“Brasil vai se engajar na agenda de mudanças climáticas”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou neste sábado, em Roma, o esforço brasileiro para ser membro pleno da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organismo internacional de assessoria financeira independente.

Em entrevista à TV Brasil, Guedes disse que o país está cumprindo os requisitos para a entrar na OCDE e “vai se engajar na agenda de mudanças climáticas, tendo também esse olhar especial que nos permita receber por pagamentos de serviços ambientais”. “Se o Brasil preservou a natureza, ele tem que receber pela preservação dos serviços ambientais”, afirmou.

“O Brasil quer ter acesso à OCDE, queremos ser membro do clube. Somos uma das maiores economias do mundo. Eles pedem nossa colaboração para fazer um acordo de tributação global, nós fizemos; pedem nossa colaboração para entrarmos no programa de mudanças climáticas”, disse ele.

“Nós, por outro lado, queremos ter acesso ao clube para discutir os problemas mais importantes da economia mundial”, afirmou.

Segundo o ministro, que participa em Roma das reuniões da cúpula do G20, o secretário-geral da organização, Mathias Cormann, é um amigo do Brasil e está formulando uma estrutura para a OCDE cujo um dos pilares é um olhar dos países avançados baseado em fluxo anual de poluição.

“O Brasil emite, por ano, 1,7% de carbono na atmosfera. A China [que não faz parte da OCDE] expele 30%. Os Estados Unidos, 15%. A União Europeia, 14%. Tenho certeza que o secretário Mathias Cormann é um amigo do Brasil e vai analisar nosso pleito com a devida atenção e sensibilizar os outros membros”, disse.

A decisão para a entrada do Brasil na OCDE, no entanto, depende da aprovação dos outros 38 sócios. Para integrar o grupo, o Brasil cumpre desde 2017 diversas normas – chamadas de instrumentos de aderência – em relação a comércio.

“Dos 247 requisitos para entrar na OCDE, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT