Um estudo da mulher no processo educativo medieval do século IX: reflexões sobre o manual de Dhuoda

AutorTerezinha Oliveira a - Ana Paula dos Santos Viana
CargoPhD em História e Filosofia da Educação pela USP. Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil ? E-mail: teleoliv@gmail.com - Pedagoga, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação: História e Historiografia da Educação pela ...
Páginas274-293
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 52, 2018, e55140
ISSN 2178-4582.
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2018.55140
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Artigo Original
Acesso Aberto
Um estudo da mulher no processo educativo medieval do século IX:
reflexões sobre o manual de Dhuoda
A study of women in the medieval educational process of the ninth century:
reflections on the Dhuoda’s manual
Un estudio de la mujer en el proceso educativo medieval del siglo IX:
reflexiones sobre el manual de Dhuoda
Terezinha Oliveira a ; Ana Paula dos Santos Viana b
a PhD em História e Filosofia da Educação pela USP. Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho. Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil E-mail: teleoliv@gmail.com
b Pedagoga, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação: História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de
Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil E-mail: ana_psviana@hotmail.com
Resumo: O obj etivo desse artigo é refletir so bre o lugar da mulher no processo educativo medieval do século IX. Este
estudo pauta-se no âmbito da história da educação e será feito segundo reflexões do Manual La educación cristiana de
mi hijo, de Dhuoda (c. 800-843). A autora foi uma mãe pertencente à nobreza, de origem germânica, que viveu no período
da dinastia carolíngia. A proposta é evidenciar, com o escrito dessa mulher ‘educadora’ o lugar do feminino na educação
medieval do século IX. Ao prezar pela for mação humana e intelectual de seu filho, Dhuoda redige o Manual
fundamentando-se nos escritos clássicos de sua época. Nesse sentido, a proposta é evidenciar que neste período havia
uma preocupação com a educação da criança e, no caso da nobreza, essa ‘função’ era femi nina.
Palavras-chave: Dhuoda. Manual. Mulher. Processo educativo medieval.
Abstract: The aim of this paper is to reflect on the place of women in the medieval educational process of the ninth
century. This study is based on the history of education and will be done according to reflections of the Manual Christian
education of my son, by Dhuoda (c. 800-843). The author was a mother belonging to the nobility, of Germanic origin,
who lived in the period of the Carolingian dynasty. The propo sal is to show, with the writing of this woman 'educator',
the place of the feminine in medieval education of the ninth century. In cherishing the human and i ntellectual formation
of his son, Dhuoda writes the Manual based on the classic writings of his time. In this sense, the prop osal is to show that
in this period there was a concern with the education of the child and, in the case of the nobility, this 'function' was female.
Keywords: Dhuoda. Manual. Woman. Medieval Educative Process.
Resumen: El propósito de este artículo es reflexionar sobre el lugar d e las mujeres en el proceso educativo medieval del
siglo IX. Este estudio se basa en la historia de la educación y se realizará de acuerdo con las reflexiones del Manual La
educación cristiana de mi hijo, por Dhuoda (c. 800-843). La autora era una madre perteneciente a la nobleza, de origen
germánico, que vivió en el período de la dinastía carolingia. La propuesta es mostrar, con la escritura de esta 'educadora',
el lugar de lo femenino en la educación medieval del siglo IX. Al apreciar la formación hu mana e intelectual de su hijo,
TEREZINHA DE OLIVEIRA E ANA PAULA DOS SANTOS VIANA
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Dhuoda escribe el Manual basado en los escritos clásicos de su tiempo. En este se ntido, la propuesta es mostrar que en
este período hubo una preocupación con la educación del niño y, en el caso de la nobleza, esta " función" era femenina.
Palabras clave: Dhuoda. Manual. Mujer. Proceso educativo medieval.
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MEDIEVAL DE AUTORIA FEMININA
Estudar a educação de épocas anteriores ao tempo presente, em especial, as questões e
preocupações presentes no escrito de Dhuoda se justifica, a nosso ver, por permitir conhecer e refletir
acerca da mulher e da sociedade em suas características fundamentais no curso da história.
Cumpre observar que a História e a História da Educação pautam este estudo, em que
tomamos como referência os pressupostos teórico-metodológicos da História Social sob a perspectiva
da longa duração preconizada por Braudel1.
Estudar e refletir sobre ‘ser mulher’ nos mais variados tempos históricos designa um
movimento histórico que há décadas vem despertando o interesse de pesquisadores. Esta disposição,
certamente, pode ser entendida e contextualizada dentro da própria história dos movimentos
feministas que, dentre outros aspectos, assinalaram a necessidade de a mulher ser vista como sujeito
histórico e, por conseguinte, como possível objeto de estudo.
Longe de esgotar a discussão acerca destes movimentos e seus desdobramentos, a ‘história
das mulheres’ faz parte desse processo buscado com afinco pelos movimentos feministas no século
XIX e XX (PERROT, 1995; ROIZ, 2008; PINTO, 2010). Percebemos, com esses autores, que a
mulher não somente tem história, como faz e fez história, haja vista, por exemplo, a conquista do
direito ao voto, a inserção no mercado de trabalho (carreira profissional), direitos buscados por
aqueles movimentos e que culminaram, nesse campo de pesquisa. Desse modo, observamos que a
‘história das mulheres’ é, na atualidade, um campo de pesquisa consolidado universalmente nas
universidades, ainda que em cada país haja particularidades e níveis diferenciados de aceitação e
desenvolvimento deste campo. Os movimentos feministas, em linhas gerais, partem do pressuposto
1 Essa perspectiva de longa duração nos permite, estando no presente, estudar e refletir sobre temas oriundos do passado,
mas que, guardadas as devidas proporções, nos inquietam e são pertinentes de ser analisado por po ssibilitar pensar nas
rupturas e permanências com questões atuais, como o papel da mulher, haja vista que “[...] essa duração social, esses
tempos múltiplos e contraditórios da vida dos homens, que não são apenas a substância do passado, mas também o estofo
da vida social atual. Uma razão a mais para assinalar com vigor, no debate que se instaura entre todas as ciências do
homem, a importância, a utilidade da história, ou, antes, da dialética da duração, tal como ela se desprende do mister, da
observação repetida do historiador; pois nada é mais importante, a nosso ver, no centro da realidad e social, do que essa
oposição viva, íntima, repetida indefinidamente entre o instante e o tempo lento a escoar -se” (BRAUDEL, 2011, p. 43).
Como citar o artigo:
OLIVEIRA, Terezinha. VIANA, Ana Paula dos Santos. Um estudo da mulher no processo educativo medieval do
século IX: reflexões so bre o Ma nual de Dhuoda. Revista de Ciências Humanas, v.52, 2018. DOI: 10.5007/2178-
4582.2018.55140

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