Vitória antes da copa para o brasil

FERNANDO CALAZANS

Neymar conquistou sua primeira vitória antes mesmo de começar a Copa do Mundo. Foi no amistoso com a Áustria (3 a 0 para o Brasil), em que, além de jogar bem, fez um gol típico de Neymar, numa mistura de jogo coletivo, individual e de magnífica finalização. Mas sua vitória não estava só no placar. Era mais individual do que isso. Ela estava no fato de que era sua primeira partida escalado desde o início, depois de passar três meses em recuperação de uma contusão e uma cirurgia. Três meses em que esteve parado, inativo, às vésperas de sua competição mais importante depois de quatro anos. E Neymar se saiu muito bem, para a tranquilidade dos brasileiros.

Aliás, “tranquilidade” talvez seja um termo exagerado. Porque Neymar apanhou dos austríacos, como tinha apanhado dos colombianos na Copa de 2014, ficando fora dos jogos finais, aí incluídos os 7 a 1. (Pelo menos escapou dessa). O temor que ameaça a nossa tranquilidade é se Neymar continuará sendo caçado no campo durante a Copa, como foi num mero amistoso de treinamento. E, agora, como será?

Houve uma época, mais notada no século passado, em que a importância e o fascínio da Copa do Mundo contribuíam para um comportamento mais civilizado de jogadores de todos os países. Era uma espécie de respeito à relevância e à cerimônia da competição. É claro que podia haver jogadas de violência (e houve), mas eram casos muito mais de rivalidade ou desentendimento individuais, casuais, não eram uma forma de conter o time rival. Nem eram, como passaram a acontecer neste século, em quaisquer competições, as chamadas “faltas táticas”, propositais, predeterminadas, para parar o craque e o ataque do outro time.

Craque do outro time, como pode ser o Neymar, que, como nós sabemos, não lida muito bem com essa face, digamos, provocativa do futebol. Então acontece uma controvérsia praticamente insolúvel em torno do nosso Neymar. De um lado, ele pode apresentar um comportamento um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT