Fiocruz vê 'fortes indícios' de fim da pandemia até primeiros meses de 2022, diz boletim

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta sexta-feira ser possível observar sinais de arrefecimento da pandemia de covid-19, com os mais recentes dados sanitários sobre evolução da doença no país. Para os pesquisadores, o avanço da vacinação foi fundamental para melhora do quadro da doença no Brasil, e observaram ser importante iniciativas como "passaporte de vacinação", ou seja, obrigatoriedade de comprovação de imunização contra covid-19 para entrada em determinados ambientes.

No entendimento dos especialistas "há fortes indícios" para se acreditar no fim da pandemia até os primeiros meses de 2022, dizem pesquisadores no Boletim.

As avaliações constam de Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado hoje, documento veiculado semanalmente por pesquisadores da fundação, no qual avaliam evolução da covid-19 no país.

No boletim, os pesquisadores pontuaram que, no cenário atual da doença no Brasil, números apontam para quadro de estabilidade nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e covid-19 no país, "com indícios de arrefecimento da pandemia". A fundação acompanha sistematicamente a evolução de SRAG, considerada em sua maioria de casos subnotificação de covid-19.

Os técnicos entendem que os dados até momento indicam que a "'a luz no fim no túnel' vai se tornando mais próxima e, com a expansão da vacinação, há fortes motivos para se acreditar no fim da pandemia até os primeiros meses de 2022".

Mas os pesquisadores alertam que o momento atual exige cautela para se evitar "reveses indesejáveis" nas palavras dos técnicos. O fim da pandemia, explicam os pesquisadores, não representará “o fim da ‘convivência’ com a covid-19”, que deverá se manter como doença endêmica e passível de surtos mais localizados, segundo os técnicos. "Neste sentido, medidas como o uso de máscaras, distanciamento físico e higiene constante das mãos continuarão sendo importantes, ainda por algum tempo, em ambientes fechados ou naqueles abertos com aglomeração", explicaram os técnicos.

Tendo em vista esse quadro, influenciado positivamente pela vacinação, os técnicos citaram que o "passaporte" pode ser usado como estímulo maior para imunização contra a doença. "O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira, aponta o passaporte de vacinas como uma importante estratégia para estimular e ampliar a vacinação no Brasil" salientaram os técnicos da Fiocruz, em comunicado sobre o boletim.

Para os especialistas da fundação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT