Uma leitura interdisciplinar de imagem em movimento referente ao documentário 'O Maciço

AutorSandra Iris Sobrera Abella, Rafael Raffaelli
CargoGraduada em Psicologia, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. - Professor do Departamento do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento do Curso de Graduação em Cinema e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFSC
Páginas129-145
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 129-145, jan/jun. 2010
Uma leitura interdisciplinar de imagem em movimento referente ao
documentário “O Maciço”
An interdisciplinary reading of moving image about the
documentary "O Maciço"
Sandra Iris Sobrera Abella1
Rafael Raffaelli2
RESUMO
Este artigo consiste em uma leitura do documentário “O Maciço”, o qual tem como
tema as comunidades que habitam o maciço do Morro da Cruz em Florianópolis, a
partir de uma perspectiva de leitura de imagem em movimento que considera o
conteúdo da obra, ao mesmo tempo que sua forma, e assim os elementos que
constituem o que se pode denominar de linguagem audiovisual. No processo de
leitura, buscou-se estabelecer uma visão interdisciplinar, buscando abranger
diversos aspectos presentes no filme que se referem a diferentes campos do
conhecimento, buscando um diálogo entre os mesmos. Assim, buscou-se
compreender, partindo dos elementos do filme, como a forma em que o tema foi
trabalhado e as escolhas formais feitas permitem produzir alguns efeitos de sentido
nos telespectadores direcionando significações, tendo em vista o aspecto
compartilhado de produção de sentidos, devido à inserção dos espectadores em
uma mesma cultura, de modo geral.
Palavras-chave: Cinema. Significação. Leitura de imagem em movimento. Cultura.
ABSTRACT
This article consists of a reading of the documentary "O Maciço", which has as its
theme the communities that inhabit the massive Morro da Cruz in Florianopolis, from
a perspective of reading the moving image to view the content of the work, the while
its shape, and thus the elements that constitute what might be called the audiovisual
language. In the process of reading, we attempted to establish a interdisciplinary
approach, seeking to cover various aspects in a film that refer to different fields of
knowledge, seeking a dialogue between them. Thus, we sought to understand, from
the elements of the film, the way in which the theme was worked and the formal
choices made can produce some effects of meaning in directing viewers meanings in
view the aspect of shared meaning production due the insertion of the spectators in
the same culture in general.
Word keys: Movies. Meaning. Reading the moving image. Culture.
1 Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. sobrera@hotmail.com
2 Professor do Departamento do Curso de Graduação em Psicologia, do Departamento do Curso de
Graduação em Cinema e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da
UFSC. raraffa@terra.com.br
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 129-145, jan/jun. 2010
1 INTRODUÇÃO
Este artigo visa analisar e estabelecer reflexões a partir do documentário “O
Maciço”3, cuja temática se debruça sobre as 17 comunidades que habitam o maciço
do Morro da Cruz em Florianópolis, o qual, por sua vez, localiza-se em uma posição
geograficamente central na Ilha de Santa Catarina, embora socialmente periférica,
focalizando diversos aspectos da realidade concreta seus moradores. Tal análise é
aqui realizada a partir de uma perspectiva de leitura de imagens em movimento que
considera o conteúdo da obra, ao mesmo tempo que a forma, e assim ambos os
aspectos que constituem o que se pode denominar de linguagem fílmica. Portanto,
parte-se do pressuposto de que as escolhas feitas na produção do filme com relação
às formas específicas de filmagem do tema focalizado (no caso, os
enquadramentos, os planos, e outros aspectos técnicos) em que o filme é produzido,
comunicam e permitem promover certas produções de sentido ou efeitos
psicológicos nos telespectadores, de modo geral, tendo em vista o fato de que tais
códigos são culturalmente compartilhados permitindo a comunicação e, portanto, tais
efeitos e significações tendem a aparecer. Esta consideração pode ser feita partindo
do pressuposto de que, embora possa-se afirmar a existência de uma característica
de abertura na obra de arte de modo geral, a obra não é totalmente aberta na
medida em que os diversos tipos de elementos presentes direcionam, de certa
forma, os espectadores para que sigam determinados caminhos interpretativos, que
fazem parte dos objetivos traçados para o filme pelo diretor e outros profissionais do
cinema. No entanto, não se está aqui afirmando que os sentidos que os
espectadores produzirão em sua relação com o filme sejam completamente
determinados e fechados, mas que, tendo em vista o aspecto de singularidade
característicos dos sujeitos, sempre há a possibilidade da produção de sentidos
diferentes dos previstos, relacionada com a criatividade e inventividade do processo
de significações frente a qualquer espécie de obra artística, o que não se restringe à
3 Créditos do filme: Equipe: Direção: Pedro MC; Roteiro: Luciano Burin; Entrevistas: Karen C.
Rechia; Produção: Karen C. Rechia e Pedro MC; Assistente de Produção: Shaumi Wolmer;
Fotografia: Diego Canarin e Pedro MC; Som direto: Douglas Vianna; Montagem e Animação: Yannet
Briggiler; Edição de Som: Rodrigo Amboni; Decupagem: Marcelo Silva e Shaumi Wolmer; Produção:
Sizânia Filmes; Co-produção: Omago Arte Visual; Apoio Equipamento: FUNCINE. Fonte:
www.overmundo.com.br/overblog/documentario_macico-ilumina-morros-da-ilha.

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