S&P reafirma rating ‘BB-/B’ para o Brasil, com perspectiva estável

A agência de classificação de risco global S&P reafirmou nesta terça-feira (30) sua avaliação de crédito soberano do Brasil em moeda local e estrangeira de longo e curto prazo em “BB-/B”, mantendo perspectiva estável. O cenário-base da instituição assume que o governo brasileiro irá estabilizar gradualmente o crescimento recente de sua dívida, apesar do crescimento econômico moderado nos próximos dois anos.

Segundo a S&P, a economia do Brasil se recuperou mais rápido do que o esperado, mas suas perspectivas de crescimento ainda são moderadas. Assim, pressões sobre os gastos e uma alta nas taxas de juros provavelmente resultarão em uma consolidação fiscal lenta, com a dívida líquida do governo tendendo para 75% do PIB até 2024.

Leia mais: OCDE reduz projeção de alta do PIB no Brasil em 2022 de 2,3% para 1,4%

Deste modo, a nota de crédito atual do Brasil, segundo a agência de rating, reflete o fraco desempenho fiscal, que resulta em uma elevada dívida geral do governo e encargos com juros. “Ela também reflete o fraco crescimento do PIB ao longo de muitos anos, pior do que seus pares com classificações semelhantes”, diz a S&P.

A instituição também traçou um cenário negativo e outro positivo para a trajetória dos ratings soberanos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT