Visibilidade e política na peça o evangelho segundo jesus, a rainha do céu

AutorMuriel Emídio Pessoa do Amaral, Renata Aparecida Frigeri, Karol Natasha Lourenço Castanheira
CargoDoutor em Comunicação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil/Doutora em Comunicação, Universidade Unopar Pitágoras, Brasil/Doutora em Comunicação, Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil
Páginas35-52
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GÊNERO | Niterói | v. 22 | n. 1 | p. 35-35 | 2. sem 2021
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VISIBILIDADE E POLÍTICA NA PEÇA O EVANGELHO SEGUNDO
JESUS, A RAINHA DO CÉU
Muriel Emídio Pessoa do Amaral1
Renata Aparecida Frigeri2
Karol Natasha Lourenço Castanheira3
Resumo: Este artigo investiga os conceitos de “político” e “visibilidade”
propostos por Hannah Arendt pelas práticas sociais que se colocam como
expressão de luta de corpos que operam às margens da estrutura de poder.
Como objeto de análise, recorre-se à peça teatral O Evangelho segundo Jesus,
a Rainha do Céu, que discute o retorno de Jesus no corpo de uma mulher
transexual. A composição do elenco e o enredo da peça levaram a embates
que se reverberaram não somente entre grupos religiosos, mas também
em posições jurídicas, que insistem ainda na manutenção de uma norma de
gênero. O pensamento de Arendt oferece base teórica e metodológica de
reconhecimento e participação social que discutem e compreendem a política
como movimentos arquitetados para o bem comum e ações que deveriam ser
empreendidas para valorizar a coletividade.
Palavras-chave: Peça teatral; Visibilidade; Político; Gênero.
Abstract: This article investigates the concepts of politics and visibility for the
social practices used as an expression of the struggle of bodies that operate
on the margins of the power structure, as proposed by Hannah Arendt. To this
end, this study analyzes the play Evangelho segundo Jesus, a Rainha do Céu,
which discusses the return of Jesus in the body of a transsexual woman.
Both the cast and the plot led to clashes that reverberated not only among
religious groups, but also in legal positions that insist on maintaining gender
norms. Arendt’s thought provides a theoretical and methodological basis for
recognition and social participation that discusses and understands politics
as movements designed for the common good and actions that should be
undertaken to value the community.
Keywords: Theater play; Visibility; Political; Genre.
1 Doutor em Comunicação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil. E-mail: murielamaral@yahoo.com.br.
Orcid: 0000-0003-3069-6697
2 Doutora em Comunicação, Universidade Unopar Pitágoras, Brasil. E-mail: renatafrigeri@gmail.com.
Orcid: 0000-002-5580-225X
3 Doutora em Comunicação, Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil. E-mail: karol.castanheira@uemg.br.
Orcid: 0000-0002-0337-6084
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Não Comercial 4.0 Internacional.
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Introdução
A intenção desse artigo é utilizar os conceitos de política e visibilidade
desenvolvidos por Hannah Arendt (1983, 2001a, 2001b, 2001c, 2015),
em diálogo com outros autores, tendo como objeto de pesquisa a peça de
teatro O Evangelho segundo Jesus, a Rainha do Céu, dirigido pela argentina
Natalia Mallo, para o reconhecimento da sexualidade como ação política.
Trazer as contribuições de Arendt sobre os estudos de gênero pode ser um
novo caminho epistemológico que se trilha na intenção de enriquecer os
diálogos transversais com outras áreas do conhecimento.
A peça é inspirada no texto da escritora inglesa transexual Jo Cliord.
A estreia nacional do espetáculo foi realizada em Londrina-PR, em agosto de
2016, onde aconteceram manifestações contrárias à apresentação por parte
de entidades religiosas e parcelas conservadoras da sociedade; tais grupos
organizaram protestos em redes sociais e no dia da estreia. Além da apresen-
tação na cidade paranaense, a peça foi censurada em outros locais, como foi
o caso da apresentação em Jundiaí-SP, onde foi proibida judicialmente em
2017. No mesmo ano, em Porto Alegre-RS, também houve a tentativa de
veto, mas a ação não foi acatada judicialmente. Em 2018, o espetáculo nova-
mente foi alvo de censura e, devido a pressões por parte de grupos religiosos,
foi retirada da programação do 28º Festival de Inverno de Garanhuns-PE.
O enredo de O Evangelho segundo Jesus, a Rainha do Céu apresenta passa-
gens bíblicas conhecidas, como a tentativa de apedrejamento à mulher adul-
tera, em que Cristo afirma que quem não tiver nenhum pecado deve atirar a
primeira pedra; e a Santa Ceia que Jesus com seus apóstolos que celebram
sua última refeição em vida – na encenação dessa passagem são distribuídos
à plateia pedaços de pão e copos de vinho em menção à cerimônia.
A partir do conceito de político e de visibilidade de Hannah Arendt
(1983, 2018), investiga-se em que medida a peça em questão se posiciona
a fim de reivindicar para si e para os outros a possibilidade de reconheci-
mento e participação social dos grupos diversos – condição fundamental
do desenvolvimento da polis – e as ações que visam à marmorização do
estereótipo como forma de representação e sentido aniquilam o reconhe-
cimento político e fomentam movimentações de violência. Mesmo Arendt
não abordando a relação com política e sexualidade, Butler (2017) com-
plementa a ideia de Arendt sobre visibilidade e política pela expressão dos
corpos, ou seja, os corpos podem ser vistos e reconhecidos socialmente
pelo viés do gênero, identidade ou gênero.

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