Modelo Hélice Tríplice: um mecanismo econômico e ideológico para concretizar os interesses do capital

AutorDeise Luiza da Silva Ferraz - Valéria Bonadia Marucchi Martoni - Daniela Chamberlain
CargoDoutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Mestranda no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE, Centro Universitário (PMOD/FAE) - Mestranda no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE, Centro Universitário (PMOD/FAE)
Páginas115-145
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n103p115
Modelo Hélice Tríplice: um mecanismo econômico e ideológico
para concretizar os interesses do capital
Triple Helix model: economic and ideological mechanisms to
materialize the interests of the capital
Deise Luiza da Silva Ferraz
Valéria Bonadia Marucchi Martoni
Daniela Chamberlai
3
Resumo
Este ensaio enfoca o processo de produção de conhecimento científico nas
universidades e sua associação com os interesses do capital. Objetivando elaborar
reflees acerca do modelo conhecido como Hélice Tríplice, o qual contempla a
parceria entre academia-empresa-governo, defendemos que o fundo público atua
como um mecanismo econômico e ideológico que possibilita concretizar os
interesses do capital. A elaboração deste ensaio foi concebida conforme
entendimento e discussões de Tragtenberg e Oliveira sobre as relações entre o
Estado e a iniciativa privada. O intuito é demonstrar que a (re)distribuição do fundo
público tende a ser destinada ao atendimento dos interesses da classe capitalista,
em função da própria natureza do Estado, que se revela no modelo Hélice Tríplice:
academia-empresa-governo atuando sobre um mesmo eixo (interesses privados). A
implementação do modelo Hélice Tríplice precisa ser analisada a partir da leitura
materialista dialética e para além das suas formas de manifestação, a fim de
evidenciarmos a necessidade de intensificar as disputas pelo fundo público para a
1
Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das
Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica d e
Lisboa. Professora, pesquisadora e orientadora no Programa de Mestrado Interdisciplinar em
Organizações e Desenvolvimento da FAE Centro Universitário (PMOD/FAE). Pesquisadora Júnior
IPEA/CAPES, Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: SOCIUS (ISEG/UTL), Economia
Política do Poder em Estudos Organizacionais (UFPR/CAPES). Coordenadora de Projetos de
Pesquisas financiados por órgãos nacionais de fomento (CNPQ, edital 020/2010 Processo:
402541/2010-3 e IPEA/CAPES, edital 01/2010 Processo 177/2010). Trabalho de forma
interdisciplinar com as seguintes áreas científias: Sociologia, Antropologia, Psicologia, Economia e
Administração. E-mail: deiseluizaferraz@gmail.com.
2
Mestranda no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE
Centro Universitário (PMOD/FAE). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual
de Maringá (2002). Especialização em MBA Finanças, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá
(2006). Atualmente é Administradora na Universidade Federal de Ouro Preto. E-mail:
vmarucchi@gmail.com
3
Mestranda no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE -
Centro Universitário (PMOD/FAE). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do
Paraná, Brasil (2000). Advogada do Grupo Frischmann's, Brasil. E-mail:
dani_chamber@yahoo.com.br.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.103, p.115-145, ago/dez 2012
construção de conhecimentos e tecnologias que estejam a serviço da emancipação
humana e não da perpetuação de sua alienação.
Palavras-chave: Hélice tríplice. Interesses do Capital. Fundo Público. Academia.
Abstract
This essay focuses on the production process of scientific knowledge in universities
and its association with interests of capital. Our aim is to reflect about the model
known as Triple Helix, including the association between academy, firms and
government. We advocate that the public fund acts like an economic and ideological
mechanism, which enables to carry out the interests of capital. The preparation of
this essay was conceived under the Tragtenberg and Oliveira discussions about
relations between State and private initiative. Our goal is to show that
the (re)distribution of public funds tends to be destined to benefit the capitalist class.
This occurs due to the nature of State in Triple Helix model, i.e. academy, firms and
government acting to the same end (private interests). The Triple Helix model
implementation needs to be analyzed from a dialectic materialistic reading and
beyond its manifestation forms. It is necessary to intensify competition for the
application of public funds geared towards knowledge and technologies that will
serve human emancipation rather than perpetuate alienation.
Key words: Triple helix. Interests of capital. Public fund. Academy.
1 Introdução
Intensifica-se, no Brasil, o processo de produção de conhecimento científico.
As universidades, por meio de seu corpo acadêmico, têm sido um grande sujeito
desse processo. Um modelo que impulsiona tal produtividade é conhecido como
Hélice Tríplice, ou seja, a parceria academia-empresa-governo. Segundo Borges
(2010) essa é a forma de garantir que os recursos públicos retornem à sociedade,
seja na forma de novos produtos, de empregos ou na geração de riqueza que vise a
uma melhor qualidade de vida.
O modelo Hélice Tríplice, portanto, hodiernamente, é responsável por estear,
concomitantemente, dois dos pés do tripé que funda a concepção de Universidade,
qual seja: pesquisa e extensão. Aquele modelo, pela parceria Universidade-
Empresa, consentida e incentivada pelo Estado, propulsão ao desenvolvimento
de pesquisas e, por via de regra, de construção do conhecimento. Eis a sustentação
do pesquisa.
Por sua vez, a concepção clássica de universidade atribui à extensão a
função de retornar à sociedade os investimentos realizados em pesquisas e na
qualificação profissional dos distintos membros da comunidade acadêmica

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