Trabalho e saúde-adoecimento de docentes em universidades públicas

AutorIana Vasconcelos, Rita De Lourdes de Lima
Páginas364-374
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e78014
364
R. Katál., Florianópolis, v.24, n. 2, p. 364-374, maio/ago. 2021 ISSN 1982-025
ESPAÇO TEMÁTICO: VIOLÊNCIA, SAÚDE E CLASSES SOCIAIS
Trabalho e saúde-adoecimento de docentes em
universidades públicas
Iana Vasconcelos1
https://orcid.org/0000-0003-3049-0445
Rita De Lourdes de Lima2
https://orcid.org/0000-0002-7920-115X
1Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Serviço Social, Mossoró, RN, Brasil
2Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Natal, RN, Brasil
Trabalho e saúde-adoecimento de docentes em universidades públicas
Resumo: Este artigo analisa os influxos do trabalho na saúde dos(as) docentes, com base em dados oriundos de pesquisa
qualitativa, pautada no método crítico-dialético, cujo percurso metodológico incluiu revisão de literatura e pesquisa de
campo realizada a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas com 16 assistentes sociais docentes de universidades
públicas do Rio Grande do Norte, do quadro permanente de programas de pós-graduação stricto sensu. Aborda, inicialmente,
as determinações sociais da saúde com foco no trabalho; em seguida apresenta breve caracterização dos sujeitos; e, por
fim, analisa a relação entre a situação concreta de vida e trabalho das entrevistadas e o processo de saúde-adoecimento. Os
resultados apontam que as condições de trabalho docente nas universidades públicas são desgastantes e incidem no adoecimento
destes(as) trabalhadores(as), embora, comumente, os nexos entre a vida laboral e a situação de saúde não estejam formalmente
estabelecidos e registrados, e/ou nem sempre sejam visibilizados.
Palavras-chave: Trabalho. Saúde do trabalhador. Educação Superior.
Work and health-illness of professors from public universities
This article analyzes the inflows of the work in the health of the professors, based on data from qualitative research, based
on the critical-dialectic method, whose methodological path included literature review and field research, carried out using
questionnaires and semi-structured interview with 16 professors social workers from public universities in Rio Grande do
Norte, from the permanent staff of stricto sensu postgraduate programs. Addresses, initially, the social determinations of
health with a focus on work; then it presents a brief characterization of the subjects of the research; and, finally, it analyzes
the relationship between the interviewees’ life and work concrete situation and the health-illness process. The results show
that the working conditions of the professors in public universities are exhausting and affect in the illness of these workers,
although, commonly, the links between working life and the health situation are not formally established and registered, and
/ or they are not always made visible.
Keywords: Job. Worker’s health. College education.
Recebido em 10.11.2020. Aprovado em 15.12.2020. Revisado em 13.02.2021.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT