capital feita por essa forma, a cotacao do titulo tende a baixar, e o indice acompanha esta queda. Mas a realidade e muito diversa: se compararmos o patrimonio mobiliario antes e apos a emissao de novas acoes, constataremos que ele efetivamente aumentou, sendo assim necessario introduzir um fator corretivo, a fim de evitar uma falsa ideia da evolucao do mercado financeiro." (p. 22) (4)

    O indice de titulos particulares acompanhava nessa epoca o valor de mercado de uma carteira formada por tres grupos de acoes, numa classifica cao analoga a dos ratings de agencias de risco de credito, como Moody's e Standard & Poor's: bancos, industrias e servicos publicos (banking, industry e utilities).

    As 16 acoes incluidas eram:

    * Bancos--Banco do Brasil, Banco Portugues do Brasil, Banco do Comercio, Banco Mercantil do Rio de Janeiro, Banco da Prefeitura do Distrito Federal. (5)

    * Industrias--Cia. De Tecidos America Fabril, Cia. De Tecidos Nova America, Cia. Progresso Industrial do Brasil, Cia. Textil Brasil Industrial, Cia. Siderurgica Nacional, Cia. Siderurgica Belgo-Mineira.

    * Servicos Publicos--Cia. Forca e Luz de Minas Gerais, Cia. Sul Mineira de Eletricidade, Cia. Brasileira de Energia Eletrica, Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Cia. Docas de Santos.

    Portanto, o Centro de Analise da Conjuntura Economica passou a ajustar as cotacoes utilizadas, e refez os numeros anteriormente apresentados para o periodo iniciado em 1944. Infelizmente, porem, valores mensais com a nova metodologia so estao disponiveis a partir de maio de 1950. Na nova metodologia, ainda, adotou-se a ponderacao das varias acoes pelo seu tamanho, medido pelo "valor de mercado do capital social...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT