'Economia está aprendendo a conviver com novas variantes', diz presidente do BCE sobre impactos da covid-19

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nessa quinta-feira (16) que "é muito improvável" que a autoridade monetária eleve a sua taxa de juros de referência em 2022, mas manteve a porta aberta à possibilidade, caso os dados justifiquem. Em entrevista coletiva pós-decisão de política monetária, ela afirmou ainda que os riscos às perspectivas do BCE permanecem amplamente equilibrados, mas novas variantes do coronavírus podem prejudicar a recuperação econômica. Ela ponderou, contudo, que "a economia está aprendendo a conviver com novas variantes".

Lagarde observou que "não podemos presumir que o que acontece no Federal Reserve [o BC americano] acontecerá no BCE", mas que as decisões dependerão dos dados econômicos. "Dados os elevados níveis de incerteza, manteremos a política monetária flexível", justificou.

O BCE confirmou que o Programa de Compras de Emergência Pandêmica (PEPP, na sigla em inglês) será descontinuado em março de 2022, como anunciado anteriormente, com o ritmo de compras mensais perdendo força no primeiro semestre do ano que vem. O BCE anunciou, porém, que elevará o volume de compras do Programa de Compras de Ativos (APP) a partir de abril de 2022.

Questionada sobre os motivos por trás...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT