Veganismo abolicionista e práticas culturais

AutorGustavo Leandro 'Nassar'Gouvêa Lopes - Rogério Pereira Arruda
CargoGraduado em História pela UFOP. Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em Humanidades, UFVJM, com orientação do Prof. Dr. Rogério Pereira Arruda
Páginas135-164
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datendoemvistapreguraromesmoresultadoinvalidadorCentral
paraadecodicaçãodaperformancedetaisdiscursos eassimadeΛ
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críticadosignicadodemulticulturalismoemespecialaavaliação
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
clesthatgoagainstthepracticalpresumptionsofthatveganismand
forthat maerthese articlescome fromdierent sourcesHereby I
willtrytomakeitclearwhicharethecommondenominatorsanddis#
tinctionsthat underliethe apparentlycontradictious performanceof
thesearticlesthatinone momentputforwardanegative conceptof
culturein orderto proscribethe practical thesisof thatveganism
theninanothermomenttheygiveitapositivemeaningbothaemp#
tingtoinvalidateveganismThe criticalassessmentof theconceptof
multiculturalismisessential to unveil such articles  in this way
depurating the reasons why veganabolitionism can or cannot be
properly understood as cultural practice  specially the evaluation
basedontheideasofauthorsasZygmunt”aumanandDavidHarvey
amongothers
K“bolitionistveganismMulticulturalismCulture
S Introdução   Conceito de cultura   O veganismo
abolicionistacomoculturaCulturacomoreligiãoPaganizaçãoda
sociedadeMoralizaçãoda sociedadeDesnaturaçãodasocie#
dadeConclusãoNotasdereferência
Introdução
“ noção de que quaisquer noções primárias de direitos
animais requereram como condição histórica pelo menos no
Ocidentea mobilizaçãopréviade umconjunto muitodistinto
de sensibilidades e percepções inéditas próprias a uma nova
formadeimaginarolugardoanimalhumanono mundo em
∃%&!∋()&∗+,! −,.! &/0.&0∃! /+,#1%.&/,∃  inclusiveeespecial#
mentenoramododomíniosimbólicojáfoibemabordadaao
longodediversosestudoshistóricos“ssimKeithThomasem
umestudo célebre sobreessaaporia das sensibilidades eima#
gináriosque deslizam deumparadigma antropocêntrico para
umbiocêntricoe queca patenteemespecialapartirdof‌lVII
ef‌lVIIIarma
Comefeitoumavezaceitoqueosanimaisdeveriamsertratadoscom
gentilezaerainevitávelqueaumentassearepulsaamatálosparaco#
merJánaInglaterraelisabetanahaviapessoas sensíveisdemais
parapoderemveranimaissendo abatidosPorvoltade Mande#

É!“!∀!
villepodiaescrever sobrea crescenteaversãoà matançade animais
quenessecomportamentopareceme háalgopróximoa umacons#
ciênciaculpada
“my Figerald nas sendas dessa perspectiva que prevê
umamudançanoimaginárioocidental como fator que enseja
acrescenterejeiçãoàmatançadenãohumanosarrolacomotal
sensibilidadeincidiu sobre a organizaçãosocialdosmatadou#
rosqueapartirdomodelogeneralizantedoMatadouroPúblico
Municipaldo f‌lIf‌l logrouse ironicamente em esconder a ma#
tançadasvistasdopúblicoDiz
Thisshiftin sensibilities regarding meat was coterminous with the
movement of responsibility for animal slaughter from individuals
inthehouseholdto specialistswhowould takecareofmeat produc#
tion behind the scenes in slaughterhouses Yetthe creation of the
slaughterhousewhere concentrated animal slaughtering discreetly
takesplacehasnotbeenapanaceaforthemountingculturalangst
Nessa perspectiva que vai sendo gestada pela emergência
dessanovaforma de conceber os nãohumanos que cercam o
humanoJulianaDiasVergueirosituaoquepareceserumdes#
dobramentoinevitável detal processo“respeito demaisum
projetode lei estadual paulista deiníciodo f‌lf‌lI  que visava
entreoutrascoisasestabelecercondiçõesdignaspara avida
bemcomoparaamatançadenãohumanosdeaçouguepo#
demosvislumbrarairrupçãodoveganismoabolicionistanum
parágrafoúnicodeseutexto
Enquanto alguns grupos apresentaram críticas ao Código outros
gruposdeforte atuaçãoemprotestos emanifestaçõesem defesados
animaiscomoo VeddasVegetarianismoÉticoDefesados Direitos
“nimaiseSociedadeouo InstitutoNinaRosaquepromove ade#
fesaanimalovegetarianismo eaeducaçãohumanitária nãose in#
teressaramemapresentar suasconsiderações sobreoCódigo Tendo
comoposturapolíticaaaboliçãototaldousodeanimaispelohomem
o que inclui aalimentação vestuário entretenimento experimen#
taçãocientíca entre outros  tais gruposacreditam que lutar pela
!∀R”D“

regulamentaçãodeleisqueamenizemaexploraçãodosanimaisé#
nalmenteraticálas
Emboraasdataçõesdessamudançadeparadigmaocidental
quealtera a relação simbólica na qual as relações entre hu#
manoenãohumanosseveeminvestidaseganhamsentidode
maneira que os avatares dessa relação se veem aproximados
entresi  variem nesses estudos elesreservamem comum o
postuladodequeessanovagradedeapreensãodorealpassaa
fomentarnovasatitudespara comos nãohumanoseatéuma
angústiacultural
Masqual seria esseconceitode cultura reativadopor esses
autores culturacujas transformaçõeshistóricasconformamo
surgimentodeumapolíticadedireitosqueteriaessesnãohu#
manoscomoseumotivo
Conceitodecultura
“nova conceituação deculturaque passa a fomentaruma
nova gama de estudos históricos reunidos sob a alcunha de
NovaHistóriaCulturalcujoscânonesinformamos itinerá#
rioshistóricosarrolados acima  foram sacramentados em es#
pecialpela antropologia de Cliord Geer Édeleacélebre e
ilustrativafrase
O conceito de cultura que eu defendo e cuja utilidade os ensaios
abaixotentamdemonstrar éessencialmente semiótico“creditando
comoMax f‌ieber que o homemé um animal amarrado a teias de
signicadosqueelemesmoteceuassumoaculturacomosendoessas
teiase a sua análise portanto não comouma ciência experimental
embuscade leismascomouma ciênciainterpretativaà procurado
signicado
Nessavertenteaculturanãoéentrevistacomoumproduto
reicadoderelaçõessociaisdasforçasmateriaisnum!∀#∃%&∋()∃∗
()+∀sobredeterminadaporcategoriasconcretasqueaexpliquem

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eadeterminemsercomosãoelaestáconstituídanum sistema
desímbolos!∀ #()∃()queantecedeoprópria acessoàmateriali#
dadedomundotornandofactívelaexistênciadeummundore#
conhecívelcompartilhado e comunicadocomunicável “ssim
oconceitode culturaqueestámaisou menosimplícitonoses#
tudossobrea relação entre humanos e nãohumanos que su#
cintamenteabordeiadvogaque!%∀#∋%%∃!%∀,−∃∀!#∋,!%∀.∃,%&(∃∋/∀
0/∀/0,1∃∀%)/234).∃+∀∋4!%∀ 5)5∋/∀,∋%%∋∀/0,1∃Ummundoagora
pautadopela angústia cultural de ter aproximado os avata#
reshumanosenãohumanosumdeslizamentohistóricofrente
aumsistemasimbólicoanteriorem quetais avataresestavam
teologicamentepostosnumadistânciairreconhecível
ÉSandraJatahyPesaventoquemfazumaavaliaçãodaemer#
gênciadeumanovapercepçãodosentidoculturalemespecial
apartirdosanosnoâmbitohistoriográco
Sea História Cultural é chamada deNovaHistória Cultural como
ofaz Lynn Hunt é porqueestá dando a ver umanova forma de a
Históriatrabalhar a cultura Não se tratadefazer uma História do
PensamentooudeumaHistóriaIntelectualouaindamesmodepen#
sarnumaHistóriadaCulturanosvelhosmoldesaestudarasgrandes
correntesdeideiase seusnomesmaisexpressivos Trataseantesde
tudodepensaraculturacomoumconjuntodesignicados partilha#
doseconstruídospeloshomensparaexplicaromundo!
Talacepçãodeculturaenfatizandoaimportância dossiste#
masherméticos mas deslizantes de signicação comocondi#
çãoparaaprópriaenunciaçãodeummundorealnoqualos
sentidosdeseussímbolossãodepuradosmediantearelaçãorei#
teradamenteproduzidafrenteaoutrossímboloscoextensivose
ouoponíveisexige umaposturaempática porpartede quem
pesquisaqualsejaumdevirquepermitaaopesquisadorasi#
tuarsenessasdiferentesmaneirasdecompreenderomundoa
alteridadeTaldevirimplicitaaabdicaçãodeumdeveravaliar
taissistemasde compreensão frente à adequação destes com
ummundoreal ontológicosob riscodeincorreremdois erros
!∀R”D“

capitaiso anacronismorelativo àalteridadesituadasdiacro#
nicamente e o etnocentrismo relativo a alteridades situadas
sincronicamente
Defatoapercepçãodeumarealidadeontológicaprétextual
ouno mínimo queprecedaexplicando a lógicainterna desse
mundosimbólicotendeaserdesfavorecidanessescânones“li#
berdadeexistencialdessetecerteiasapossibilidadedeinstitui#
çãodeumdomínioprópriodaindependêncianodevirhumano
tendema ser características inalienáveis dossistemassimbóli#
cosPoiscertamenteumapretensiosaontologiaseexpressaela
mesmavalendosedesistemas simbólicossemos quais elase
tornaimpossíveldeserenunciada6∋/∀,∃∀70,1∃∀1!∀2!%∋∀7!&0!4+∀
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Jatahyencorajanosàplenaaberturaemcontraposição às
pretensõesmaissimplicadorasdeumfechamentododiscurso
noscânonesdeumaverdadeuniversalduraeontológicafren#
teàcomplexidadeintrínsecaaessesdiferentesmodosdetecer
artesanatosdesignicados emespecialnasfronteirassituadas
entredistintascosmologias variáveisnoseixos espaçotempo
eisumreconhecimentodacomplexidadeindispensávelno∋&8∃%!
dequempesquisamudançasculturais
Nãomaisapossededocumentosou abuscadeverdadesdenitivas
Umaeradadúvida talvezdasuspeitaporcerto naqualtudoé
postoeminterrogaçãopondoem causaacoerênciadomundoTudo
oquefoi umdia contadode umaformapode vira sercontado de
outraTudooquehojeaconteceterá nofuturováriasversõesnarra#
tivas
Oconviteparaa sensibilização e para a sutileza que reco#
nheçamverdades deslizantes permitindo alargar o espaçodo
conhecimentodosmodosdeserhumanoconvitedespossuído
dealgummapaontológicoprivilegiadofrenteaoqualasquali#

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dadesdecadaumdessesmodosdeserpossamsermensuradas
eavaliadaséoferecidoa quempesquisasistemassimbólicos
DizSahlins Porcaracterizar formas especícasde vidao conceito
1∋∀.04&0(!∀9∀),&(),%∋.!/∋,&∋∀#40(!4+∀∋/∀.∃,&(!%&∋∀.∃/∀!∀,∃>−∃∀1∋∀0/∀
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“metanarrativaqueprevejaalgumaexclusividadeontológi#
cadealgummododesersobreoutrosconsisteemumproble#
macomconsequênciasnegativasinjúriapertinenteaumetno#
centrismoouanacronismoquenãoreconhecea liberdadee a
independênciadeserintrínseca aoanimal super!−%)2%∋&)! 3%(!
éohumano
Liberdadeirredutível Ocomofazer próprio acadaente
ondenenhum sistema de signicação detémdeumprivilégio
deacessibilidadeaumaverdademaisrealimplicaorespeitoe
tolerânciafrenteàsmaneiras de sercompreender distintas no
tempoenoespaçoPoismesmo ManoelaCarneirodaCunha
quediferentementedasconcepçõesmaisculturalistasquein#
formaramoitineráriodaNovaHistóriaCulturalentrevêamo#
bilizaçãodesímbolosculturaiscomopossibilidadespertinentes
aumaestruturasocioeconômicaquelhesescapanoplanoime#
diatoarma ocaráterrelativodosarranjosculturaisque são
escolhaspermeadaspor uma liberdade intrínseca distinguin#
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Culturacomoreligião
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taistextos desconheçam uma maiorprecisãoimplícita em tais
nuancesoudistinçõesmasseusconteúdos eéissooqueme
importaincidem justamentecontraas basesatravés das quais
seedicatodaapráxis pelaabolição daexploração reicadora
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dojornal online doPCOPartido daCausaOperária partido
políticodeesquerdadevocaçãomarxistaleninista
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Talvezvocês tenham presenciado uma cena semelhante você vem
andandopelacalçada eéabordado porumamoça Elapedeum mi#
nutodesuaatençãoevocêcomotodobomidiotaparaparamaldito
acordoortográco daratenção edepois lamentanão tercontinu#
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maiséticoQueassimquemudarsuavidamelhoraráeajudará afa#
zerummundosemsofrimentoVocêdeveestarpensandoemalguma
TestemunhadeJeovácomsuarevistaSentinelamasnãoEstoufalan#
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Veganismo
OinformativovirtualdoIPCOInstitutoPlínioCorreia de
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corpodeoutroser“ssimaomorrerohomemsuaalmavoltarápara
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exemploiniciando umanova cadeia detransformações Negandoa
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portadoresdosmesmosdireitos
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duzindoum efeitoque graçasàatribuição docontraste entre
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liberdadecriativadasdistintascrençaseimagensculturaismo#

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Frederik”arthqueanotaumcaráterpeculiarmentepolitizado
dosembatesétnicosdonossotempo
“proliferação de gruposde pressão partidospolíticos e visõesde
independênciaestataltendoporbasegruposdepressãoetnicamente
fundamentadosdomesmomodoqueagrandevariedadedeassocia#
çõesdepromoçãosituadosnumnívelsubpolíticomostrama impor#
tânciadessasnovasformas
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râneaversaoquantoasidentidadesétnicaseculturaisconstru#
ídasno estrangeiroviabilizama formação deumaconsciência
política politização das diferenças culturais catalisadas pela
proximidadeespacialdessasoutridadesentresinummesmo
territórionacional
Nessescaminhos desentido invertidoqueperfazem ostrês
artigosemdebatenessatribalizaçãodoembateéticopolítico
aquiaferidaestácriptografadaumacausaefeitodastesesmul#
ticulturalistasmaisespecicamentede ummulticulturalismo
conservadorque emnomeda diversidadedecada pessoa ser
eacreditar nomaisaliada àstesesliberais numaescala ma#
crossocialindispõesecontraumabuscaprofundaemcompre#
enderosprocessoscomunsecompartilhadosque estruturame
dãosentidoa tais diferenças para aquém e além dos simples
focofetichizantenosritosdesignicação
Masseriaapropriadoantesdessa generalizaçãohipotética
vercomofuncionaumaeconomia do conceito de cultura 
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por caso Pois  de início sabendoseque cada um empresta
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
umavaloraçãomuitodistintaaotermoreligiãorelativoaos
nichos discursivos quecada artigo ocupa é de se suspeitar
que encontremos oposições que possam complexicar minha
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Sepor um lado o discurso veiculado pela direita católica
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oorienteveganoemquenãosedistingueahumanidadedo
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cuidarbemdascoisasdanaturezapoistodaselasnosrevelamaação
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tepagãovegano  surge então um sentido universalista no
sentidodeataqueenegaçãodaoutridadeemquearvorandose
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nosdeuparaabnegartodamagnicênciadivinaaproximando
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tícas operaumsentido deculturaque étornadointrinseca#
mente negativo na medida em que culturas são entendidas
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lizaçãoalienantedasociedadeseopõe acompreensão objetiva
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cientícooqualoPCOsecompreendecomoseuportavoz
Portantoemcontrastecomapolarizaçãovigentenoartigoca#
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crençasvaziasquestõesmoraisemoposiçãoàNaturezaaqui
valorizadacomopositivatãosomentenomesmo gestoemque
seconcedeaessepartidoaqualidadedeintérpreteprivilegiado
dasleisdaNaturezasocial
É”runoLatourqueemboraelemesmotenhaserecusadoa
consideraradimensãoéticopolíticaprópriaaovegetarianismo
eacabe subscrevendo o veganismo abolicionista num sentido
meramente estético como uma questão de gosto pessoal

