Trajetos escolares e destinos profissionais: o caso das ciências sociais no Brasil

AutorRodrigo Bordignon
CargoProfessor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: rrbordignon@hotmail.com.
Páginas88-114
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n41p88/
8888 – 114
Direito autoral e licença de uso: Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative
Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer m, desde que
atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.
Trajetos escolares e destinos
prossionais: o caso das ciências
sociais no Brasil1
Rodrigo Bordignon2
Resumo
O presente texto focaliza as relações entre trajeto escolar e destinos prossionais nas ciências
sociais brasileiras. Trata-se de uma primeira exploração de uma base de dados composta pelo
conjunto dos professores vinculados aos programas de pós-graduação nas áreas de antropologia e
arqueologia, ciência política e relações internacionais e sociologia. A hipótese geral que orienta a
pesquisa é que as diferentes modalidades de trajeto escolar conectam-se às hierarquias dos cursos e
das instituições de destino. O objetivo é dimensionar o modo como a estrutura dos cursos de pós-
-graduação em ciências sociais diferencia modalidades de investimento escolar e impacta no perl
do corpo professoral. Para tanto, foi conduzida uma análise de correspondência múltipla (ACM),
tomando a instituição escolar de origem, a data de fundação dos cursos, os conceitos de avaliação
e o ponto de chegada em termos de vínculo prossional. Os resultados indicam que as conexões
entre instituições de origem e de destino são dependentes das relações entre centro e periferia em
nível nacional e internacional, impactando de modo diferencial nas chances de acesso às carreiras
e de armação no campo das ciências sociais.
Palavras-chave: Antropologia. Ciência Política. Sociologia. Circulação Internacional.
Introdução
O presente texto tem como objeto as relações entre trajeto escolar e
destinos prossionais nas ciências sociais brasileiras. Trata-se da primeira
1 Agradeço a leitura e as sugestões de Afrânio Raul Garcia Jr. e de Sergio Miceli, as quais muito contribuíram
para a versão final deste texto.
2 Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e
Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: rrbordignon@hotmail.com.
Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 18 - Nº 41 - Jan./Abr. de 2018
8988 – 114
exploração de uma base de dados composta pelo conjunto dos professo-
res inscritos nos programas de pós-graduação nas áreas de antropologia e
arqueologia, ciência política e relações internacionais e sociologia. O ma-
terial utilizado é parte de uma pesquisa mais geral, centrada no problema
da multiplicidade de critérios, princípios de hierarquização e legitimação a
partir dos quais se denem os diferentes valores dos títulos escolares e suas
possibilidades de retribuição e reconversão prossional. A questão geral
de trabalho está centrada, portanto, na ambivalência dos títulos escolares
enquanto certicação técnica e social de competência e seus efeitos para
as modalidades de realização das carreiras universitárias em suas relações
com o problema da autonomia do campo cientíco e universitário. Nesta
perspectiva, a constituição do mercado e as diferentes possibilidades de
inserção prossional na condição de professor de ensino superior no Brasil
estão associadas a múltiplas estratégias individuais e coletivas, base para a
homologia entre a hierarquia de diplomas e a de postos de trabalho.
Como já destacado, não estão em pauta o conjunto dos professores de
ciências sociais no Brasil, mas apenas uma de suas frações, aquela mais di-
retamente vinculada aos programas de pós-graduação. O objetivo desta in-
cursão inicial é destacar as relações entre os trajetos escolares – apreendidos
pelas instituições de graduação, mestrado e doutorado – e os destinos pro-
ssionais. Como se trata de uma primeira exploração, não são focalizados
os níveis e as modalidades de circulação internacional, mas apenas as as-
sociações mais gerais entre os locais de obtenção de títulos de doutorado e
suas relações diferenciais com as dinâmicas especícas de constituição e de
armação da arquitetura das ciências sociais no Brasil3. Se por um lado isso
limita as possibilidades de exploração das relações entre o espaço nacional e
o internacional de formação, escondendo as especicidades que conectam
determinadas áreas e instituições às redes de circulação e de pesquisa, por
outro permite indicar os caminhos a serem trilhados pelas análises futuras.
Em grande medida, o esforço inicial busca conectar as transformações no
3 As políticas de fomento à formação no exterior se transformam ao longo do tempo, implicando possibilidades
e modalidades distintas de circulação internacional, as quais variam de acordo com o ano de titulação.
Como a exploração geral aqui apresentada considera apenas a formação plena no exterior como indicador,
subdimensiona as modalidades de formação no exterior que passam a ganhar força a partir dos anos 2000.
Para um panorama geral dessas mudanças, ver Coradini, 2000.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT