O trabalho mediado por plataformas digitais e assimetrias nas relações de comunicação

AutorClaudia Nociolini Rebechi - Camilla Voigt Baptistella
CargoUniversidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Curitiba, PR, Brasil - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Curitiba, PR, Brasil
Páginas83-92
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e82596 83
R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 83-92, jan./abr. 2022 ISSN 1982-0259
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.
ESPAÇO TEMÁTICO: TRABALHO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E
CONDIÇÕES DE VIDA
O trabalho mediado por plataformas digitais e
assimetrias nas relações de comunicação
Claudia Nociolini Rebechi1
https://orcid.org/0000-0002-3072-5163
Camilla Voigt Baptistella2
https://orcid.org/0000-0001-8232-4954
1Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação, Programa de Pós-
Graduação em Tecnologia e Sociedade, Curitiba, PR, Brasil
2 Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Curitiba, PR,
Brasil
O trabalho mediado por plataformas digitais e assimetrias nas relações de comunicação
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir sobre as relações de comunicação constituídas no contexto do trabalho de entrega
(delivery) mediado por plataformas digitais, considerando especificamente o caso da empresa iFood no Brasil. Trata-se de
uma proposta que busca refletir como a referida empresa opta, no projeto e na interface do seu aplicativo, por uma interação
limitada com os trabalhadores que realizam a atividade de entrega. Pode-se dizer que, nesse sentido, existe uma assimetria
de informação nas relações entre a empresa de plataforma digital e os chamados “entregadores”, visto que a empresa possui
o monopólio da informação do processo de trabalho gerenciado e controlado algoritmicamente por ela própria. A discussão
apresentada neste artigo se apoia em resultados de uma pesquisa empírica realizada com trabalhadores que utilizaram o
aplicativo de delivery da empresa iFood na região sul do país, em 2020, no contexto da pandemia de COVID-19.
Palavras-chave: Trabalho; Comunicação; Plataforma digital; IFood. COVID-19.
Work mediated by digital platforms and asymmetries in communication relationships
Abstract: The aim of this article is to discuss the communication relationships established in the context of food delivery
work mediated by digital platforms, specifically considering the case of the iFood company in Brazil. It is a proposal that
seeks to reflect how the before-mentioned company chooses, in the design and interface of its app, for a limited interaction
with the workers who carry out the delivery work. It can be said that, in this sense, there is an information asymmetry in the
relationships between the digital platform company and the so-called “delivery riders”, since the company has a monopoly
of information in the work process managed and algorithmically controlled by itself. The discussion presented in this article
is based on the results of an empirical research carried out with workers who used the iFood company’s delivery app in the
southern Brazil, in 2020, in the context of the COVID-19 pandemic.
Keywords: Work; Communication; Digital platform; IFood; Covid-19.
Recebido em: 01.07.2021. Aprovado em: 31.08.2021. Revisado em: 14.09.2021.

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