Ventilação industrial

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro mecânico
Páginas278-287

Page 278

A ventilação constitui medida bastante aplicada no controle dos riscos ocupacionais e conforto nos ambientes de trabalho. Quando executada e projetada adequadamente, torna-se uma das medidas mais eficientes na eliminação dos riscos precitados.

I - Classificação dos sistemas de ventilação
1.1. Ventilação geral

A ventilação geral pode ser utilizada na manutenção do conforto ou na proteção da saúde, podendo ser implantada pelos seguintes métodos: mecânico e natural.

1.2. Ventilação local exaustora

A ventilação local exaustora tem como objetivo principal a saúde do trabalhador, uma vez que capta os poluentes (poeira, gases, fumos etc.) na fonte. De forma indireta, a ventilação local exaustora também influi no conforto térmico, por exemplo, retirando do ambiente uma parcela de calor gerado pela fonte quente que eventualmente exista. Ademais, esse tipo de ventilação também contribui para o controle da poluição ao meio ambiente, quando os poluentes são tratados adequadamente.

II - Ventilação geral

Os locais de trabalho deverão ter ventilação natural compatível com o serviço realizado, sendo a ventilação artificial obrigatória sempre que a natural não preencher as condições de conforto (art. 176 da CLT). Portanto, a ventilação natural é sempre recomendável, todavia, em várias situações, especialmente na proteção à saúde do trabalhador, muitas vezes, ela é insuficiente.

Page 279

2.1. Ventilação natural

É o deslocamento controlado ou intencional de ar por meio de aberturas no edifício, tais como janelas, portas, entre outros.

O fluxo de ar que entra e sai de um edifício depende da diferença de pressão interna e externa. Essa diferença de pressões pode ser causada pelo vento ou pela diferença de densidade do ar fora e dentro do edifício. Esse efeito de diferença de densidade é chamado chaminé, ou seja, quando a temperatura dentro de um edifício é menor que a exterior, o fluxo de ar entra nas partes inferiores e sai nas partes superiores, conforme mostra a figura abaixo.

A ventilação natural pode ser obtida através de janelas, portas e clara-boias; nas aberturas no telhado, todavia, é necessária a proteção contra a entrada de chuva.

2.2. Ventilação mecânica ou forçada

Esse tipo de ventilação é obtido por meio de ventiladores que insuflam ou circulam o ar no ambiente, quando a ventilação natural não é suficiente para alcançar a eficiência desejada. Pode ser por insuflação de ar no ambiente, exaustão ou ambos.

A ventilação natural, forçada ou a combinação das duas são usadas nas seguintes situações: conforto térmico nos locais de trabalho ou proteção contra exposição a riscos ocupacionais prejudiciais à saúde do trabalhador.

Page 280

a) Ventilação para conforto térmico

A ventilação para conforto visa a reduzir a temperatura do ar de forma a adequá-la às normas pertinentes (Índice temperatura efetiva 20°C a 23°C - NR-17). Pode ser feita por meio de ventilação natural, forçada ou combinando-se as duas.

O sistema de ar-condicionado é bastante utilizado para fins de conforto, especialmente em escritórios, podendo ser utilizado o aparelho individual (janela) ou sistema central de ar. Em ambos os casos é importante dimensionar adequadamente a carga térmica do local e a manutenção, especialmente a qualidade do ar, conforme determina a Portaria n. 3.523 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regulamentada pela Resolução n. 176 de 24.10.00. É importante ressaltar, no entanto, que a ventilação natural é sempre prioritária, devendo a ventilação artificial ser usada quando não for possível a utilização de ventilação natural ou esta for insuficiente.

b) Ventilação geral para proteção da saúde (ventilação diluidora)

A ventilação geral diluidora consiste na insuflação e exaustão de ar em um ambiente de trabalho, de forma a promover a redução de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT