Visualização de dados do exame nacional brasileiro do ensino médio: VisDadosEnem

AutorRobson Rodrigues Lemos, Alexandre Leopoldo Golçalves, César Cardoso Santos, Maykon Carlos Freitas
Páginas127-139
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
124
v. 23, n. 53, 2018.
p. 124-136
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 53,
p.124-136, set./dez., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n53p124
Data Visualization of the Brazilian National High
School Exam: VisDadosEnem
Visualização de Dados do Exame Nacional Brasileiro do Ensino
Médio: VisDadosEnem
Robson Rodrigues LEMOS (robson.lemos@ufsc.br)*
Alexandre Leopoldo GONÇALVES (a.l.goncalves@ufsc.br)**
César Henrique Cardoso dos SANTOS (cesar.006.18@gmail.com)***
Maykon Carlos de FREITAS (maykon_jw@hotmail.com)***
* Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Programa de Pós-graduação em Tecnologias
da Informação e Comunicação - PPGTIC.
** Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Programa de Pós-graduação em
Tecnologias da Informação e Comunicação PPGTIC e do Programa de Pós-graduação em Engenharia
e Gestão do Conhecimento - PPGEGC.
*** Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Resumo
Hoje em dia, a partir da quantidade de dados disponíveis surgem situações em que a visualização da
informação torna-se fundamental para o entendimento e interpretação dos dados. Dentro deste
contexto, este estudo tem como objetivo relacionar e explorar, através de técnicas de visualização,
dados abertos educacionais em um contexto multidisciplinar. Para tal, foi desenvolvida uma aplicação
web para visualização de dados do exame nacional Brasileiro do ensino médio (ENEM). Neste estudo
foram utilizados os microdados do ENEM, a partir do portal Brasileiro de dados abertos. Como
resultado das análises comparativas realizadas sobre os dados, por estados, regiões e tipos de escolas,
foram observados quais estados obtiveram as maiores e menores médias do ENEM em relação às
médias nacionais. Por exemplo, no estado de Santa Catarina os alunos oriundos de escolas particulares
obtiveram 12.70% acima da média nacional para este tipo de escola e a menor média de idade dos
alunos inscritos correspondendo a 21,6 anos de idade. A aplicação web de visualização possibilitou
uma análise comparativa sobre o conjunto de dados do ENEM e a explora ção de possibilidades de
visualização que seriam dificilmente possíveis de realizar por meio de representações tradicionais.
Palavras-chave: Visualização da Informação, Ciência dos Dados, Dados Abertos, Educação.
Abstract
Nowadays, based on the amount of available data, there are situati ons in which the information
visualization becomes fundamental for the understanding and interpretation of the data. In this
context, the study aims to relate and explore, through visualization techniques, open educational data
in a multidisciplinary context. For that, a web application was developed for data visualization of the
Brazilian national high school exam (ENEM). In this study, the ENEM microd ata was obtained from the
Brazilian open data portal. As a result of the comparative analyzes performed on the data, by states,
regions and types of schools, it was observed which states obtained the highest and lowest averages of
ENEM in relation to national averages. For example, in the state of Santa Catarina, students from
private schools obtained 12.70% above the national average for that type of school and the lowest
average age of enrolled students corresponding to 21.6 years old. The visualization web application
made possible a comparative analysis on the large dataset and the exploration of visual representations
that would be difficult to perform through traditional approaches.
Keywords: Information Visualization, Data Science, Open Data, Education.
ARTIGO
Recebido em:
11/12/2017
Aceito em:
08/05/2018

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT