Whirlpool registra em 2022 primeira queda em vendas desde 2018 e lucro cai 57% em 2022

Maior indústria de eletrodomésticos no país, a Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, teve em 2022 a sua primeira queda em vendas desde 2018, quando a empresa passou a operar na sua atual estrutura, sem incluir a Embraco.A fabricante de compressores Embraco foi vendida em 2018 para o grupo japonês Nidec, e a partir de então, a companhia passou a ter outro patamar de vendas, basicamente incluindo suas operações de consumo.No ano passado, a receita líquida de vendas consolidada totalizou R$ 10,8 bilhões, recuo de 5,1% em relação ao ano anterior.O lucro líquido alcançou R$ 418 milhões, queda de 57,5% em comparação com os R$ 982 milhões em 2021.Desde que se desfez da Embraco, é o segundo ano em que a Whirlpool tem recuo em seu lucro — a queda anterior ocorreu em 2020, quando a cifra diminuiu cerca de 3%, de R$ 734 milhões em 2019 para R$ 713 milhões em 2020.No material de resultados, a companhia informa que a retração "está substancialmente atrelada aos principais eventos econômicos de 2022, que se mostrou um ano bastante desafiador"."Entre os principais, podemos destacar as incertezas políticas do mercado externo e interno que ainda refletem nas atividades econômicas, a alta da inflação, as variações do dólar e os impactos nos investimentos estrangeiros decorrentes da hiperinflação da Argentina", aponta a empresa.A redução de cerca de 5% na receita líquida do grupo foi um desempenho abaixo do registrado pelo mercado em 2022, o que indica que as marcas do grupo podem ter perdido participação de mercado no país.No Brasil, o mercado de "linha branca" (refrigeradores, lavadoras) cresceu em termos de vendas no varejo, cerca de 2,5% em relação ao mesmo período de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (em...

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