“Na direção errada”, “mundo está à beira de abismo”, diz secretário-geral da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, usou seu discurso na abertura da 76ª Assembleia Geral para alertar que o mundo está à beira de um abismo e precisa de ações urgentes para combater diversos problemas críticos, como as mudanças climáticas e a desigualdade na vacinação global contra a covid-19.

Em um discurso contundente, Guterres afirmou o mundo está “caminhando na direção errada” e que as metas assumidas pelos países para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (CoP26) são insuficientes para enfrentar o aquecimento global.

“Precisamos de mais ambição de todos os países em três áreas: mitigação, financiamento e adaptação”, disse ele, referindo-se, por exemplo, às metas de redução de emissões de gases-estufa necessárias para que o mundo limite o aquecimento global em 1,5°C e à promessa de US$ 100 bilhões em ajuda para os países em desenvolvimento.

Guterres também fez um alerta sobre as crescentes tensões entre Estados Unidos e China, afirmando que não será possível responder aos desafios econômicos e de desenvolvimento globais se as duas maiores economias do mundo estiverem envolvidas em um conflito.

“Temo que nosso mundo esteja caminhando em direção a dois conjuntos diferentes de regras econômicas, comerciais, financeiras e tecnológicas”, afirmou. “Essa é uma receita para problemas e seria muito menos previsível do que a Guerra Fria.”

O secretário-geral afirmou aos líderes globais presentes no plenário da sede das Nações Unidas que está é a hora de agir. Para ele, é preciso investir em diálogo e na construção de confiança para que o mundo possa avançar na resolução dos problemas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT