Trabalho docente na educação básica no Brasil sob indústria 4.0

AutorFabiane Santana Previtali - Cílson César Fagiani
CargoUniversidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Sociais, Uberlândia, MG, Brasil - Universidade de Uberaba, Programa de Pós-graduação em Educação, Uberlândia, MG, Brasil
Páginas156-165
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82504
156
R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 156-165, jan./abr. 2022 ISSN 1982-0259
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMA ÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONDIÇÕES DE VIDA
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E
CONDIÇÕES DE VIDA
Trabalho docente na educação básica no Brasil sob
indústria 4.0
Fabiane Santana Previtali 1
https://orcid.org/0000-0002-8079-5557
Cílson César Fagiani 2
https://orcid.org/0000-0002-2800-8106
1Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Sociais, Uberlândia, MG, Brasil
2 Universidade de Uberaba, Programa de Pós-graduação em Educação, Uberlândia, MG, Brasil
Trabalho docente na educação básica no Brasil sob indústria 4.0
Resumo: O objetivo do artigo é analisar o trabalho docente na Educação Básica no Brasil, especialmente a partir de 2020,
quando se instaura a Pandemia Covid-19, em meio à difusão do teletrabalho no bojo da Indústria 4.0, sob o aprofundamento
do Neoliberalismo e da Nova Gestão Pública (NGP). A metodologia foi baseada em estudos bibliográficos, documentais
e relatórios de pesquisas, bem como análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em períodos selecionados. Os resultados indicam a
difusão do teletrabalho sob o neoliberalismo e a NGP, implicando no aprofundamento da já precarizada carreira do profissional
docente sob a pandemia.
Palavras-chave: Indústria 4.0; Neoliberalismo; Trabalho Docente; Educação Básica; Pandemia Covid-19.
Teaching work in basic education in Brazil under industry 4.0
Abstract: The objective of the article is to analyze the teaching work in Basic Education in Brazil, especially from 2020,
when the Covid-19 pandemic was declared, boosting the diffusion of telework in the context of Industry 4.0, the deepening
of neoliberalism and the New Public Management (NGP). The methodology was based on bibliographic, documentary
and research reports, as well as data analysis from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and National
Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), in selected periods. The results indicate the spread
of telework under neoliberalism and NGP, implying the deepening of the already precarious career of professional teaching
under the pandemic.
Keywords: Industry 4.0; Neoliberalism; Teaching work; Basic education; Covid-19 pandemic.
Recebido em: 29.06.2021. Aprovado em: 08.09.2021. Revisado em: 14.09.2021.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT