Unidades de equivalência na prestação de serviços e o caso das telecomunicações

AutorFlávia Renata de Souza - Altair Borgert
CargoMestra em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina - Doutor em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas92-113
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2016v13n30p92
92
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.13, n. 30, p. 92- 113.
set./dez. 2016
Unidades de equivalência na prestação de serviços e o caso das
telecomunicações
Equivalent units in services and the telecommunications sector
Unidades equivalentes en la prestación de servicios y el sector de las telecomunicaciones
Flávia Renata de Souza
Mestra em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de
Santa Catarina
Endereço: Rua Adelino Boschetti Mateus, nº 49, Bairro Picadas do Sul
CEP: 88106-120 São José/SC Brasil
E-mail: flarenatasouza@hotmail.com
Telefone: + 55 (48) 8427-9990
Altair Borgert
Doutor em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
Endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n, Centro Socioeconômico, Bairro
Trindade
CEP: 88040-900 Florianópolis /SC Brasil
E-mail: altair@borgert.com.br
Telefone: +55 (48) 3721-6671
Artigo recebido em 30/03/2016. Revisado por pares em 15/08/2016. Reformulado em
15/09/2016. Recomendado para publicação em 30/09/2016 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 17/12/2016.
Unidades de equivalência na prestação de serviços e o caso das telecomunicações
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ISSN 2175-8069, UFSC, Florianopolis, v. 13, n. 30, p. 92-113, set./dez. 2016
Resumo
O objeto de estudo é uma prestadora de serviços de telecomunicações que utiliza uma unidade
de medida de produção denominada Unidade de Rede - UR. Assim, apresentam-se os
resultados com base no tempo, comparativamente à medida utilizada pela empresa. Desta
forma, com a aplicação da ferramenta solver, a empresa passa a ter novas formas de mensurar
a produção. As análises resultam em melhoria da distribuição inicial (UR e tempo) e fornecem
valores mais acurados, que auxiliam na atribuição dos equivalentes de produção. Conclui-se
que a utilização de ferramentas estatísticas, em especial o Solver ou ferramentas análogas,
pode auxiliar no processo de gestão da produção em empresas prestadoras de serviços de
telecomunicações. Por meio da aplicação foi possível reduzir a arbitrariedade presente na
atribuição de equivalentes de produção às atividades.
Palavras-chave: Equivalência da produção. Prestação de serviços. Análise estatística.
Abstract
The study case is a telecommunication provision service which uses a production
measurement unity denominated Network Unit NU. Thus, the results are presented based on
the time comparatively to the measurement used by the enterprise. In this way, with the solver
tool application the enterprise has got new ways to measure the production. The analysis
result in improvement in the initial distribution (UR and time) and provides more accurate
values, which aid in the equivalent production attributions. It is concluded that the statistic
tool used, especially the Solver or analog tools, can aid the production management process
in telecommunication provision service enterprises.
Through the application was possible to reduce the arbitrariness present on the equivalent
production attributions to activities.
Keywords: Production Equivalence. Provision services. Statistical analysis.
Resumen
El objeto de estudio es un proveedor de servicios de telecomunicaciones utilizando una
unidad de medida de producción llamada Unidad de red - UR. Por lo tanto, se presentan los
resultados en función del tiempo, en comparación con la medida utilizada por la empresa.
Por lo tanto, la aplicación de la herramienta Solver, la compañía tendrá nuevas formas de
medir la producción. Los análisis dan como resultado en la mejora de la distribución inicial
(UR y tiempo) y proporcionan valores más precisos, que ayudan en la asignación de
equivalente de producción. Se concluye que el uso de herramientas estadísticas, en particular
Solver o herramientas similares puede ayudar en el proceso de gestión de la producción para
los proveedores de las empresas de servicios de telecomunicaciones. A través de la
aplicación fue posible reducir esta arbitrariedad en la asignación de la producción
equivalente a esas actividades.
Palabras clave: Producción de equivalencia. Prestación de servicios. Análisis estadístico.
1 Introdução
A gestão de custos frequentemente se depara com a complexidade dos processos
produtivos em empresas multiprodutoras e apresenta dificuldades para o rateio dos custos
indiretos (LEVANT; DE LA VILLARMOIS, 2001; MOROZINI et al., 2006; DE LA

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