É!“!∀!
nosfalasobreessapolíciaepistemológicaque emnome daci#
ênciaobjetivaeexatadesqualica!∀#()∃() tudooque estárela#
cionadoao torvelinho dos debateséticopolíticosquepermeia
omundo social como se essaciênciafosseela mesma neutra
Latourfazendousodomitoplatônicodosábioprivilegiadoque
vaiconheceromundoforadacavernaobscuraqueéomundo
permeadopelosvaloresmoraiseéticosjáanteviaaposturado
PCO
“indaque o mundo da verdade dira absolutamentee não relati#
vamentedomundosocial osábio podeapesar detudo ire voltar
deum ao outro mundoa passagem fechada paratodos os outros
estáabertasomenteaele Neleeporelea tiraniadomundosocialse
interrompemilagrosamenteno irpara lhepermitir contemplaren#
momundoobjetivonovoltarparalhepermitirsubstituirqualum
novoMoisesaindiscutívellegislaçãodeleiscienticaspelatiraniada
ignorância!
Há portanto pela oportunidade oferecida a um estatuto
cientícoprivilegiadodosocialismomarxistacontratodasou#
trasconcepçõessocialistastidascomoutópicasjáquebasea#
dasempreceitosmoraisumencobrimentodasquestõesmorais
ouéticasquesãoocombustíveldacríticateóricamarxistaqual
sejaadequeémoralmenteinjusticávelaespoliaçãodaspes#
soashumanaspelocapitalismo
Eassimde maneiraanálogaaoocorridonotextodadireita
católicaapósumprimeiromomentodefensivodetribalização
emquepelos termosdiplomáticosdatolerânciamulticultural
condenaseoatodeumailhacultural muçulmanaveganain#
vadircom seus costumes morais sobre a ilha cientíca laica
marxista desrespeitando !∀ 5∃,&!1∋∀ 1∋∀ .!1!∀ 0/! 7! ∃%−(4(#
seumsegundomomentonoquala Cultura religião vegana
éexpulsada ilha na qual fora de início connada Friso aqui
quedistinguindosetodaviadateseanterioressaexpulsãonão
sedámaisporqueoveganismoabolicionistaseaproximapeca#
!∀R”D“

minosamenteda Natureza mas porquepelocontrárioele se
afastadessa Natureza socialevadindoseda lógicacientíca
quedácontadela
Desnaturaçãodasociedade
Numúltimo artigomuito maisextensoqueosoutros dois
vinculadopor umblogde ateísmomilitante Ceticismoneto
itinerárioserepetesenuminícioháumatribalizaçãodove#
ganismoporviadoencerramentodaposição%∋)&!∀(∋4)Β)∃%!!
nocampodeumaalteridadereligiosaremotaensejandoaopor#
tunidadedeaquestãosertratadanosrumosdeumadiplomacia
natimortadorelativismoculturalnumsegundomomentoo
veganismoabolicionistaprecisaserdeslocadodessailhacultu#
ralaoqualnoiníciofoiconnado
“ssendasdeummulticulturalismoestabilizador e simpli#
cadordasdistinções de um embate éticopolítico cam esta#
belecidasno seguinte trecho emumasalienteanalogia com o
discursodas elitesda/∃1∋(,)1!1∋∀ %∋/∀/∃1∋(,)%/∃O vega#
nismoqualumareligiãodevemanterse nasilhasparaaqual
suascrençasnãoultrapassemquemnãoaspartilha
“pessoanão gostadecomer carnee preferealimentarseapenas de
vegetaisSimples assim Háalguns que se alimentamdeovos leite
ederivadosseja devacacabra ououtroanimal qualquer ovasde
peixeclaroetcNãoé muitodiferente seeu nãoquiser comerovos
mexidosporexemplodetestoovosmexidosouquiaboodeioquia#
bo“pessoacomeoquequisereprontoFimdahistória
“mudançadotomdefensivomulticultural se desfaz logo
noparágrafoseguinteEassumeseanecessidadedesebuscar
emvistadaunidadedaNaturezadomundomotivospráticos
que possibilitem condenar como irracionalcultural qualquer
desconhecimentodasleisdessaNaturezacomum“guinadase
dánessetrechoΗ),.∋(!/∋,&∋+∀,−∃∀!.8∃∀,!1!∀1∋∀∋((!1∃∀1∋7∋,1∋(∀∃%∀
!,)/!)%≅∀Ι!%∀8=∀!4Β∃∀%),)%&(∃∀:0∋∀Β∃5∋(,!∀∃%∀1∋%&),∃%∀1∃%∀%∋(∋%∀5)5∃%≅∀

É!“!∀!
Háalgomalévolopérdoindiferenteaqualquercoisaquenascevivee
/∃((∋≅∀ϑ%%!∀.∃)%!+∀.∃/∃∀<=∀7!4∋)∀5=()!%∀5∋Χ∋%+∀9∀!∀Η∋4∋>−∃∀Κ!&0(!4≅Λ
“ssim num roteiro similar ao artigo doPCOaoacesso
exclusivoà verdadeobjetivadaciência nãomais osocialismo
cientíco mas agora as ciências biológicas é produzido um
efeitodecancelamentodooutroCulturaemvistadaincompati#
bilidadedessefrenteÀNaturezaonívoradaespéciehumana
quea biologia  e só ela pois ciência dessa Natureza pode
decifrarEassimexportasedecimaparabaixoparaasocieda#
dequaléacondutacorretaparaaespéciehumanaEisavelha
oposiçãoNaturezaxCulturaoperando comoum sistemabica#
meralno qual uma está posta emguerracivil epistemológica
contraaoutra“CulturacomonotextodoPCOdemarcando
opolonegativodadualidadeCulturaqueéreligiãoalienação
Culturaquesendoalienaçãodorealétambémchamadanesses
textoscomoideologia Natureza que constitui o polo positivo
dessaequaçãomassomentenamedidaemquequemaenuncia
detémoconhecimento cientícoprivilegiadodesuasleisseus
mecanismosconstituindoumsaberpoder
“ssimo texto socializandose apartir doideáriode uma
competitividadenaturalprópriasaodarwinismodiz
“pesar de sermos ridiculamente insignicantes a Seleção Natural
demonstrouque somos vencedoresdados os milhares deanos que
oHomosapiens andaporaí Todososdemais indivíduosdogênero
Homonão sobreviverampara contara históriapois foramextintos!
Sealgocontribuiuparaissofoianossadietaonívora
“rmasequeháumaguerradetodoscontratodosnomun#
donatural Eessalógica que deveser exportada pararegular
porsobreosembatessocioculturaisexportaçãoestaquediga
sedepassagempodeabrirprecedenteseugenistasdeexclusão
daspessoashumanas com deciência física e mental do cam#
pode consideração moral está presente aténoreinovege#
tal5∋Β∋&!)%∀&!/29/∀%∋∀1∋7∋,1∋/“ssimnãohaverianadade
condenávelpois Natural nainstrumentalizaçãoereicação
!∀R”D“

dostecidoscorpóreosecorposdeoutrosseressencientesena
subsequenteproduçãosistematizadadesofrimento
“ntes de terminar esta parte do artigo deixemme dizerlhes uma
coisaa mde acabarcom um mitovegetais tambémse defendem
“nalisem“SeleçãoNaturalfavorecequemestivermaisaptoagerar
descendentesUma espécie não duraria muito tempo se não puder
sereproduzirsucientementeparagarantir asobrevivênciaLogose
muitosherbívoroscomessemvegetaisdiretosemqueessespudessem
ter tempo para se reproduzirem não haveriavegetais não haveria
herbívorosenãohaveriacarnívoros Osvegetaiscontudodesenvol#
veramtáticasdedefesamuitasvezesmaiscruéisquemuitosanimais
“lgunssãoextremamentevenenososoutros trapaceiammimetizan#
dopequenosinsetosparaqueosmaiorespossamseratraídosOutros
exalamcheirodecarnepodre paraquemoscaspousem nelesávidas
porumlanchinhoacabemsesujandocomopólen eindoparaoutra
orsemelhante perfazendoa polinização Masque é sacanagemé!
“Naturezanãoseimportaemmanipularosseres
Nassendasdeumabiologia queestabeleça unilateralmente
,∃!.&/4&.(/2,∃!3%(!4(5(.!∋(6%)&∋!,!3%(!,!3%(!/+,!
éjusto nas sociedadeshumanasum discurso nutricionaldáa
últimaprovadequenossaNaturezaobjetivaénecessariamente
onívoraLogoquequalquertentativadeaplicaçãodeumaética
&)0.(/2&∋!(.! ∋()&∗+,! &! /+,#1%.&/,∃! 4(∃/&2%∋&!50,)(/2&/4,! &!
espéciehumana  desnaturação tipicamente promovida pelas
religiõesEntremuitasarmações feitas  bem controversas a
partirmesmodoâmbitodaprópriaciêncianutricionalofato
seriaque a vitamina ” indelevelmente nãoencontrável em
alimentosdeorigemvegetalestabeleceriaocaráterantinatural
e automaticamente socialmente ilegítimo da práxis vegano
abolicionista
“ssimapósumprimeiromomentoem queo multicultura#
lismorelativizanteétranscritoporanalogiaaodiscursoneoli#
beralmuitoutilizadoparaestabilizaraexploraçãoentreclasses
sociaisΜ∀ #∋%%∃!∀.∃/∋∀ ∃∀:0∋∀:0)%∋(∀ ∋∀#(∃,&∃ΝΛ!7! ∃%−(4(#∃(!%.!
momentodeapagamentodaculturaquecompreendidanatex#
turada crença religiosa é descartada frente à unilateralidade

É!“!∀!
daobjetividadecientícaossereshumanos,−∃∀#∃1∋/∀1∋);!(∀
1∋∀),Β∋()(∀.!(,∋%a nãoserqueaCulturatrapaceieasleisda
Naturezaousejaqueodevirhumanodesrespeiteasleispro#
videncialmenteinscritasna tábulada ontologiada Naturezae
passeaingerirsuplementosdevitamina”
EmsumaapósumautilizaçãodefensivadoconceitodeΕ04∗
&0(alemão vemosassim reabilitadaa .)5)4)Χ!&)∃,francesacul#
turaumaeindivisívelbaseadanaCiênciaqueobjetivadevese
lançaràconquistadobarbarismocrendicesculturaiscrendices
religiosasquereinaforadesuasfronteiras
Conclusão
“ respeito da colagem como diretriz arquitetônica de es#
truturaçãodascidadesnacontemporaneidade David Harvey
nosfala sobreumacondição vigenteque emulatodoo campo
dasartes  mas tambémoâmbito da formadeseconceber as
própriascontradições estruturais eas diferenças sociopolíticas
correlatas
Hojeemdia é norma procurar estratégias pluralistas e orgânicas
paraaabordagem dodesenvolvimentourbanocomo umacolagem
deespaços emisturas altamentediferenciados emvez deperseguir
planosgrandiosos baseadosno zoneamento funcionalde atividades
diferentes“cidadecolageméagoraotema
“ colagem separa categorias distintas num desejo de co#
lecionar as diferenças  essencializandoas e valendose de
pressupostos ultrapassados de uma antropologia reicadora
tribalizandoasdemaneiraatornaropacaarazãodialógica
maisprofunda queconformae podeexplicara existênciades#
sasmesmas diferenças Contra o império modernista de uma
metanarrativaque procurareduziradiversidade aumaúnica
cartadaautoexplicativaensejaseo fetiche pelos costumes lo#
calizados tãopassíveis deseremmapeados nomundo social
!∀R”D“

quantoencontrar um determinadorefrigerantenumagôndola
desupermercado
Começocomoqueparece serofatomais espantososobreopósmo#
dernismosua total aceitação do efêmero dofragmentáriodo des#
contínuoedocaóticoqueformavamumametadedoconceitobaude#
lairianode modernidadeMas o pósmodernismoresponde de uma
maneirabem particular elenão tenta transcendêlo oporsea ele e
sequerdeniroselementoseternos eimutáveisquepoderiamestar
contidosneleOpósmodernismonadae atéseespojanasfragmen#
táriase caóticascorrentes de mudançacomo seisso fosse tudoque
existisse
“orejeitarseastentativasdeentenderqualprocessoprofun#
dopodeunicaredar sentidoà existênciade certasdistinções
rejeiçãoemproldaaceitaçãodeummosaicodediferençassi#
métricosaparentemente equivalentes entre sicadaumfaz o
queachacertoparasicaímosnumviésrelativistaquepare#
ceestarimplícitonastentativasdetribalizaçãodoveganismo
abolicionistaTribalizaçãoempreendida porviadaestereoti#
paçãodaquiloqueosensocomum temcomo osinal diacrítico
porexcelênciadasdiferençasculturaisareligião
Ealgo parece darrazãoà exortação deDavidHarvey para
queprocuremosdesvendarqualoprocessouneeconformaes#
sasdiferençasatravessandoasuperfíciedossignicantesan#
donosdequeexistaalgumsignicadoprofundopoiscomose
zessepartedeumprocessoocultoalgumtipodecontradição
declassesasdiferençastribalizadasnostrêsartigosnãopu#
derampermanecerintocadas comogostariaaquelevelhodita#
docadamacaconoseugalho
Eé”aumanquempercebebemoquantoastesesrelativistas
domulticulturalismopodemfuncionar comoum estabilizador
deoposiçõesquesãocriadasjustamenteapartirdeumproces#
sosociotransversaldeespoliaçãoeexploraçãoexercidoporum
grupodeindivíduoscontraoutrogrupodeindivíduossofrentes
nocasoosnãohumanosrepresentadospeloabolicionismove#
ganotesesrelativistasquecolecionamdiferençasnaexatame#

É!“!∀!
didaem queomiteme estabilizamtal processodeexploração
Poispor trásdas justíssimasexortaçõespela tolerânciaàsirre#
dutíveisdiferençasdocomocrerserefazerpoisemprolda
necessáriacompreensãodequetodosos movimentospolíticos
seconstituememumaculturapolíticaesimbólicacontingen#
tesnesse!4Β∃∀#!(!∀!:09/∀∋∀#!(!∀!49/∀1!∀/∋(!∀,∋.∋%%)1!1∋∀/!&∋()!4+!
quepodeserentrevisto inclusiveemsuasdimensõesestéticas
podehaversimaconcorrênciadeumesforçoparaamanuten#
çãodeprivilégiosdeumgrupoemdetrimentodeoutroFazse
entãopassarcomoopçãoàquiloqueéumarotinasemsaída
“interpretaçãoculturaltalcomosuapredecessorasuportaemsilên#
cioofato deque adesigualdade socialé umfenômeno amplamente
autoinduzidoea representaçãodasmúltiplas divisõessociaisnasci#
dasdadesigualdadecomoprodutoinevitável dolivrearbítrioenão
comoumaincômodabarreiraéumdosprincipaisfatoresdesuacon#
solidação
Prenunciandoumavocaçãoguerreira intrínseca à enuncia#
çãodecertas diferenças culturais dispostas num cenário de
tribosvocação quecaraevidentenodecorridoaolongodos
trêsartigos de orientaçãocarnista que analisei  ”auman nos
dizEmsuas consequênciaspráticas alosoado multiculturalis
/∃∆+∀&−∃∀∋/∀ 5∃Β!∀∋,&(∋∀ ∃%∀∆/∃1∋(,)%&!%∀%∋/∀/∃1∋(,)%/∃∆+∀(∋70&!∀%∋0∀
#(3#()∃∀5!4∃(∀&∋∃().!/∋,&∋∀#(∃/04Β!1∃∀1∋∀.∃∋;)%&Ο,.)!∀8!(/∃,)∃%!∀1∋∀
.04&0(!%
Eisquenomdascontasemvistadediscursosqueinscre#
vemoembate éticopolíticoentreumconservantismoquede#
fendeaapropriaçãohumanasistematizadadoscorposdeoutros
seressencientesf‌l oabolicionismoanimalnaconsagrada opo#
siçãobicameralNaturezaversusCulturacâmarasepistemolo#
gicamentecriadas paraanularemuma àoutra vislumbrase
umapistaparaquepercebamosqueseestádiantedeumaluta
deimplicaçõeséticascompotencialuniversalizantequeprecisa
serdiscutidaenquantotalenãotribalizada
!∀R”D“

Pois mesmo os estudos acadêmicos que introduziram um
estudosobreasdimensõessimbólicasquepermitiramhistorica#
.(/2(!,!∃%∋60.(/2,!4&!04(0&!4(!40∋(02,∃!&/0.&0∃!7!(!(%!&3%0!.(!
reroemespecial aoestudo consagradodeKeithThomaseao
artigode“myFligeraldtenderamelesmesmosatornarem
simétricasdessafeitanadimensãodiacrônicaenãonasincrô#
nicacomo zeramde início ostrêsartigosas duasdiferentes
posturasocidentaisencontradadohumanoemrelaçãoaosnão
humanos
Historiadoresculturaisquesãofocandosuasatençõesnos
deslocamentosedescontinuidades dasteiasdesignicadoque
o humano tão deliberadamente assim em relação à presença
ontológica do seu referente da representação próprio cons#
2∋%0%!7!2(/4(∋&.!&!/(6)06(/−0&∋!,!−,2(=&.(/2,!(/2∋(!4%&∃!−&.
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nãohumanosPoisnãoháqualquerrazãoparaqueimaginemos
queumboioumesmoumadeterminadaespéciedepeixetenha
biologicamenteacompanhadoomesmoritmo da alteração de
sensibilidadeshumanas esses nãohumanos seres sencientes
nãotendoalteradonomesmoritmo suaconstituição orgânica
sofriamesentiamseuspavorestantolánopassadoprémoder#
nocomoaquinopresenteglobalizadotantonaPolinésiaquanto
noRiodeJaneiroHouveeháportantoumpontodereferência
estávelancoradonalonguíssimaduraçãodaevoluçãobiológica
dasespéciesoqualdigasedepassagemépertinentetambém
aoprópriogênerohumanoquedeverianecessariamenteacom#
panharosestudossobrerelaçõesculturaishumanoanimaise
nãomais numarelação demútuaexclusão comofazquem se
valedaoposiçãoNaturezaxCulturamas demútuospermea#
mentoereciprocidade
Epormaisquerecentesestudosdaetologiatenhamdemons#
tradouma menorrigideze maiorabertura no comportamento
desses nãohumanos  o que tem culminado nas armações

É!“!∀!
daneurociênciade que nãohumanos mais desenvolvidos de#
témconsciênciacapacidadede escolhaequeinclusiveatuam
−,.,!()(.(/2,∃!(∃2∋%2%∋&/2(∃! (.!&∋∋&/=,∃! ∃,−0&0∃!#!−(∋2&.(/#
tetaiscaracterísticasculturaisadquiridasnodevir dasrelações
detrocasinterespecícasnãodissuademnemevademadureza
dadimensãobiológicadessesnãohumanosDimensãoquenos
atentaparaaexistênciadosofrimentode sentimentosedean#
seiospelaliberdadedessasespéciesanimaisparabemalémdo
humanoSóquecertamenteseabiologiafortambémtriba#
lizadacomoconjuntosignicanteemsimesmocomoumarte#
sanatodepronunciadaspropriedadesestéticascomonadamais
queumritodealgumpovoefêmerotentandoemvãoestabele#
cerdireçõesdesentidonocaoscósmicobemnalinhado∃0∀!∀
2)∃4∃Β)!∀∋%&=∀ ,!∀ /∋,&∋∀∃0∀,−∃∀ 9∀ ,!1! realmentehaverápoucos
avançosnaáreae muitosofrimentohumanoanimal emebuli#
çãoMantemseaíainfernaldivisãobicameralintocada
“liáséDavidHarveyquemjánosalertavasobreaaporiada
histórianapósmodernidadequepodemuitobemacompanhar
esses desenvolvimentos eufóricos da Nova História Cultural
aque estou mereferindoem sua ânsiadedesarticular as u#
tuações simbólicas em instâncias extratextuais mais duras e
estáveis
Dadaaevaporaçãodetodosentidodecontinuidadeememóriahistó#
ricaearejeiçãodemetanarrativasoúnicopapelquerestaaohistoria#
dorporexemploétornarsecomoinsistiaFoucaultum arqueólogo
dopassadoescavandoseusvestígioscomo”orgesofazemsuacção
ecolocandoosladoaladonomuseudoconhecimentomoderno
Hánopósmodernismopoucoesforçoaberto parasustentaraconti#
nuidadedevaloresdecrençasoumesmodescrenças
Opreçodefocalizarcomoobjetodeestudoasmudançasno
óculosdequemvêpodeser masnãonecessariamente odes#
cuidoafetadocomapaisagemqueévistafatoquenolimite
tendeanosencurralarna armação de que a paisagem nada
maissãoquemudançasemtatuagensopacasdesenhadasnessas
!∀R”D“

lentesEessepareceoriscoqueoculturalismopodeincorrer
eincorreunocasoaquiemdebate
NãoqueKeithThomastomandosenovamenteseuexemplo
canônicoabnegueumadimensãomaterialquesubjazeinforma
amudançadeatitudes humanasparacomnãohumanosEleo
fazenquantohistoriadorElesituaqueaecologiaeoparadigma
biocêntricosubjacentesósurgemapartirdequandoohumano
sevêilhadoemcidadescercadopormurosefumaçaportodos
oslados Uma distinçãoimportanteemrelação ao culturalis#
mopuroesimples
Porém aborda o contexto materialda mudança de atitude
emrelaçãoaosanimaisnãohumanosinserindoanoparadig#
madagrandeecologiaNãoháaíaindividualizaçãodaquestão
animalqueacompanhariacorrelatamenteapercepçãodeque
seressencienteseàsvezesdotadosdeumaconsciênciadesi
constituemcadamembroanimalumaindividualidadecomin#
teresses autóctones “ssim quandofalasobre o maior apreço
das pessoas humanas em relaç ão aos animais nãohumanos
fazpassar árvoresporporcosegalinhaspor rios“ dimensão
biológicaquedistingueosanimaisnãohumanosdosvegetaise
demontanhasquequalquercriançahumanasabeintuirfoi
justamente ela negligencia da enquanto possível contraponto
explicativoparaasmudanças de atitude de humanos em re#
laçãoa outrosanimaisEseele nãofazessaarticulaçãonãoé
estritamentecomohistoriadormassim emsentido latoen#
quantoprovávelclientedechurrascaria
“ntevejo aqui portanto uma lógica dentro da ilógica da
negligênciametodológicaHáumalógicadepresençananegli#
gênciaaserauscultadacommaiscuidadoerigornumaoutra
ocasiãoHáque secomparar paraencerrarmeuartigoesuge#
rircaminhos oporque comoondas térmicasdo saberpoder
foucaultianoofriodeumniilismoculturalistapósmoderno
queemulasignicantessemsignicadoóculosporsimesmos
formaspelasformassemanifestaemalgumasáreasenquanto

É!“!∀!
outrasáreasensejamumcalorrealistaquepodeminvejarposi#
tivistasdoséculof‌lIf‌l
Sobreumaobjetividaderealistaatribuídaaosrelatosdequem
injustamentesofreu os horrores injusticáveis doscampos
deconcentração chequeembranco compreensívelconcedi#
doemvistasderepararecompensarasinjustiçasalisofridasre#
alismoatribuídoqueimplicaemevidenciarcomoincontestável
aobjetividadedoquefoirelatado evitandoseaproblematiza#
çãodasubjetividadee dossignicantes mobilizadosnorelato
suspendendoseaí quaisquerpossibilidadesde que essesrela#
tospossamserobjetosdeceticismoouquepossamsertomados
comoproduçõessimbólicas nasuadimensãodeartesanato de
signicadoséSarloquenosdeixaaparESarlonosdeixaapar
porquejáestáatéincomodadacomaobstruçãomoralaoexercí#
ciodosensocríticohistoriográcosobreaqualidadeeospressu#
postossimbólicosdessesrelatosconcentracionáriosEessetipo
deneopositivismoquenteporeladenunciadovigenteemplena
pósmodernidadepartindodopressupostodenuncaduvidar
dorealismodaquelesrelatosdesofrimentosindizíveisparece
pertencertodavia a muitos outroslocaisdiscursivosque não
somenteosrelatosdasvítimasdoscamposdeconcentração
Épreciso problematizar aextensão dessa hegemoniamoralsusten#
tada por um dever de ressarcimento feito sobretudo de memória!
“lutalegítima paranão esquecero genocídiodos judeuserigiu um
santuáriodamemória efundouuma novareligiãocívica segundoa
expressãodeGeorges ”ensoussanEstendidopelouso aoutrosobje#
toshistóricosodever dememóriainduzuma relaçãoafetivamoral
comopassadopoucocompatívelcomodistanciamentoe abuscade
inteligibilidadeque são o ofício do historiador Essa atitudedede#
ferênciaderespeitocongelado diantedealguns episódiosdolorosos
dopassado pode tornar menoscompreensível na esfera públicaa
pesquisaquesealimentadenovasperguntasehipóteses
Sarloemseguida continuaa nosadvertirparaquerompa#
mos com esse realismo objetivista modelo concentracionário
que toma acriticamente o relato sensível do real pela própria
!∀R”D“

realidaderelatadaobliterando acríticadospressupostossim#
bólicosimplícitoemtaisdiscursosdeverdade
Não se deve basear na memória uma epistemologia ingênua cujas
pretensõesseriamrejeitadas em qualquer outro caso Não há equi#
valênciaentreodireito delembrarea armaçãodeuma verdadeda
lembrançatampoucoodeverde memóriaobrigaaaceitaressaequi#
valência
>,0∃!3%(!&!3%(∃2+,!3%(!0/2(∋(∃∃&!&,!2(.&!4,!.(%!&∋206,!∃(∋0&!
compreenderoscontrastes térmicos de como circula o poder
verdadenumapósmodernidadetida àsvezescomoomodelo
daprópriaesquizofrenia onde circula o calor que alimenta a
prerrogativarealistaetranslúcidadodiscursoemrelaçãoauma
referênciaextratextuale ondereinao regimede umceticismo
manifestadonummapeamentoexaustivoquesedetémnossig#
nicantesenadisposiçãoquaseestéticadossignos dereferên#
ciatornandoopacooreferente
Eeis que nesse lugar quentíssimo em prerrogativasdeob#
jetividadeo ramo das memórias concentracionárias o gélido
niilismotipopósmodernoessehábitodesedeterparandoa
criticamentenos signicantesnaqualidade dodiscurso enun#
ciadoemdetrimentodosreferentesobjetivosquemoprotago#
nizasãonegacionistas
Notasdereferência
 Daqui em diante serão postos em elipse os denominadores comuns
daequação animaishumanos eanimais nãohumanos sendotais
termosreduzidosrespectivamenteparahumanose nãohumanos
Importasalientar que sem exceção todas asvezes que se mencionar
otermonãohumanosestarseánecessariamente sereferindo aani#
mais nãohumanos  pontuandose que outras formas nãohumanas
possíveisbactériaspedrascidadesvegetaisetcserãodesignadaspor
seusnomesespecícosrespectivos

É!“!∀!
 THOM“SKeithΠ∀ 8∃/∋/∀∋∀∃∀/0,1∃∀,!&0(!4 mudançasdeatitude em
relaçãoàsplantaseaosanimaisSãoPauloEditoraSchwar#
czp
 Α024).∀!0&8∃()&)∋%∀),∀∃&8∋(∀Θ∋%&∋(,∀ϑ0(∃#∋!,∀.∃0,&()∋%∀&()∋1∀&∃∀.∃,.∋,&(!&∋∀
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licslaughterhousesalthoughitwasnotauniformprocessYoungLeea
Π,∋∀.∃//∃,∀&8∋/∋∀&8!&∀4),Ε∋1∀&8∋%∋∀1∋5∋4∃#/∋,&%∀Ρ!%∀,!∀),&∋(∋%&∀),∀/!Ε),Β∀
!,)/!4∀%4!0Β8&∋(∀4∋%%∀5)%)24∋≅∀ Σ(∃,).!44Τ+∀&8∋∀,∋Ρ∀ %4!0Β8&∋(8∃0%∋%+∀Ρ8).8∀Ρ∋(∋∀
4!2∋4∋1∀!%∀∆#024).∆+∀ ),.(∋!%),Β4Τ∀ (∋/∃5∋1∀ !,)/!4∀ %4!0Β8&∋(∀ 7(∃/∀ &8∋∀ 5)∋Ρ∀ ∃7∀
&8∋∀Β∋,∋(!4∀#024).FITZGER“LD“my J“SocialHistory oftheSlau#
ghterhouseFromInceptiontoContemporaryImplicationsInΥ0/!,∀
ϑ.∃4∃ΒΤ∀ς∋5)∋Ρvol
 FITZGER“LD“myJ“SocialHistoryoftheSlaughterhouseFromIn#
ceptionto ContemporaryImplications In Υ0/!,∀ϑ.∃4∃ΒΤ∀ ς∋5)∋Ρ vol
P
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animaldeaçouguenaprodução industrialbrasileiraDissertação
Mestrado em “ntropologia Departamento de“ntropologia IFCH
UnicampCampinasP
 GEERTZCliordΜ∀),&∋(#(∋&!>−∃∀1!%∀.04&0(!%RiodeJaneiroLTC
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 PES“VENTOSandraΥ)%&3()!∀Ω∀ 8)%&3()!∀ .04&0(!4 ”eloHorizonte “u#
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 S“HLINS Marshall Π∀ #∋%%)/)%/∃∀ %∋,&)/∋,&!4∀ ∋∀ !∀ ∋;#∋()Ο,.)!∀ .∃,&∋/∗
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ManavolnDisponível emwwwscielobrpdfmanavn
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 Direitosdos animais ou repressão àpopulaçãoin Causa operária
jornal online hpwwwpcoorgbreditorialdireitosdosanimais
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