Universidade Estadual de Campinas - Conselho Universitário

Data de publicação18 Setembro 2021
SeçãoCaderno Executivo 1
sábado, 18 de setembro de 2021 Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 131 (181) – 47
d) Aberturas de Processo Seletivo Sumário – nos termos da
Deliberação CAD-A-03/2018 – Carreira MST – Aprovadas
13-D-15061/2021 – Cotil – Abertura de processo seletivo
sumário para realizar a contratação emergencial de 01 docente
– nível inicial da Carreira MST – jornada de 30 horas semanais –
Departamento de Infraestrutura e Tecnologia – em substituição
parcial ao Prof. Augusto César da Silveira, enquanto perdurar
o mandato para a função de Diretor Executivo de Ensino
Pré-Universitário, conforme Parecer CVD-37/21 e Informação
PRDU-50/21. 12-D-18798/2021 – Cotuca – Abertura de processo
seletivo sumário para realizar a contratação emergencial de 01
docente – nível inicial da Carreira MST – jornada de 20 horas
semanais – Departamento de Mecânica – em substituição a
docente afastado por licença-saúde, enquanto perdurar o afasta-
mento, conforme Parecer CVD-39/21 e Informação PRDU-62/21.
12-D-14967/2021 – Cotuca – Abertura de processo seletivo
sumário para realizar a contratação emergencial de 01 docente
– nível inicial da Carreira MST – jornada de 40 horas semanais
– Departamento de Enfermagem – em substituição a docente
que usufruirá licença-gestante, conforme Parecer CVD-38/21 e
Informação PRDU-59/21.
e) Retificação de Deliberação CAD – Carreira MST – Apro-
vada12-P-15119/2021 – Cotuca – Retificação da Deliberação
CAD-278/21, onde constou: “Atribuição de 01 (uma) vaga e
respectivos recursos para abertura de processo seletivo público
(...)”, constar: “Descontingenciamento da vaga nº 156 e respec-
tivos recursos para abertura de processo seletivo público (...)”,
– conforme Parecer CVD-40/21.
Carreira Paepe
a) Abertura de Concurso Público – Aprovados
01-P-15227/2021 – DGA – Descontingenciamento de recur-
sos no valor de R$6.291,73 para realizar a contratação com
abertura de concurso público de 01 (um) Contador – referência
S1-A – jornada de 40 horas semanais – em vaga nº 87 oriunda
da aposentadoria de servidora, com recursos provenientes de
desligamentos de servidores que ocupavam as vagas nºs 134
e 390, conforme Parecer CVND-89/21, Despachos CVND-11 e
16/21 e Despacho GPAEPE-10/21. 01-P-21838/2021 – DGA –
Descontingenciamento de recursos no valor de R$6.291,73 para
realizar a contratação com abertura de concurso público de 01
(um) Profissional para Assuntos Administrativos – perfil Analista
de Comércio Exterior – referência S1-A – jornada de 40 horas
semanais – em vaga nº 15 oriunda de aposentadoria de servi-
dora, com recursos provenientes de desligamentos de servidores
que ocupavam as vagas nºs 361 e 53, conforme Parecer CVND-
84/21, Despachos CVND-10 e 15/21 e Despacho GPAEPE-09/21.
01-P-17451/2021 – DGRH – Descontingenciamento de recursos
no valor de R$6.291,73 para realizar a contratação com aber-
tura de concurso público de 01 (um) Profissional da Tecnologia,
Informação e Comunicação – referência S1-A – jornada de
40 horas semanais – em substituição a servidor desligado em
16.08.20 (referência S1-A, segmento superior), conforme Parecer
CVND-98/21.
b) Aproveitamento de Candidato de Concurso Público –
Aprovados
16-P-23224/2021 – BCCL – Descontingenciamento de
recursos no valor de R$6.291,73 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-71/18) de 01
(um) Bibliotecário – referência S1-A – jornada de 40 horas
semanais – em substituição a servidora desligada em 10.06.19
(referência S1-D, segmento superior), conforme Parecer CVND-
90/21. 36-P-15635/2021 – FCA – Descontingenciamento de
recursos no valor de R$6.291,73 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-71/18) de 01
(um) Bibliotecário – referência S1-A – jornada de 40 horas
semanais – em substituição a servidora desligada em 27.05.21
(referência S1-B, segmento superior), conforme Parecer CVND-
91/21. 04-P-18873/2021 – FEA – Descontingenciamento de
recursos no valor de R$3.336,67 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-70/18) de 01
(um) Técnico Químico – referência M1-A – jornada de 40 horas
semanais – em substituição a servidor desligado em 20.01.20
(referência M1-B, segmento médio), conforme Parecer CVND-
93/21. 04-P-18874/2021 – FEA – Descontingenciamento de
recursos no valor de R$3.336,67 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-70/18) de
01 (um) Técnico Químico – referência M1-A – jornada de 40
horas semanais – em substituição a servidora desligada em
02.01.20 (referência M1-B, segmento médio), conforme Parecer
CVND-92/21. 04-P-18871/2021 – FEA – Descontingenciamento
de recursos no valor de R$3.336,67 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-69/18) de
01 (um) Profissional para Assuntos Administrativos – perfil
Técnico em Administração – referência M1-A – jornada de 40
horas semanais – em vaga nº 128 oriunda de desligamento de
servidor, conforme Parecer CVND-87/21, Despachos CVND-07
e 14/21 e Despacho GPAEPE-12/21. 04-P-18872/2021 – FEA
– Descontingenciamento de recursos no valor de R$6.291,73
para realizar a contratação com aproveitamento de concurso
público (Edital-76/18) de 01 (um) Profissional para Assuntos
Administrativos – perfil Analista de Recursos Humanos – refe-
rência S1-A – jornada de 40 horas semanais – em vaga nº
138 oriunda de desligamento de servidor, conforme Parecer
CVND-86/21, Despachos CVND-06 e 13/21 e Despacho GPA-
EPE-11/21. 03-P-17035/2021 – FEM – Descontingenciamento
de recursos no valor de R$3.336,67 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-69/18) de 01
(um) Profissional para Assuntos Administrativos – perfil Técnico
em Administração – referência M1-A – jornada de 40 horas
semanais – em substituição a servidora desligada em 01.06.21
(referência M2-A, segmento médio), conforme Parecer CVND-
94/21. 15-P-18176/2021 – HC – Descontingenciamento de
recursos no valor de R$15.780,96 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-02/20) de 02
(dois) Plantonistas – Médicos em Medicina Intensiva – módulo
I-A – carga horária mínima de 72 horas – em substituição a
servidores desligados em 20.04.21 e 11.06.21, conforme Parecer
CVND-96/21. 09-P-20777/2021 – IFCH – Descontingenciamento
de recursos no valor de R$3.336,67 para realizar a contratação
com aproveitamento de concurso público (Edital-69/18) de 01
(um) Profissional para Assuntos Administrativos – perfil Técnico
em Administração – referência M1-A – jornada de 40 horas
semanais – em substituição a servidora desligada em 06.07.21
(referência M1-A, segmento médio), conforme Parecer CVND-
100/21. 01-P-21591/2021 – PROEC – Descontingenciamento de
recursos no valor de R$3.336,67 para realizar a contratação com
aproveitamento de concurso público (Edital-69/18) de 01 (um)
Profissional para Assuntos Administrativos – perfil Técnico em
Administração – referência M1-A – jornada de 40 horas sema-
nais – em substituição a servidor desligado em 17.05.21 (refe-
rência M1-A, segmento médio), conforme Parecer CVND-95/21.
c) Aproveitamento de Candidato de Concurso Público –
Homologada aprovação ad referendum do Magnífico Reitor
13-P-17572/2021 – Cotil – Descontingenciamento de recur-
sos no valor de R$6.291,73 para realizar a contratação com
aproveitamento de concurso público (Edital-101/19) de 01 (um)
Profissional da Tecnologia, Informação e Comunicação – perfil
Analista de Desenvolvimento de Sistemas – referência S1-A
– jornada de 40 horas semanais – em vaga nº 60 oriunda de
aposentadoria de servidor, com recursos provenientes de des-
ligamento e do quadro de vagas do Colégio, conforme Parecer
CVND-101/21, Despachos CVND-04 e 12/21, Informação GPAE-
PE-08/21 e Despacho do Reitor-608/21.
d) Alteração de Jornada de Trabalho – Aprovados
27-P-16683/2019 – Caism/HC – Descontingenciamento de
recursos no valor de R$3.303,11 do quadro de vagas do HC
para realizar a extensão de jornada de trabalho de 12 para 24
horas semanais do servidor Wilmar Azal Neto – Médico Urolo-
09h00 - Hora máxima para entrada no ambiente on-line
- NÃO SERÁ ADMITIDO O CANDIDATO QUE SE APRESENTAR
APÓS O HORÁRIO ESTABELECIDO.
Usando as ferramentas da Gsuite Google: Meets, Forms,
Classroom. Os detalhes de acesso serão divulgados por meio
eletrônico na véspera da aplicação de cada prova. O candidato
deve ter acesso ao material informático conectado com câmera
e microfone.
6. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ALCKMIN-CARVAHO, F.; MELO, M. H. S. (2018) Anorexia
nervosa na adolescência: avaliação e tratamento sob a pers-
pectiva analítico-comportamental. In: Ana Karina C. R. de Farias;
Flávia Nunes Fonseca; Lorena Bezerra Nery. (Org.). Teoria e
formulação de casos em análise comportamental clínica. 1ed.
Porto Alegre: Artmed, v. 1, p. 145-164.
ASSUMPÇÃO JR, F.B. (2018) Entrevista Clinica In: ASSUMP-
ÇÃO JR, F.B.; KUCZYNSKI E. Tratado de Psiquiatria da Infância e
da Adolescência 3. ed. São Paulo: Atheneu, v. 1. 1228p, capítulo
17, p. 161-168.
CASTANHO, P. (2014) Sobre como trabalha um analista ao
coordenar um grupo. Vínculo (São Paulo), v. 11, p. 41-52. Aces-
sível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/vinculo/v11n2/n2a06.pdf
COLOMBO, E. R.; ANTÚNEZ, A. E. A. (2018) Ateliê de
desenho de livre expressão com crianças acolhidas: reflexões a
partir da Fenomenologia da Vida. Revista de cultura e extensão
- USP, v. 19, p. 59-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.
v19i0p59-72
DEBIEUX-ROSA, M.; ESTÊVÃO, I. R. ; BRAGA, A. P. M. (2017)
Clínica Psicanalítica Implicada: Conexões com a cultura, a
sociedade e a política. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 22,
p. 359-369.
DUNKER, C.I.L., Paulon, C.P. & Milan-Ramos (2016) “Pers-
pectivas históricas em Análise do Discurso In: Análise psicana-
lítica de discursos: perspectivas lacanianas. São Paulo: Estação
das Letras e Cores, cap. 1, p. 48-103.
GURSKI, R; Pereira, M. R. (Orgs.). Quando a psicanálise escu-
ta a socioeducação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.
KUPERMANN, D. (2009) Sobre a produção psicanalítica e
os cenários da universidade. Psico (PUC – RS), v.40, p.300-307.
DE ALMEIDA SAMPAIO, THIAGO PACHECO; JORGE, RENÊ
CABRAL; MARTINS, DANIEL SANTOS; GANDARELA, LUCAS MAR-
QUES; HAYES-SKELTON, SARAH; BERNIK, MÁRCIO ANTONINI;
LOTUFO-NETO, FRANCISCO . Efficacy of an acceptance-based
group behavioral therapy for generalized anxiety disorder.
DEPRESSION AND ANXIETY, v. 1, p. 1-15, 2020.
MORETTO, M.L.T. (2019) O que pode um analista na
Unviversidade? In: MORETTO, M.L.T. Abordagem psicanalítica
do sofrimento nas instituições de saúde. Sao Paulo: Zagodoni,
p. 122 a 142.
MOTTA, I. F. (2018) A capacidade para a Esperança In: Ivo-
nise Fernandes da Motta, Anna Silvia Rosal de Rosal, Claudia
Yaisa Gonçalves da Silva . ( Oeg.) Psicologia Relações com o
Contemporâneo. São Paulo: Idéias e Letras, 2018, p. 303- 312.
OSHIRO, C. K. B.; KANTER, J. W. ; MEYER, S. B. (2012) A
single-case experimental demonstration of Functional Analytic
Psychotherapy with two clients with severe interpersonal proble-
ms. International journal of behavioral and consultation therapy,
v. 7, p. 111-116, 2012.
RIBEIRO, MARINA F. R.. DA IDENTIFICAÇÃO PROJETIVA AO
CONCEITO DE TERCEIRO ANALÍTICO DE THOMAS OGDEN: UM
PENSAMENTO PSICANALÍTICO EM BUSCA DE UM AUTOR. Ágora
( PPGTP/UFRJ), v. 23, p. 57-65, 2020.
RODRIGUES, A.L. (2020) Psicologia da Saúde - hospitalar:
abordagem psicossomática. Barueri, São Paulo, Editora Manole,
p. 2 a 48.
ROSA, M. D.. (2004) A pesquisa psicanalítica dos fenôme-
nos sociais e políticos: metodologia e fundamentação teórica.
Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 2, n.2, p. 329-348.
SAFRA, GILBERTO. Psicologia Clínica e Interdisciplinaridade.
In: Andres Antúnez & Gilberto Safra. (Org.). Psicologia Clínica da
Graduação à Pós-Graduação. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2018,
v. 1, p. 367-370.
SEI, M. B.; GOMES, I. C. (2017) Caracterização da clientela
que busca a psicoterapia psicanalítica de casais e famílias.
Revista de psicologia: teoria e prática (ONLINE)., v.19, p.70 - 83.
TARDIVO, L. S. L. P. C. (2013) O Procedimento de Desenhos-
-Estórias na expressão e na compreensão de vivências emo-
cionais. In: Walter Trinca. (Org.). Formas Compreensivas de
Investigação Psicológica: Procedimento de Desenhos-Estórias
e Procedimento de Desenhos de Família com Estórias. 1ed.São
Paulo: Vetor Editora, v. 1, p. 145-168.
7. REQUISITOS PARA MATRÍCULA DOS APROVADOS
Os candidatos aprovados deverão apresentar, obrigatoria-
mente, no ato de sua matrícula cópia autenticada, ou cópia sim-
ples acompanhada do original, dos documentos apresentados
na inscrição para seleção.
Para a efetivação da mesma maiores informações serão
divulgadas na ocasião.
O não cumprimento da efetivação da matrícula pelo candi-
dato implicará em perda da vaga.
Matrícula por procuração: Os formulários devem ser obri-
gatoriamente assinados pelo candidato ou por seu procurador.
A procuração e a documentação precisam ser reconhecidas em
cartório.
Duvidas: Consultar Regulamento do Programa de Pós-
-Graduação em Psicologia Clínica no site: Clique aqui - (Pós-
-Graduação - Regimento e Normas)
Site do Programa: http://www.ip.usp.br/pospsc
Universidade Estadual
de Campinas
CONSELHO UNIVERSITÁRIO
CÂMARA DE ADMINISTRAÇÃO
Deliberações da 370ª Sessão Ordinária de 14.09.21
Carreira Docente
a) Alteração Temporária de Regime de Trabalho – Carreira
MS – Aprovada
36-P-29347/2015 – Leandro Pereira de Moura – FCA – Prof.
Dr. – nível MS-3.1 – RDIDP para RTC – por 04 anos – PP/QD.
b) Admissão – Carreira MST – Aprovada
13-P-7097/2019 – Clériston Mateus do Nascimento – Cotil
– Professor – categoria MST-II – nível G – em jornada de 30
horas.
c) Aberturas de Processo Seletivo Sumário – nos termos da
Deliberação CAD-A-03/2018 – Carreira MS – Aprovadas
02-P-12478/2021 – FCM – Abertura de processo seletivo
sumário para realizar a contratação emergencial de 01 (um) Prof.
Dr. – nível MS-3.1 – RTP – área de Linguagem – Departamento
de Desenvolvimento Humano e Reabilitação – em substituição a
docente que usufruirá licença-gestante, conforme Parecer CVD-
35/21 e Informação PRDU-GQDOC-55/21. 02-P-20426/2021
– FCM – Abertura de processo seletivo sumário para realizar a
contratação emergencial de 01 (um) Prof. Dr. – nível MS-3.1 –
RTP – área de Medicina Interna e Semiologia – Departamento
de Clínica Médica – em substituição a docente desligado em
01.02.21, conforme Parecer CVD-36/21 e Informação PRDU-
-GQDOC-56/21.
rosto, contendo nome, título (Memorial) local e ano. Sumário:
enumeração das seções na mesma ordem e grafia em que
aparecem no documento. Corpo do Memorial: um cabeçalho
com o título e os dados subdivididos em seções apresentadas
na forma narrativa, podendo incluir: Formação: Graduação,
Pós-Graduação, indicar tema de Trabalho de Conclusão de
Curso - TCC, monografia, dissertação, etc., a instituição onde
concluiu o grau acadêmico e o nome do orientador. Formação
Complementar: outros cursos relevantes para a formação aca-
dêmica e, em especial, na consolidação da área ou do projeto
de pesquisa. Idiomas (indicar com franqueza e razões o grau de
domínio). Atividades docentes: aulas e/ou cursos ministrados,
orientações de dissertações, monografias, estagiários, bolsistas
de iniciação científica ou aperfeiçoamento. Atividades de Pes-
quisa: indicar participação em projetos de iniciação científica e
similares, bem como experiências comprovadas com pesquisa e
participação em grupos de estudos. Citar atividades de pesquisa
citando Linhas de pesquisas atuais, Projetos desenvolvidos e em
desenvolvimento, obtenção de bolsas/auxílios em instituições de
fomento à pesquisa. Produção científica: artigos em periódicos
nacionais e internacionais arbitrados, livros, capítulos de livro,
organização de livro. Trabalhos completos em anais de eventos
científicos. Participação em mesas redondas, colóquios (mode-
rador ou debatedor), coordenação (mesas redondas, sessões de
temas livres ou posters, cursos ou conferências), participação
como conferencista ou palestrante, participação em comissões
organizadoras e/ou científicas.
Conclusão: Síntese e perspectivas futuras.
O que será avaliado no Memorial
Exposição do percurso de formação do candidato até o
momento
Explicitação de momentos significativos na formação aca-
dêmica e na formação como pesquisador
Apresentação da relação entre o percurso e a intenção de
ingresso no Programa, com a contextualização e a justificativa
do problema de pesquisa que consta no Projeto de Pesquisa
entregue no ato de inscrição.
Capacidade de organizar as ideias com clareza, objetividade
e perspectiva crítica: redação e linguagem.
Sugestão de roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa
O Projeto de Pesquisa deverá ser apresentado de forma
clara e resumida, e ocupar, no máximo, 20 páginas digitadas
em espaço duplo. Deverá apresentar: Título, Resumo, Introdu-
ção (problemática) e Justificativa, com síntese da Bibliografia
fundamental (os principais autores que já trataram do assunto
e o estado da arte a respeito do tema); Objetivos; Método;
Forma de análise dos resultados; Análise dos aspectos éticos;
Plano de Trabalho e Cronograma de sua execução; Referências
Bibliográficas. Na última página deve-se indicar explicitamente
a linha de pesquisa do Programa na qual o Projeto está inserido
e o orientador pretendido.
O que será avaliado no Projeto de Pesquisa
Apresentação da justificativa e relevância do problema de
pesquisa apresentado para a comunidade científica
Apresentação de fundamentação teórica para abordar o
tema escolhido
Apresentação dos objetivos de modo claro e factível
Apresentação do método e viabilidade do mesmo
Apresentação dos procedimentos para análise de resultados
Capacidade de organizar as ideias com clareza, objetividade
e perspectiva crítica: redação e linguagem
4.3. PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS E REFLEXÃO
SOBRE O CAMPO DA PSICOLOGIA CLÍNICA
Visa avaliar a capacidade do candidato em problematizar
e focar temas de pesquisa, possibilidade de por em diálogo
questões de pesquisa com a literatura da área, tematização de
questões metodológicas e epistemológicas, domínio da referên-
cia teórica que embasará a pesquisa do candidato.
A prova será realizada por meio das ferramentas da Gsuite
Google: Meets, Forms, Classroom. Os detalhes de acesso serão
divulgados por meio eletrônico na véspera da aplicação da
prova. O candidato deverá permanecer conectado ao longo da
realização da prova por meio de câmara e microfone.
O que será avaliado na Prova Escrita de Conhecimentos e
Reflexão sobre o Campo da Psicologia Clínica
A prova avaliará o domínio científico e teórico na área, o
potencial da escrita, a adequação ao que é solicitado e a refle-
xão crítica. Espera-se que o candidato tenha domínio da pers-
pectiva teórica de sua pesquisa e que seu projeto esteja vincula-
do às temáticas dos orientadores credenciados e alinhado com
uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em
Psicologia Clínica. Espera-se que o candidato mostre capacidade
de posicionamento argumentativo, crítico e circunstanciado em
questões atinentes ao campo ético e epistemológico da Psicolo-
gia Clínica. Serão avaliados também o domínio da modalidade
escrita da Língua Portuguesa e a capacidade de organizar as
ideias com clareza e objetividade.
4.4. ARGUIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E DO CURRÍ-
CULO
A arguição do projeto de pesquisa será realizada on-line e
visa a análise da relevância do foco de pesquisa em relação ao
percurso do candidato, contexto sócio cultural e as linhas de pes-
quisa do Programa, e a avaliação da consistência metodológica
do projeto, da possibilidade real do candidato vir a ser orientado
em seu projeto de pesquisa e da capacidade do candidato de
manter diálogo reflexivo com a Banca Examinadora. A arguição
do Currículo busca esclarecer e discutir aspectos do percurso
do candidato, visando investigar a sua consistência e dispo-
nibilidade e implicação em realizar pesquisas e dedicar-se ao
programa de Pós-Graduação de modo consistente ao horizonte
educacional do Programa.
O que será avaliado na Arguição do Projeto de Pesquisa e
do Currículo
A Banca examinará a adequação da apresentação a relação
entre o percurso do candidato e a intenção de ingresso no
Programa, a contextualização e a justificativa do problema de
pesquisa e sua relevância para a comunidade científica, a sufici-
ência da fundamentação teórica preliminar, o encaminhamento
metodológico e a pertinência das referências. A análise do cur-
rículo levará em conta a afinidade da graduação do candidato
com o Programa, a relação entre o percurso do candidato e as
produções científicas apresentadas no currículo, suas atividades
acadêmicas do candidato, participação em eventos científicos,
publicações, sua experiência profissional e experiência em
pesquisa, capacidade do candidato para fazer análise e reflexão
crítica a respeito do próprio currículo até o momento e de sus-
tentação de uma (ou mais) das produções científicas arguída(s)
pela Banca Examinadora.
5. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto
DATA; HORÁRIO; PROGRAMAÇÃO
04.10.2021 - 14h -Divulgação da lista que obtiveram con-
ceito “Suficiente” na Prova realizada pela FFLCH/USP, no site do
Instituto de Psicologia
11 a 20.10.21 - Avaliação, pela Comissão Coordenadora
do Programa, de Histórico Escolar, de Memorial e do Projeto
de Pesquisa
21.10.21 - 15h - Divulgação dos resultados da Avaliação de
Histórico Escolar, de Memorial e do Projeto de Pesquisa
09.11.21 - 09h às 12h (#) - Prova de conhecimentos e refle-
xões sobre o campo da Psicologia Clínica
23.11.21 - Divulgação dos resultados e Convocação para
Arguição de Projeto de Pesquisa e Currículo.
25.11 a 03.12.21 - Arguição do Projeto de Pesquisa e
Currículo
10.12.21 - 14h - Divulgação do Resultado Final.
Fevereiro/2022 - Matrícula – Comunicação será emitida no
site da seleção.
PROVA DO INGLÊS: 16/set/2021
Resultados: 04/out/2021 – No site da Pós-Graduação do
IPUSP
Para obter o calendário completo e os procedimentos para
inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o
edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência
Proficiência em Inglês: http://clinguas.fflch.usp.br/proficien-
cia-ingles
Estão isentos da realização desta prova de proficiência em
inglês aquele(a)s candidato(a)s que apresentem, no ato da ins-
crição, ao menos um dos certificados emitidos pelas instituições
listadas abaixo:
a) TOEFL (Test of English as a Foreign Language), com pon-
tuação mínima de 70 no IBT (Internet Based Test), 523 no PBT
(Paper Based Test) ou 392 no IPT (Institutional Testing Program),
emitidos no período de 2018 a 2021:
b) IELTS (Internacional English Language Testing System),
com pontuação mínima de 5,5 emitidos no período de 2018
a 2021:
c) Cambridge: PET (mínimo B1), FCE, CAE ou CPE, emitidos
em qualquer período.
Se o candidato a Doutorado comprovar que obteve aprova-
ção na prova de proficiência em Inglês para o curso de Mestrado
da Universidade de São Paulo, será dispensado da prova de
Inglês no Doutorado e fará apenas o exame de proficiência em
francês, espanhol, italiano ou alemão, desde que o término do
seu Mestrado tenha ocorrido, no máximo, três anos antes da
inscrição para seleção.
PROFICIÊNCIA EM FRANCÊS
A proficiência em francês poderá ser comprovada por meio
de prova realizada e aplicada pelo Centro Interdepartamental
de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
da USP (CIL-FFLCH-USP), com resultado expresso por meio da
menção “Suficiente” ou “Insuficiente”.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 30 de julho a 30 de agosto/2021
VENCIMENTO DO BOLETO: data limite estipulada no próprio
boleto na hora do preenchimento.
PROVA DO FRANCÊS: 15/set/2021
Resultados: 04/out/2021 – No site da Pós-Graduação do
IPUSP
Para obter o calendário completo e os procedimentos para
inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o
edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência
Proficiência em Francês: http://clinguas.fflch.usp.br/frances-
-proficiencia
Estão isentos da realização desta prova de proficiência em
francês aquele(a)s candidato(a)s que apresentarem, no ato da
inscrição, ao menos um dos certificados emitidos pelas institui-
ções listadas abaixo:
a) Aliança Francesa do Brasil para a CAPES, com pontuação
mínima de 70 pontos, emitidos no período de 2018 a 2021.
b) Aliança Francesa: DALF ou DELF, mínimo = B2, emitidos
em qualquer período
PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL
A proficiência em espanhol poderá ser comprovada por
meio de prova realizada e aplicada pelo Centro Interdeparta-
mental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP), com resultado expresso por
meio da menção “Suficiente” ou “Insuficiente”.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 06 de agosto a 08 de setem-
bro/2021 - Humanidades
VENCIMENTO DO BOLETO: data limite estipulada no próprio
boleto na hora do preenchimento
PROVA DO ESPANHOL: 14/set/2021
Resultados: 04/out/2021 – No site da Pós-Graduação do
IPUSP
Para obter o calendário completo e os procedimentos para
inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o
edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência
Proficiência em Espanhol: http://clinguas.fflch.usp.br/espa-
nholEstão isentos da realização desta prova de proficiência em
espanhol aquele(a)s candidato(a)s que apresentarem, no ato
da inscrição, certificado emitido pela instituição listada abaixo:
a) Instituto Miguel Cervantes, DELE (Diploma de Espanhol
como Língua Estrangeira, com pontuação mínima B2 = apto,
emitido no período de 2018 a 2021. PROFICIÊNCIA EM ALEMÃO
A proficiência em alemão poderá ser comprovada por meio
da apresentação de certificado emitido pela instituição listada
abaixo:
a) Instituto Goethe, com pontuação mínima A2, Fit in Deuts-
ch, emitido no período de 2018 a 2021
PROFICIÊNCIA EM ITALIANO A proficiência em alemão
poderá ser comprovada por meio da apresentação de certificado
emitido pela instituição listada abaixo:
a) Sociedade Dante Alighieri, PLIDA – Progetto Lingua
Italiana Dante Alighieri, mínimo B2, emitido no período de
2018 a 2021.
PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
A proficiência em português para estrangeiros (de nações
não-lusófanas) será avaliada por meio de prova realizada e apli-
cada pelo Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP),
com resultado expresso por meio da menção “Suficiente” ou
“Insuficiente”.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: das 9h do dia 26/08/21 às 17h
do dia 03/09/21
VENCIMENTO DO BOLETO: data limite estipulada no próprio
boleto na hora do preenchimento
PROVA: Prova escrita: dia 10/09 – (pelo Moodle Extensão)
Para obter o calendário completo e os procedimentos para
inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o
edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência
Proficiência em português para candidatos estrangeiros:
http://clinguas.fflch.usp.br/port
4.2. AVALIAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR, MEMORIAL E
PROJETO DE PESQUISA
Visa avaliar o percurso do candidato (percurso profissional
e acadêmico, assimilação e destinação das experiências profis-
sionais e acadêmicas, focos de reflexão e pesquisa decorrentes
do percurso acadêmico e profissional, iniciação científica,
participação em grupos de pesquisas, pesquisas realizadas,
experiência profissional, organização e participação em eventos,
publicações, capacidade de organizar projeto de pesquisa ade-
quadamente, entre outros).
No Histórico Escolar será considerada a média ponderada
do estudante, o tempo de conclusão do curso e o número de
reprovações.
Para a avaliação de memorial e do projeto o candidato
deverá apresentar sua trajetória pessoal e acadêmica, incluindo
sua formação, escolha profissional, atividades profissionais e
acadêmicas, ressaltando as suas motivações e projetos futuros.
O currículo LATTES deverá aparecer impresso como anexo do
memorial.
Sugestões para elaboração do Memorial
O objetivo é a explanação da trajetória acadêmico-profis-
sional, tendo como base os dados do Curriculum LATTES, mas
não deve conter só informações objetivas. Em parte é uma
autobiografia em que predomina a narrativa em forma reflexiva.
Permite perceber o conjunto de atividades desenvolvidas e,
principalmente, as impressões do autor sobre essas atividades,
evidenciando seu amadurecimento profissional. Sua finalidade
é inserir o projeto de pesquisa que, no momento, o motiva em
sua trajetória acadêmica mais ampla, passada e de médio prazo.
Devem ficar claras as conexões entre a trajetória acadêmica e
o tema do projeto de pesquisa, bem como com a respectiva
área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de
Pós-Graduação em Psicologia Clínica. ESTRUTURA BÁSICA
(arial 12 para texto e espaço de 1,5 linhas): Capa e folha de
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
sábado, 18 de setembro de 2021 às 05:01:17

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