5G: Expansão das redes sem cuidado técnico pode ser bomba relógio, diz presidente da Feninfra

O país vive hoje uma onda de expansão de rede telecomunicações, principalmente de fibra óptica — e nem todas são fiscalizadas. Na prática, a ausência de fiscalização nesse campo pode conduzir à precarização de serviços de prestação de dados, como “apagões” no acesso, além de perigos de problemas de segurança. O alerta partiu da presidente da Federação Nacional de Call Center, Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática (Feninfra), Vivien Suruagy.

Para a especialista o atual cenário compreende que, em média, metade das redes do Brasil são instaladas sem verificação técnica adequada. Essa expansão sem controle e sem acompanhamento das redes pode representar risco de operação, uma “bomba relógio” para 5G, cujo uso de frequências para essa tecnologia já tem leilão marcado para ocorrer neste ano no Brasil.

Em palestra virtual realizada no Painel TeleBrasil 2021, promovido nesta terça-feira pela Conexis Brasil Digital, sindicato patronal que reúne as operadoras de telecomunicações, e a Telebrasil, Associação Brasileira de Telecomunicações, a executiva comentou que metade das redes do Brasil, até o momento, foi instalada sem garantias de qualidade técnica e de manutenção eficazes.

Leia mais: Oferta para 5G deve ser feita até 27 de outubro

De acordo com cálculos da executiva, as quatro grandes operadoras hoje no Brasil comandam rede de fibra óptica de cerca de 1 milhão de quilômetros. Outros 1 milhão de quilômetros seriam comandados por uma diversidade de empresas, com parcela expressiva que, segundo apuração da técnica, nem sempre fiscalizadas pelos órgãos reguladores; e que não repassam de forma contínua informações sobre equipamentos.

A especialista comentou que, atualmente, a quantidade de outorgas para empresas desse tipo, de infraestrutura em telecomunicação, chega a mais de 13 mil. Mas a quantidade de empresas que realmente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT