Bolsonaro culpa “ganância” de governadores pelos preços dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o "grande problema" sobre o preço dos combustíveis é a "ganância" de governadores na cobrança de ICMS. O preço da gasolina está "barato" nas refinarias, segundo Bolsonaro, mas chega às bombas com excesso de tributos e de custos para transporte. Em entrevista à rádio Fonte FM, de Goiás, ele também afirmou que a "obsessão" do presidente americano, Joe Biden, com o meio ambiente "atrapalha" o Brasil.

Além de criticar os gestores estaduais pela tributação dos combustíveis, Bolsonaro voltou a culpá-los pela alta no preço do gás de cozinha.

"O preço [dos combustíveis] não está alto, está alto na bomba. Nas refinarias, o preço médio da gasolina está em torno de R$ 2. O que pesa muito no preço final da gasolina em todo o Brasil é o valor cobrado de ICMS, os governadores não cobram em cima do preço da refinaria, em média 30%, cobram em cima do preço final. Há uma bitributação. Então, o grande problema dos combustíveis é a ganância de muitos governadores de cobrar ICMS em cima do preço médio final", afirmou. "É um crime o que acontece, um assalto explícito em cima do consumidor".

Questionado sobre a relação de seu governo com os EUA, o presidente afirmou que mantém portas abertas e faz questão de ter boa relação com os americanos. Criticou, porém, a preocupação de Biden com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT