O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento

AutorWalqueline Silva Araújo, Júlio Afonso Sá Pinho Neto, Gustavo Henrique Araújo Freire
Páginas2-15
2
v. 21, n. 47, 2016
p. 2-15
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 4 7, p. 2-
15, set./dez., 2016. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n47p2
O uso das mídias sociais pelas bibliotecas
universitárias com foco no marketing
de relacionamento
Use of social media by university libraries with focus on relationship
marketing
Walqueline Silva ARAÚJO
Mestre em Ciência da Informação pela UFPB e Bibliotecária -Documentalista na UFPB
walqueline.araujo@gmail.com
Júlio Afonso Sá PINHO NETO
Professor do Departamento de Comunicação e Documentação da UFPB -
sadepinho@uol.com.br
Gustavo Henrique Araújo FREIRE
Professor do Curso Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informaçã o da UFRJ -
ghfreire@gmail.com
Resumo
Faz uma reflexão sobre o uso das mídias sociais pelas bibliotecas univ ersitárias como
ferramenta para aplicação do marketing de relacion amento. Reflete sob re a necessidade de
capacitação de pessoas para atuar nesse novo contexto das mídias sociais, visando garantir o
desenvolvimento do potencia l dessas tecnologias e sua utilização de forma eficiente. C onclui
que a inserção das tecnologias digitais, c omo as mídias sociais, pelas bibliotecas
universitárias, deve se constituir em um elemento essencial à modernização destas,
principalmente no que diz respeito à comunicação organizacional, já que é capaz de dispor
de um trabalho profissional nessa área diante de uma sociedade onde impera uma forte
cultura virtual.
Palavras-chave: Mídias Sociais. Biblioteca Universitária. Marketing de R elacionamento.
Abstract
Reflects on the use of social media by university libraries as a tool for implementa tion of
relationship marketing. It reflects on the need to train people to work in this new context of
social media, to ensure the po tential of the development of these technologies and us e
efficiently. It concludes that the inclusion of digital technologies such as social media, by
university libraries, should constitute an essential element in the modernization of thes e
especially with regard to organizational communication, since it is able to perform a
professional work in this area faced with a society where reigns a strong vi rtual culture.
Keywords: Social Media. University Library. Relationship Marketing.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
16/02/2016
Aceito em:
01/08/2016

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