Vendedora e advogados são multados por ações fraudulentas

A Justiça do Trabalho condenou uma vendedora e seus advogados por má-fé por ajuizarem ação para obter, mediante fraude, créditos trabalhistas indevidos de duas empresas de telefonia.

Em conluio com uma prestadora de serviços, eles ingressaram com ação contra as duas empresas, que seriam responsáveis subsidiárias, cobrando reconhecimento de vínculo empregatício, pagamento de horas extras e verbas rescisórias.

Inicialmente, a 2ª Vara do Trabalho de Mauá (SP) chegou a acolher as demandas e condenar as empresas de telefonia, que recorreram ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) apontando que a mesma pessoa havia ajuizado duas outras ações contra as mesmas empresas, todas movidas pelos mesmos advogados e alegando os mesmos fatos.

Numa delas, o juízo da 1ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo (SP) constatou, entre outros indícios, que, somente nas varas daquela cidade, havia 168 processos movidos contra as telefônicas, todas com petições iniciais idênticas, alterando apenas alguns dados.

Em todos os processos, os autores, residentes em Mauá, São Bernardo do Campo e Santo André, contrataram advogados com escritório em Campinas, a mais de 100 km de distância, para representá-los. Em nenhum dos processos consultados pelo juiz havia “sequer indícios” da prestação de serviços para as supostas empregadoras.

Diante desses fatos, o TRT-2 concluiu que a ação foi um conluio formado pela trabalhadora, os advogados e a empresa terceirizada e extinguiu o processo, condenando-os solidariamente a multa de 1% sobre o valor da causa, em favor das empresas de telefonia. O Tribunal ainda expediu ofício à Ordem dos Advogados do Brasil e ao Ministério Publico do Trabalho para as providências que entenderem cabíveis.

No...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT